05/05/2014 14h46 - Atualizado em 05/05/2014 14h46

O que fazer quando o Mac não liga?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se o seu Mac não está ligando, vale a pena descobrir o que pode estar causando isso, antes de recorrer ao suporte da empresa. Para ajudar nessa tarefa, o TechTudo preparou algumas dicas que podem ser bastante úteis nessa situação. Acompanhe:

Guia para resolver os principais problemas do PC

Descubra o que fazer, caso seu Mac não queira ligar (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Descubra o que fazer, caso seu Mac não queira ligar (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Verifique o fornecimento de energia

Pode parecer óbvio – e realmente é – mas muitas vezes a causa de problemas na hora ligar um eletrônico é simplesmente, a eletricidade (ou a falta dela). Para eliminar essa possibilidade, verifique se a conexão do seu Mac com à tomada na parede está boa, olhando se o cabo e o adaptador de alimentação, estão firmemente conectados e ligados. Se quiser ter plena certeza, desconecte-os e conecte novamente, assegurando-se que estão bem conectados.

Verifique todos os cabos e se eles estão corretamente conectados (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Verifique todos os cabos e se eles estão corretamente conectados (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Caso seu equipamento esteja ligado a um filtro de linha ou estabilizador, tenha certeza de que este item esteja ligado na tomada e com o botão de ligar acionado. Se estiver passando por alguma proteção de raios, veja se ela está funcionando.

Outra situação comum é a tomada não estar fornecendo energia. Para checar isso, conecte nela um outro dispositivo elétrico, preferencialmente algum de pouco consumo. Depois desse teste, verifique se não tem nenhum cabo danificado em qualquer uma das partes que estão ligando o Mac à tomada.

Se a tomada estiver funcionando e seu Mac ainda não tem energia, mesmo não tendo encontrado nenhum fio danificado, tente outro cabo ou adaptador de alimentação. Caso isso funcione, será necessário fazer a substituição do cabo ou adaptador.

Verifique se alguma parte do hardware está danificada ou problemática

Depois de eliminar a possibilidade de ser um problema no fornecimento de energia,  é hora de verificar o próprio Mac. Para fazer descobrir se o problema está em alguma parte do hardware, desconecte tudo o que estive ligado ao computador (menos o cabo de força, o mouse e teclado com fios e o monitor) e em seguida, tente ligar o Mac. Nesse caso, se ele ligar normalmente, isso ignifica que um dos acessórios era a causa do problema.

Procure por partes danificadas no Mac, por ser a causa (Foto: Reprodução/FreeRepublic)Procure por partes danificadas no Mac, por ser a causa (Foto: Reprodução/FreeRepublic)


Caso o seu Mac seja do tipo que permite que o usuário instale memória, unidade de estado sólido ou disco rígido, e você instalou recentemente quaisquer um deles, certifique-se de que foram instalados corretamente e que são compatíveis com seu computador. Para fazer isso, consulte o manual impresso do seu Mac ou a versão online no site da Apple. Mas para ter certeza que o problema não é causado pela recente instalação, reinstale a memória ou o disco rígido original no computador para descobrir se depois disso, o comportamento persiste.

Também é importante ter certeza de que não há nenhuma parte do Mac que esteja aparentemente danificada ou com um comportamento anormal, como o botão “power” solto ou quebrado. Qualquer dano aparente pode ser a causa da dificuldade em ligar, pois pode indicar que existe um dano físico no equipamento ou em suas conexões e dispositivos internos.

Qual o melhor para programas de design: Windows ou Mac OS? Opine no Fórum do TechTudo.

É hora de usar a assistência técnica

Se mesmo com todos os teste e verificações feitas seu Mac continuar sem ligar, não tem jeito, será preciso entrar em contato com a assistência técnica da empresa e encaminhar o equipamento para o conserto. Os dados para contato podem ser encontrados no próprio site da Apple, na opção “Suporte”. Depois, é só aguardar e deixar por conta deles, além de torcer para a garantia cobrir o custo do conserto ou para ele não sair muito caro.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Roberto Dantas
    2014-05-05T16:25:15  

    não estou acreditando que fizeram uma reportagem para falar que se o mac book estiver sem bateria ele não irá ligar e se tiver algum defeito de hardware também não irá ligar. Acho que meu filho de 2 anos já sabe disso. Quando entrei na reportagem pensei que iriam falar sobre boot corrompido e como recuperar o MAC OS.

    recentes

    populares

    • Roberto Dantas
      2014-05-05T16:25:15  

      Por incrível que pareça essa informação tb consta no site da Apple...

    recentes

    populares

    • Roberto Dantas
      2014-05-05T16:25:15  

      Kkkkk mais não eo melhor

  • Aranael Churupica
    2014-05-05T19:50:12

    Hahaha!! Resumindo: "O que fazer quando o Mac não liga?" 1 = Ligue na tomada. 2 = Se não funcionar veja se não tem nada errado com alguma peça. 3 = Se ainda não funcionar tente a assistência técnica. Excelente matéria!!!

  • Fabin Kniphoff
    2014-05-05T17:38:43

    A burrice chegou aqui e parou né, serio que vcs estão ensinando conectar o mac na tomada ???

  • Juan Suarez
    2014-05-05T17:07:34

    se nada disso funcionar, troque por linux