Sistemas Operacionais

05/05/2014 17h35 - Atualizado em 05/05/2014 17h35

Como formatar um pen drive no Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Precisa formatar um pen drive com segurança e excluir todos os arquivos no Ubuntu (Linux)? Saiba que é possível fazer isso de modo que ninguém mais consiga recuperar os arquivos presentes no dispositivo externo. Veja como formatar um pen drive com o sistema operacional Ubuntu, na versão 14.04.

Guarde sua senha do Windows 8 em um pen drive e recupere o acesso ao PC

Formatando um pen drive de forma segura no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Formatando um pen drive de forma segura no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de começar a fazer a formatação, tenha certeza que não precisará mais dos arquivos que estão nele. A formatação será definitiva: depois do processo não terá mais como recuperá-los.

Passo 1. Clique no Dash e digite a palavra “discos” (sem as aspas). Quando aparecer o item “Discos”, dê um clique duplo nele;

Procurando e executando a ferramenta Discos do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando e executando a ferramenta "Discos" do Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela do utilitário “Discos”, clique no ícone do pen drive que será formatado;

Selecionando o pen drive no Discos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o pen drive no Discos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Clique no ícone das engrenagens que fica no lado direito da janela do programa. No menu que aparece, clique na opção “Formatar”;

Selecionando a opção Formatar... (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção "Formatar" no Ubuntu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na janela de formatação, informe as opções a serem usadas no processo. Para formatar de forma segura (apagando definitivamente o conteúdo), selecione a opção “Sobrescrever dados existentes com zeros (Lento)” no campo “Apagar”. Em “Tipo”, selecione “Compatível com todos os sistemas e dispositivos (FAT)”, para evitar problemas ao usar o pen drive em diferentes equipamentos. Coloque um nome para o pen drive no campo “Nome” e em seguida, clique no botão “Formatar”;

Escolhendo as opções de formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as opções de formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Será exibida uma tela de confirmação. Clique no botão “Formatar” para iniciar o processo;

Confirmando a formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Confirmando a formatação (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Aguarde o processo finalizar.

Formatando o pen drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Formatando o pen drive (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Seu pen drive está formatado e os antigos arquivos estão definitivamente apagados e você poderá usar o dispositivo em qualquer outro computador.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Opine no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Renan Leite
    2017-02-13T10:41:16

    Excelente, consegui formatar no Xubuntu

  • Nelson Luckmann
    2016-11-28T13:14:04

    ótimo tutorial...

  • Eron Almeida
    2015-11-17T21:48:38

    mto bom,consegui formatar no ubuntu 14.04 com facilidade! Otimo tutorial!!!

  • Bruno Raphael
    2015-10-18T21:42:23

    Eu uso o Elementary e ele não tem esse "Discos". Tem alguma dica pra mim?

  • Paulo Robertoi
    2014-05-06T10:21:30  

    Tentei Formartar um pendrive no ubuntu 14.04 e deu erro e não tem a opção compativel com todos os sistema fat, so tem opção compativel todos os sistemas e dispositivos mbr/Dos e : Error synchronizing after initial wipe: Timed out waiting for object (udisks-error-quark, 0)

    recentes

    populares

    • Paulo Robertoi
      2014-05-06T10:21:30  

      O meu deu o mesmo erro do Paulo