Internet

02/05/2014 13h29 - Atualizado em 02/05/2014 17h38

Qual é o roteador Wi-Fi ideal para sua casa? Veja dicas e descubra

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Em uma casa diversos dispositivos podem se conectar à Internet simultaneamente, desde notebooks, smartphones, videogames, TVs e, em alguns casos, até geladeiras. O grande responsável pelo bom funcionamento da rede wireless é o roteador Wi-Fi. Além de fazer com que todos esses aparelhos possam "conversar" entre si, ele distribui o sinal de Internet sem precisar de fios.

Caneta 3D bate meta no Kickstarter e faz 3Doodler parecer ultrapassada

Há uma infinidade de modelos no mercado, com diferentes especificações e preços. Com a ajuda de especialistas, o TechTudo preparou algumas dicas para que você escolha o melhor roteador Wi-Fi para sua casa.

Roteador Airport Express, da Apple, pode ser usado em computadores com Windows  (Foto: Divulgação) (Foto: Roteador Airport Express, da Apple, pode ser usado em computadores com Windows  (Foto: Divulgação))AirPort da Apple é compatível com os dispositivos mais comuns do mercado (Foto: Reprodução/Apple)


Padrões

A primeira pergunta que se fazer ao pensar em montar uma rede sem fio, é que tipo de dispositivos vai se conectar a ela e a velocidade da Internet contratada pelo provedor.

Roteadores atuais são compatíveis com os padrões G, N e em alguns caso até com o AC, este mais recente com capacidade de transmitir dados até 1.300 Mbps. Modelos mais antigos utilizam os padrões A e B, com uma taxa de transferência menor.

Para saber qual roteador escolher é preciso saber quais são os padrões usados pelos dispositivos que vão se conectar a rede sem fio. Para saber qual o tipo de conexão do seu dispositivo, é preciso consultar o manual do fabricante.

Uma confusão comum de acontecer, na hora de comprar o roteador, é pensar que a velocidade, muitas vezes estampadas na caixa com destaque, é a banda de conexão com a Internet. Essa velocidade é a de transmissão de troca de arquivos dentro da própria rede. A conexão de Internet depende da velocidade contratada junto ao provedor.

Quantos equipamentos vão usar a rede sem fio?

Esta é uma demanda que a maior parte dos roteadores encontrado nas lojas consegue atender. A maioria dos roteadores wireless atuais suportam um número satisfatório de dispositivos conectados simultaneamente. A não ser que você dê uma festa e chame muitos convidados, este é um item com o qual não deve se preocupar.

e2500 (Foto: Reprodução/Linksys)E2500, da Linksys/Cisco, tem duas antenas internas e trabalha simultaneamente em 2,4 GHz e 5 GHz (Foto:Reprodução/Linksys)



Tamanho da casa

Outro item determinado pelos padrões de conexão A, B, G e N é o alcance do sinal propagado pelo roteador. A maioria dos aparelhos têm o limite de mais de 100 metros, porém paredes e outros obstáculos diminuem o alcance.

Se sua casa for muito grande ou possuir mais de um andar é aconselhável usar um repetidor de sinal Wi-Fi.

Outra questão é o melhor lugar para colocar o seu roteador. Para maximizar a eficiência, é aconselhável que instale o aparelho em um ponto alto onde esteja mais próximo a todos os cômodos da casa, como em um corredor que dá acesso à sala e aos quartos, por exemplo.

Quantidade de Antenas

Gadgets e smartphones mais novos, como o iPhone 5S e o Galaxy S5, vêm com uma tecnologia que amplia a capacidade de recepção dos sinal Wi-Fi. O MIMO, do inglês Multiple Input/Multiple Output, é o responsável por captar o sinal de múltiplas antenas de uma mesma rede para garantir uma transferência de dados mais "limpa".

Se você possui dispositivos com essa tecnologia, pode ser uma vantagem comprar um roteador sem fio com mais de um antena. Vale lembrar que todos os roteadores possuem pelo menos uma antena, mesmo nos quais elas não estejam à mostra.

Também com antenas externas, TP-Link TL-WR941ND é opção econômica e eficiente (Foto: Divulgação/TP-Link) (Foto: Também com antenas externas, TP-Link TL-WR941ND é opção econômica e eficiente (Foto: Divulgação/TP-Link))Também com antenas externas, TP-Link TL-WR941ND é opção econômica e eficiente (Foto: Divulgação/TP-Link)



Frequência

A grande maioria dos roteadores encontrados nas lojas trabalham com a frequência de 2,4 GHz. Isso pode ser um problema para as pessoas que moram em prédios que possuam muitas redes Wi-Fi. Em média, cada roteador pode trabalhar em 16 canais diferentes mas, se vários roteadores trabalharem no mesmo canal, poderá ocorrer interferência e o sinal da rede será prejudicado.

Para que isso não ocorra é recomendável escolher roteadores que trabalham em duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz. Apesar de serem um pouco mais caros eles evitam que o sinal perca eficiência e seja prejudicado por interferências de outros roteadores ou aparelhos domésticos, como o micro-ondas e telefones sem fio.

Como melhorar o sinal da rede Wi-Fi? Confira no Fórum do TechTudo.

Outra dica é rodar um software, como o Wireless Wizard, que faz uma varredura em todas as redes Wi-Fi disponíveis. Com ele é possível saber a frequência e qual canal cada rede detectada está trabalhando. Sabendo essas informações, basta configurar o roteador para trabalhar no canal que possui menos roteadores em funcionamento, para reduzir as interferências externas.

Segurança

Modelos de roteadores mais antigos possuem uma tecnologia de segurança defasada. O WEP, lançado junto com os primeiros padrões de redes sem fio, nos anos 90, está em desuso por ser mais vulnerável a uma invasão. Na hora de escolher o roteador Wi-Fi, dê preferência para aparelhos que sejam compatíveis com as encriptações WPA e WPA2.

*Colaboraram Marcelo Salhab, da Vialink; Alexandre Lessa, da Cisco.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • George Belchior
    2015-09-25T03:19:42  

    Tenho uma casa com 4 andares e 4 quartos, uso um roteador TP-Link TL-WR841N 300Mbps com 2 Antenas, que deixa muito a desejar, alguém poderia me indicar um roteador mais potente ou um repetidor compatível?

    recentes

    populares

    • George Belchior
      2015-09-25T03:19:42  

      compre o greatek 1000. ótimo roteador.

    recentes

    populares

    • George Belchior
      2015-09-25T03:19:42  

      Greatek 2500HD tem 1W de potência, enquanto que os demais, no geral, têm 0,1W

  • Ana Patrícia
    2015-01-06T20:47:43  

    O Roteador TP-Link TL-WR841N 300Mbps com 2 Antenas é bom?

    recentes

    populares

    • Ana Patrícia
      2015-01-06T20:47:43  

      Preciso comprar um roteador que transmita sinal para todos os quartos que ao todos são quatro e meu aparelho da internet fica em meu quarto alguem me indica um bom

    recentes

    populares

    • Ana Patrícia
      2015-01-06T20:47:43  

      Tenho hi-fi net instalado no quarto, Na sala uma tv smart Sonny que pega muito mal a internet. Qual roteador de 300m 'e compativel conm a net ?

  • Mariana
    2015-07-10T17:31:30  

    Galera eu preciso de uma ajuda. Uma dica de um roteador bom, que suporte uns 6 aparelhos conectados (4 celulares, 1 pc e 1 notebook), minha casa tem dois andares, e gostaria que ele pegasse na minha rua também, caso eu precise usar.vou colocar uma velocidade de 15MB A 30MB. Quem entender do assunto, peço que me ajude.

    recentes

    populares

    • Mariana
      2015-07-10T17:31:30  

      Gente eu comprei o TP-Link Wireless Dual Band AC750 ARCHER C20i e estou MUITO satisfeita, a velocidade da internet é de 15MB, funciona perfeitamente dentro de casa, e fora, pega sinal até três casas depois da minha.

    recentes

    populares

    • Mariana
      2015-07-10T17:31:30  

      nesse modelo é possível trocar a antena?

  • Patrícia Maria
    2015-12-11T23:13:59  

    Estou com um problema. Minha conexão é de 30mb p/s (no cabo), no entanto quando uso o roteador minha conexão passa a ser 10mb p/s. Uma velocidade agradável para celular, tablets, mas muito lento para um notebook. Utilizo o roteador DIR-610 (Wireless N 150). Alguém que possui mais conhecimento sobre o assunto pode me ajudar na escolha de um roteador que forneça maior velocidade para o meu notebook?

    recentes

    populares

    • Patrícia Maria
      2015-12-11T23:13:59  

      o problema pode ser na placa de rede sem fio do seu notebook, faça testes de velocidade a partir de diferentes distâncias entre o roteador e o notebook

    recentes

    populares

    • Patrícia Maria
      2015-12-11T23:13:59  

      Verifica se o seu roteador possui atualização no site do fabricante e faça a atualização. Se por ventura não possuir tente voltar a versão do firmware para uma versão mais antiga e depois volte para a atual. Foi assim que resolvi o meu problema.

  • Nerias Silva
    2016-01-15T11:23:53

    Bom dia! Caros, eu preciso de um roteador Wireless para uma residência que tenha o Controle de Acesso/Controle Parental. Eu preciso bloquear alguns sites para meus filhos. Alguém pode me indicar um. Obrigado!

  • Leidiane Gomes
    2015-10-01T20:35:35

    Alguém q entenda poderia me indicar um roteador q pegue um bom sinal a 50 metros de distancia?

  • Mariana
    2015-07-10T17:34:09

    O Roteador Wireless Ac Banda Dupla Gigabit Ac750 Archer C20i - Tp-Link É BOM?

  • Ilton Costa
    2015-07-05T09:39:05

    Minha casa é um pouco grande, estou usando a +/- um mês um roteador TP-link Archer 9 AC 2 bandas, com um repetidor de sinal também da TP-link o RE200 também 2 bandas, estou plenamente satisfeito, a internet chega em toda casa sem problemas.

  • Andreia Costa
    2014-09-28T19:39:12

    tenho um tp link tl-wr340gd e para ter o sinal praticamente tenho que deixar o aparelho na frente da antena, longe nem pensar esse tipo de roteador nao serve a distancia ou pode ser outro problema pq estou querendo comprar outro , desde ja agradeco

  • Guilherme C
    2015-02-23T12:11:14

    Depois que passei a utilizar AIRPORT EXTREME COMO ROTEADOR E VÁRIOS AIRPORT EXPRESS COMO REPETIDORES, meus problemas com wifi acabaram! É mais caro, mas vale cada centavo que custa. Nunca mais precisei de suporte, uma vez que são mais fáceis de configurar, não dão conflitos de IP ou qualquer outra encrenca do gênero!

  • Jakson
    2014-11-27T14:09:23

    Gostei muito da matéria! Vocês Sabem me dizer se o roteador Wireless 150Mbps 740N - TP-Link é bom?

  • Mauro Fernandes
    2014-10-31T23:02:49

    Linksys WRT1900AC Wireless AC Dual Band Router - O MELHOR DO MUNDO ATÉ O MOMENTO

  • Fábio Ribeiro
    2014-10-11T11:03:05  

    Ótima matéria! Contudo, gostaria de mais um esclarecimento. Foi mencionado que existem roteadores que atingem até 1.300Mbps. Eu li que: 54Mbps é apropriado (por exemplo) para acessar redes sociais, conferir conferir correio eletrônico; 300Mbps, por sua vez, é adequado para assistir videos online e jogar. Assim, gostaria de saber mais informações sobre a utilidade das faixas de velocidade, por exemplo: 1.300Mbps é apropriado para quais atividades ? Desde já agradeço por tua atenção.

    recentes

    populares

    • Fábio Ribeiro
      2014-10-11T11:03:05  

      Fábio, estes roteadores de 1300 Mbps em diante, são apropriado para transmitir videos em alta resolução (Full HD, 3D e 4K).

  • Carlos Schneider
    2014-05-02T15:15:03  

    Tenho um D-Link 2730b que fica ligado no Pc do meu quarto e joga sinal pra uma SmartTv da sala, o Ps3 que tb fica lá o q dá uma distância de 20 metros e dá em torno de 3 barrinhas ou entre 69% 73% de sinal. Nunca deu problemas, mesmo quando ficam mais dispositivos conectados simultaneamente, que eu acho que se deve pela velocidade da internet que são de 10mega. Ou seja n adianta colocar um roteador monstro com qualidade ruim de velocidade.

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2014-05-02T15:15:03  

      Sabe de nada inocente!

    recentes

    populares

    • Carlos Schneider
      2014-05-02T15:15:03  

      Thiago Brasil kkkkkkk poh cara deu azar então, coloca uma antena maior, o meu aqui sozinho dá conta do recado, provavelmente a culpa n é do roteador.

  • Diogo
    2014-05-02T16:30:51  

    Fui comprar um roteador numa loja mais conhecida da minha cidade. Cheguei lá perguntei para a vendedora se tinha. Ela pegou um com 1 antena outra com 2 antena. Pensei na hora testar o conhecimento da vendedora, perguntei qual a diferença dos dois. Ela me disse que 2 antenas e para casas com 2 andares. Chegurei minha boca para não rir na cara da vendedora. KKKK

    recentes

    populares

    • Diogo
      2014-05-02T16:30:51  

      Falar, diga-se oralmente, com determinadas variantes é até entendível. Agora, trazer isso para a modalidade escrita é o fim da picada. Não sei como você chegou onde diz estar escrevendo dessa forma.

    recentes

    populares

    • Diogo
      2014-05-02T16:30:51  

      Diogo primeiro vc veio pedir que a gente o achasse engracado, depois veio pedir que a gente tivesse pena....TADINHO!!!! pronto, te dei uma moral!!!

  • Glebson Silva
    2014-05-06T16:01:21  

    Pessoal, sou técnico em informática!! Se tratando de custo e benefício fiquem com o TP Links nova geração b,g e n. Obtendo maiores velocidades, alcance e compatibilidade.

    recentes

    populares

    • Glebson Silva
      2014-05-06T16:01:21  

      Olá Glebson, eu comprei o TP Link TDW 8968 top do puro, más ele só vivia lencando e até que parou, ou seja a internet caiu, coloquei o outro da oi e deixei o TP LInk, será que é mal configuração na hora de instalar ou será q ele estragou tão novo 90 dias de uso, ele tem dua antenas. O que que voce acha eu usar o modem e roteador ou é melhor um 3x1, pois tenho um roteador da AP router do puro tambem, acho ele ate melhor de sinal so que tem que usar o modem junto. Grato. Cicero.

  • Diego Gonçalves
    2014-05-02T20:02:46  

    Tenho um Dlink 610 na minha residência, e internet fica caindo o tempo todo, tendo q ficar reiniciando o roteador.

    recentes

    populares

    • Diego Gonçalves
      2014-05-02T20:02:46  

      Dlink é mt zuado ... mas tenta atualizar o firmware.. ou troca mesmo

  • Jorge Castro
    2014-05-02T20:05:13  

    Tenho um TP link com 3 antenas e o mesmo serve muito bem aos 3 andares da minha casa.

    recentes

    populares

    • Jorge Castro
      2014-05-02T20:05:13  

      Muito peculiar uma casa de 3 andares, sei não...

    recentes

    populares

    • Jorge Castro
      2014-05-02T20:05:13  

      3 andarilhos tu quer dizer da tua casa nao é ?

  • Reginaldo Silva
    2014-05-03T19:52:03

    Falem sobre o jogo q o Vasco ganho hoje

  • Htempel
    2014-05-03T18:43:01

    ASUS RT-AC68U um dos melhore!

  • Mauricio Gunji
    2014-05-03T11:38:22

    Tenho a internet da GVT (modem: DSL-2730R) e não consigo rotear com o roteador da TPLink TL-WR841ND, se alguem souber de uma solução me avise ! rs

  • Isaias Freitas
    2014-05-03T09:35:21

    Dos q ja vi os LinkSys e NetGear, sao muitos bons de sinal. pena nao encontrar ele faceis no mercado e com preço bom.

  • Roberto Silva
    2014-05-02T23:38:38  

    Faltou clarear a seguinte situação, tenho rede Fibra de 50 Megas,e o modelo TP-Link TL-WR941ND, na conexão a cabo eu consgio fácil os 50 megas de download, já no Wifi, não passo de 4 megas, é alguma configuração que tenho que fazer ou este modelo ná é viável para esta situação ?

    recentes

    populares

    • Roberto Silva
      2014-05-02T23:38:38  

      Outra coisa importante é saber a qualidade do equipamento que esta recebendo o sinal WiFi, por exemplo: Um adaptador USB WiFi tem uma capacidade de recepção (entenda como: a velocidade em que trabalha e tempo de resposta) do que uma placa WiFi instalada dentro do PC. Se estiver usando Gadgets, veja no site dos fabricantes qual a velocidade maxima que cada um trabalha pelo WiFi. Utilizo o mesmo aparelho e não tenho nenhuma reclamação... :D

    recentes

    populares

    • Roberto Silva
      2014-05-02T23:38:38  

      Tem q ver se o sinal ta chegando forte. mas sempre tera uma perda em relaçao ao cabo, mesmo q pouca vai ter.

  • Sidneybritogusmao
    2014-05-03T02:16:03

    boa

  • Paula Pedrosa
    2014-05-03T01:02:47

    Marca não quer dizer muita coisa. As vezes um roteador considerado top de linha, usa o mesmo chipset de um roteador considerado inferior. Outras vezes, pega-se um roteador com um custo benefício regular, instala-se um firmware alternativo e este roteador passa a ser excelente pois as opções de configuração são ampliadas. Do que adianta usar um roteador Apple mal posicionado no ambiente? Esqueçam marca e foquem nas especificações técnicas.