Internet

06/05/2014 06h20 - Atualizado em 06/05/2014 07h50

Vai reciclar ou jogar fora seu velho PC e celular? Limpe os seus dados

Carol Danelli
por
Da Redação

Vai se desfazer do seu computador ou smartphone? Antes de doar, vender ou mandar para reciclagem, lembre-se de fazer uma limpeza na máquina ou no gadget e retirar todos os seus arquivos, deixando-os livres para outros usuários. O TechTudo elaborou uma série de dicas que podem ajudar; confira abaixo.

Cinco dicas deixam o computador mais rápido em poucos minutos; teste

O seu pc antigo pode ser reaproveitado (Foto: pond5)O seu PC antigo pode ser reaproveitado, mas apague seus dados antes de vendê-lo ou doá-lo (Foto: Pond5)


A primeira coisa que deve ser feita é um backup. Uma dica é armazenar seus dados em mais de um dispositivo, como pen drive, HD externo, na nuvem ou até em CD/DVD. Para facilitar, é recomendado que o backup seja feito com frequência. Veja a lista de programas para fazer backup no PC e no celular.

Enviar todos os arquivos para a lixeira e esvazia-la não é o suficiente, pois os arquivos podem ser recuperados, deixando seus documentos importantes, fotos de família ou até mesmo arquivos com senhas, vulneráveis. Não se sabe nas mãos de quem o aparelho pode parar após uma venda.

Para recuperar os arquivos deletados da lixeira, o usuário pode baixar programas grátis, como, o WinMend Data Recovery, o iCare Undelete ou o Recuva. Este último é uma das melhores opções para recuperar arquivos no Windows. Para Mac há o Data Recovery Guru.

Apagando arquivos de forma permanente

Portanto, é importante destruir todos os arquivos da sua máquina. Há a possibilidade de comprar o software da Kaspersky, o PURE 3.0, no valor de R$127. Porém, aquele que não quiserem fazer todo esse investimento, pode fazer download do Hard Drive Eraser, software gratuito que apaga arquivos do disco rígido de forma permanente.

Volte para a configuração de fábrica no Windows e no Mac 

Outra opção para quem quer remover tudo do computador e repassar a máquina realmente zerada é a formatação. Leia tutoriais explicando como restaurar as configurações iniciais do Windows e do Mac.

Volte para a configuração de fábrica no Android e no iOS

Nos smartphones, retire o cartão SD e restaure as configurações do aparelho também para as iniciais de fábrica. Saiba como realizar a operação no Android e iPhone.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Deni Saez
    2015-05-17T12:56:06

    Trabalho com esse tipo de serviços. Recebo máquinas velhas, funcionando ou com defeitos e as recupero, entregando para uma entidade que as doa a crianças, idosos e pessoas carentes. O problema é que as pessoas preferem jogar no lixo a trazer para doação, com medo dos dados... Se esquecendo que é mais fácil alguém recolher no lixo e usar dados importantes... Eu formato com técnicas de apagamento total, coisa que garante a completa eliminação dos dados.