26/05/2014 06h18 - Atualizado em 26/05/2014 06h18

Vale a pena comprar um aparelho refurbished?

 Wallace Moté
por
Para o TechTudo

O termo refurbished é associado a aparelhos eletrônicos que eram peças de mostruário e retornaram ao fabricante, que foram consertados após não terem sido aprovados em um dos testes da linha de produção ou que estão fora de linha. Dispositivos assim são mais baratos, mas será que vale a pena adquiri-los? Confira os prós e contras e descubra o que deve ser avaliado na hora de comprar produtos do gênero.

O que significa o termo 'refurbished'?

Um dos sistemas operacionais compatíveis com o Transformer Book Duet é o Windows 8.1 (Foto: Monique Mansur/TechTudo)Aparelhos refurbished são mais baratos que os demais, mas têm as mesmas garantias (Foto: Monique Mansur/TechTudo)



Disponibilidade

Produtos refurbished não são muito comuns no Brasil, por esse motivo é mais fácil de encontrá-los em sites de importação ou lojas online que trabalham com venda de produtos usados, sendo melhor se informar bem sobre o local onde está comprando o produto. Pelo fato de virem do exterior, é importante prestar atenção se as taxas e riscos de importação compensam.

Preço

Um produto refurbished pode chegar a custar a metade do valor de um produto considerado novo, por isso o preço é o principal diferencial deste tipo de compra e deve ser levado em consideração. Outro fator a se considerar é que a maior parte das reclamações por parte de quem compra um produto refurbished é sobre o vendedor, que pode dizer e cobrar o produto como se fosse novo, omitindo o fato de o aparelho refurbished. Para evitar que isso aconteça, fique bem atento ao número de série do produto que estiver adquirindo, pois nele consta se o produto é refurbished ou não.

Garantia

Não adiantaria muito comprar um produto barato e ter que jogá-lo fora ao apresentar o primeiro defeito, certo? Por esse motivo existe uma lei que obriga as fabricantes a darem, no mínimo, 90 dias de garantia para todos os produtos comercializados por elas. E isso também vale para os refurbished. Por isso fique tranquilo que ao menos os 90 dias regulamentares você terá de garantia de uso do produto.

Caixa e Acessórios

ipod-refurbishedProdutos refurbished acompanham uma caixa mais simples do que os produtos novos (Foto: Reprodução/Apple-Natal)

Produtos refurbished vêm embalados como um produto novo, com todos os acessórios originais e manuais de uso. A única diferença fica por conta da caixa especial dada a esses produtos para diferenciá-los dos demais. Geralmente, é uma caixa simples, apenas com o nome da fabricante e o modelo do produto, sem todas aquelas especificações que se vê em caixas de produtos novos.

Qual maior improviso ou gambiarra que você já fez para consertar eletrônicos? Comente no Fórum do TechTudo.

Resumo

Vale a pena comprar um produto refurbished, afinal, é possível economizar um bom dinheiro e ter, basicamente, o mesmo produto que é vendido como novo, com os mesmo acessórios e a mesma garantia. Apenas preste atenção para encontrar um local confiável que venda este tipo de produto, pois ele não é muito comum no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luiz Fernando
    2014-05-26T08:10:28  

    Vale a pena, mas não para quem mora no Brasil, vi um notebook de R$2,000,00 da Asus aqui, o mesmo refurbished estava R$399,00 dólares no Ebay, O problema é o imposto de 60% para entrar no país.

    recentes

    populares

    • Luiz Fernando
      2014-05-26T08:10:28  

      Ai que burro, dá zero pra ele, kkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Fernando
      2014-05-26T08:10:28  

      Não seria correto dizer , que ladrão ao invés de burro...

  • Maicon Silva
    2014-05-26T16:23:23  

    Existe um local especifico no Brasil que posso conseguir esses Refurbished ?

    recentes

    populares

    • Maicon Silva
      2014-05-26T16:23:23  

      Balão da Informatica

    recentes

    populares

    • Maicon Silva
      2014-05-26T16:23:23  

      Pão de açucar, Extra!

  • Into Jr
    2014-05-26T17:06:21  

    uma informacao para o estagiario, refurbished eh tambem quando o produto foi devolvido pelo comprador, nao interessa a razao da devolucao. No meu pais posso devolver caso eu nao goste do produto, isso nao quer dizer que estava com defeito, favor procure saber das coisas antes de editar.

    recentes

    populares

    • Into Jr
      2014-05-26T17:06:21  

      Bela observação

  • Kayo Marques
    2014-05-27T09:45:24

    Eu sou um comprador fiel do da empresa Liquidae, a 1 ano e meio eu compro alguns produtos Refurbished e nunca deu problema. No inicio fiquei um pouco com receio, mas liguei na empresa e eles me deram um explicação de produtos refurbished, porque até antão nunca havia escutado sobre. Comprei um notebook Dell com 30% a 1 ano, estava em perfeita condição e até hoje nenhum problema. Vale apena comprar produtos Refurbished, é uma grande vantagem! Fiquem atentos aos anúncios.

  • Danilo
    2014-05-27T08:37:33

    Os Aparelhos "Refurbished" estão há muito tempo no nosso cotidiano mas poucas pessoas se dão conta.Diversas marcas famosas como : Apple,HP.Nextel,Motorola etc... te devolvem um aparelho recondicionado quando você envia o seu NOVO para a garantia e não tem conserto. Muita gente fica feliz quando o fabricante fala que vai "trocar" mal sabem que você entregou o seu aparelho com um defeito muitas vezes simples,e pode receber de volta um aparelho recondicionado que vai lá saber que defeito deu...

  • Jose N
    2014-05-27T08:12:00

    Comprei um notebook refurbished a dois anos, até hoje não tive nem um problema com ele. O vendedor me explicou na época o que era produtos assim, e comprei com bastante receio, mas o tempo provou que não existe nada de demais nele. Para ser franco eu achei por um lado até vantagem, pois no meu caso, o meu note foi testado na linha de montagem, descoberto um problema, saiu da linha de montagem e foi corrigido o problema e posteriormente testado novamente, embalado e colocado a venda. Só que com um diferencial, 40% a menos no valor. Com isso eu não teria receio de comprar um produto assim de nov

  • André Santos
    2014-05-27T07:35:32

    Caraca...... Cambada de gente chata !!!!! Não gostou da matéria ? Fecha o browser ou muda de página. Nem toda informação é passada do jeito que gostaríamos. Uns são mais técnicos e possuem um entendimento melhor. Outros não. O TechTudo as vezes precisa fazer matérias simples. Quer mais informação ? Contribua de uma maneira civilizada, como alguns poucos fizeram. Bom dia !

  • Hector Bonilla
    2014-05-27T05:50:21

    quem quer que seja esse filhinho de papai que sempre escreve pro tech tudo...meu, vc eh mto fraco, sempre falando obviedades, parece uma crianca escrevendo...me diz que dicas vc deu nessa reportagem que valham a pena pra qualquer pessoa?meu filho de 11 anos consegue dispor mais informacoes do que isso se alguem perguntar.

  • Jean Gomes
    2014-05-27T00:00:05

    Certa vez comprei um teclado e um mouse da microsoft (refurbished) no ebay, entre valor, envio e o cafezinho do governo eu gastei cerca de 180 reais. O mesmo conjunto custava por volta de 390 aqui no Brasil. Isso já faz uns 8 anos e até hoje funcionam perfeitamente.

  • Lucas Nascimento
    2014-05-26T16:46:55

    Boa matéria, apenas não nos ensinou como identificar um produto refurbished através do número de série!

  • Rodrigo Silva
    2014-05-26T23:11:23

    Pobre é este pensamento de país subdesenvolvido, pois quando ocorre um defeito é realizado apenas a troca da peça com defeito e por pagar a metade do preço vale a pena em comprar. Agora se você não tem conhecimento em tecnologia é melhor nem dar opinião.

  • Robert Dinunin
    2014-05-26T20:29:07  

    Ainda bem que não tenho esse problema...só compro novo e bem caro!

    recentes

    populares

    • Robert Dinunin
      2014-05-26T20:29:07  

      Falo Mesmo está certíssimo! Luxo é para quem pode...!

    recentes

    populares

    • Robert Dinunin
      2014-05-26T20:29:07  

      Diego Oliveira Está liberada, pode pegar...mas tem que ter dinheiro, porque ela também gosta de gastar bem...Se estiver contando dinheiro para gastar, não adianta nem tentar!

  • Lauro Marinoso
    2014-05-26T23:02:10

    Só o fato de ser produto de mostruário já é motivo pra sair fora dessa. No meu ver, as lojas que pegam esses produtos com defeito não devolver pra fábrica coisa nenhuma, ficam lá esperando uma chance de empurrar pro primeiro desavisado que aparecer.

  • Seguros
    2014-05-26T22:24:20

    é só ir nas casas bahia, shoptime, entre outras lojas q vc encontra um monte de refurbished (fora de linha) sendo vendidos como os tops dos tops.

  • Teodoro Americo
    2014-05-26T16:51:34  

    NÃO VALE A PENA , TODOS VOLTAM A A DAR PROBLEMA, OU A POSSIBILIDADE E 90% MAIOR, FRIA , FUJA DELES.

    recentes

    populares

    • Teodoro Americo
      2014-05-26T16:51:34  

      Discordo amigo. Já comprei dois notes refurbished e não deram problema. O mais velho é da marca HP e já tem uns 4 anos de uso e nunca deu problema.

  • Rafael Rodrigues
    2014-05-26T17:00:05  

    Novamente esse papinho cansado de que os impostos são o vilão dos eletrônicos aqui. Pegue qualquer produto no exterior e aplique 60%. Não chega nem perto do preço no BR. Aqui cobram o dobro ou o triplo. A culpa dos preços altos é única e exclusivamente a ganância dos revendedores e fabricantes.

    recentes

    populares

    • Rafael Rodrigues
      2014-05-26T17:00:05  

      Os 60% do Imposto de Importação incidem sobre o preço do produto somado ao frete (custo de envio) e seguro (1% do valor do produto). Além disso, tem o ICMS que incide em 18% (por fora) em São Paulo, ou seja, o preço final do produto no Brasil é, por baixo, 2 vezes a 2,5 vezes seu preço original, dependendo da forma de envio.

    recentes

    populares

    • Rafael Rodrigues
      2014-05-26T17:00:05  

      Jossy, esses 60% incidem em importações diretas pelo consumidor final. Para produtos fabricados aqui (e muitos, inclusive da Apple, o são) ainda existe a Lei de informática, que isenta diversos impostos. Acredite, eletrônico no BR paga menos imposto que remédio.

  • É Fróidis
    2014-05-26T21:38:11

    Não é comum no Brasil, pq vendem refurbishado como novo!!!

  • José Carvalho
    2014-05-26T21:23:45

    Srs. refurbished é a denominação dada aos aparelhos q deram "RMA" - Return Merchandyse Authorization (Retorno de Mercadoria Avariada), ou seja: apresentaram defeito durante o prazo de garantia e foram devolvidos à fábrica para conserto. São aparelhos q poderiam ser denominados como de 2a. mão, mas zerados. Tenho clientes q o adquiriram pelo pela qualidade e pelos preços altamente convidativos. Eu, desde q saibam realmente tratar-se de um refurbished, recomendo a todos!!!

  • Luiz Junior
    2014-05-26T21:15:19

    NO BRASIL EXISTE, SÓ QUE O CONSUMIDOR NÃO SABE.. HAHAHA

  • Danilo
    2014-05-26T19:59:47

    A Nextel é perita nestes aparelhos recondicionados Se você comprar e der problema depois dos 7 dias nós quais eles são obrigados a fornecer outro novo.....dançou....vai ganhar um recondicionado, digo porque já passei por isso e o CDC apóia esta prática porque depois dos 7 dias o código diz que o fornecedor deve substituir por um aparelho idêntico ou equivalente em condições de uso.mas não obriga que seja novo.

  • Lucio Menezes
    2014-05-26T19:58:21

    Isso aí depende da sorte... minha irmã viajou pros EUA e comprou um note vaio refurbished e me encheu o saco pq o note dava pau toda hora, no final ele estava com adaptador wireless usb pq o nativo não funcionava, só funcionava no mouse, bateria durava pouco... troquei de memória... enfim... um saco. Mas conheço gente que comprou e não aconteceu nada.

  • felipe piacenço
    2014-05-26T18:46:07

    Tenho um DV7 HP em perfeitas condições até hoje, valeu muito a pena pra mim...

  • Celso Corrêa
    2014-05-26T18:19:42

    Seguinte, para deixar meu depoimento, estou neste momento escrevendo esta mensagem de um HP 6748 Pavillon 6000 Refurbished que comprei em uma loja no camelódromo aqui de Floripa, há seis anos atrás. A máquina é um AMD Turion X2 64, e o técnico que me atende mandou eu mandar ele para o Guiness Book, porque durou mais de 4 anos, sendo AMD, com chipset de vídeo que esquenta que é uma barbaridade. Paguei na época metade do preço, e ele está aqui firme e forte. Recomendo, pois este é um produto que passou duas vezes pela linha de teste, e com certeza, vem com os problemas resolvidos. Abraço a todos

  • Saudações Negras
    2014-05-26T18:13:29

    Tô fora , se não tenho dinheiro prefiro um cce , um positico ...

  • Francisco Ferreira
    2014-05-26T17:58:48

    No Brasil não existe refurbished, ele volta para a fabrica é consertado e vendido como novo. Não existe lei para isso.