Sistemas Operacionais

16/05/2014 11h03 - Atualizado em 14/10/2015 17h13

Como atualizar o driver de vídeo e melhorar desempenho de jogos e filmes

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Instalar e atualizar drivers oficiais são tarefas importantes, pois permite que o sistema extraia o máximo do hardware e melhore o seu desempenho. Essa regra é válida principalmente no caso da placa de vídeo, por ser bastante solicitada em jogos, filmes e outros programas pesados que rodam gráficos complexos. Aprenda a instalar a última versão do driver da Nvidia, AMD e Intel.

Veja como saber qual é a placa de vídeo do notebook

Atualmente, a maioria dos drivers já está integrada aos Windows 7, 8 e 10, e raramente é necessário instalar algo para ter o computador totalmente funcional após uma formatação. Entretanto, nem sempre os drivers disponibilizados pelo Windows Update são as versões mais recentes.

Homem vendo o computador funcionar (Foto: Pond5)Atualize os drivers de vídeo do seu PC e melhore o desempenho de jogos e filmes (Foto: Pond5)



Nvidia

Passo 1. Caso não possua o driver oficial da Nvidia instalado, acesse a página de download para baixar o software. Preencha todos os campos de acordo com o modelo da sua placa de vídeo e sistema operacional e clique em “Procurar”;

Informe a série e modelo da placa de vídeo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Informe a série e modelo da placa de vídeo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na próxima etapa, clique em “Baixar” e aceite os termos do contrato para iniciar o download;

Salve o driver em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Salve o driver em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Quando o download terminar, execute o arquivo baixado e siga os passos para instalar o driver de vídeo. Será necessário reiniciar o computador para concluir a instalação;

Assistente de instalação de driver da Nvidia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Assistente de instalação de driver da Nvidia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Da próxima vez, para atualizar o driver, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da Nvidia que fica ao lado do relógio e clicar em “Procurar atualizações”.

Verificando por atualizações de driver da Nvidia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Verificando por atualizações de driver da Nvidia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

AMD Radeon

Passo 1. Acesse a página de downloads da AMD e preencha os dados da sua placa de vídeo. Feito isso, clique em “Display results”;

Baixando a última versão do driver da Radeon (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Baixando a última versão do driver da Radeon (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na próxima página, clique em “Download” e aguarde até que o driver seja salvo em seu computador;

Baixando a última versão do driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Baixando a última versão do driver (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Abra o arquivo baixado e siga as orientações do assistente de instalação. Será necessário reiniciar o computador para concluir;

Assistente de instalação do driver de vídeo da AMD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Assistente de instalação do driver de vídeo da AMD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Com o driver instalado, abra o “AMD Catalyst Control Center” para verificar por atualizações de driver. A opção está disponível em “Information”, “Software Update”, na coluna esquerda da janela.

Verificando atualizações de software da AMD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Verificando atualizações de software da AMD (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Se o seu computador possui uma placa de vídeo Intel, veja este tutorial exclusivo para placas de vídeo da marca. Para manter os drivers do seu computador sempre atualizados, lembre-se de verificar a existência de novas versões periodicamente – uma vez a cada um ou dois meses já é o suficiente.

Placa de vídeo/PC não reconhece monitor via HDMI?  Descubra como resolver no Fórum do TechTudo.

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Oliveira
    2014-05-17T15:27:49

    cadê o tutorial pra intel ? lol

  • Gustavo Poster
    2014-05-19T14:10:58

    A nomenclatura correta é "DRIVER de vídeo" com R no final. Drive é relacionado com Leitores e Gravadores de CD/DVD/BD, ou até Drive de Disquete

  • Bruno Nardini
    2014-05-29T16:59:12

    Como sempre, Techtudo falando besteira. Fiquem aí instalando driver sobre driver. Começa a bugar e depois não sabe o motivo. O correto é desinstalar o driver antigo (em modo de segurança), remover qualquer vestígio do driver, aí sim instalar o novo. Pode usar o DDU, que faz isso pra você.

  • Patrik Wendler
    2016-09-21T20:39:55

    Aff velho,sempre q instalo o driver pelo site da nvidia,ele fica dando "driver de video parou de responder" ou dando tela azul.

  • Jose Souza
    2014-10-05T00:46:10

    nem sempre vale atualizar os drivers, pelo que eu andei pesquisando, existe uma pratica nada legal das fabricantes de gpu, elas lançam drivers p/ modelos antigos de placas que as deixam ainda mais lentas, forçando vc comprar novas placas, se o jogo esta rodando liso, n mude o driver

  • José Gomes
    2014-06-20T17:44:00

    Será que esse cidadão não sabe que placas de vídeo vem com manual e cd de instalação?