10/06/2014 10h31 - Atualizado em 10/06/2014 10h31

Como abrir um arquivo zipado; veja opções para PC, Mac, iOS e Android

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A compactação de arquivos é importante para economizar espaço no disco e, especialmente, na hora de transferir algo via Internet. Mas, tanto para criar quanto para descompactar um arquivo zipado é necessário um programa específico, que pode variar com a plataforma utilizada. Por isso, preparamos uma lista com oito destaques do TechTudo Downloads para os principais sistemas. Confira!

Computador novo? Saiba o que fazer antes de usá-lo

Vulnerabilidade atinge versões antigas do WinRAR. (foto: Reprodução/RARLab) (Foto: Vulnerabilidade atinge versões antigas do WinRAR. (foto: Reprodução/RARLab))Saiba como abrir um documento zipado com os softwares listados a seguir (Foto: Divulgação/WinRar)


1) Winrar

Winrar só não tem versão para iOS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Winrar só não tem versão para iOS (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um dos principais softwares do tipo, o Winrar tem versões gratuita e paga e suporta vários tipos de arquivos, como também imagens ISO. Outra vantagem é a variedade de sistemas operacionais que dá suporte a ele, desde Windows e Mac, até Linux e Android.

2) WinZip

WinZip oferece suporte a iPhone, iPad e iPod Touch (Foto: Reprodução/Paulo Alves)WinZip oferece suporte a iPhone, iPad e iPod Touch (Foto: Reprodução/Paulo Alves)




O WinZip é o mais popular e campeão de downloads entre os usuários de Windows há mais de dez anos. Ele oferece os mesmos recursos do principal concorrente. Portanto, é também uma excelente opção para compactar e descompactar arquivos, individualmente ou em lote. O programa não oferece suporte para Linux mas, em compensação, tem versão para iPhone e iPad (iOS).

3) 7-Zip

7-Zip tem sua própria extensão de compactação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)7-Zip tem sua própria extensão de compactação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Exclusivo do Windows, o 7-Zip é um programa simples capaz de criar e descompactar arquivos utilizando uma variedade grande de formatos, incluindo sua extensão proprietária 7Z. O software também garante criptografia AES de 256 bits e tem versões para Windows 8, 7 e o finado XP.

4) Stuffit Expander

Stuffit Expander é dedicado à plataforma da Apple (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Stuffit Expander é dedicado à plataforma da Apple (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Dedicado a Macs, mas também com versão para PC, o Stuffit Expander é um utilitário dedicado à compressão e descompressão de arquivos fácil de usar e que oferece suporte para a extensão SITX, exclusiva da plataforma da Apple. Além disso, o programa consegue abrir esse tipo de arquivo no Windows, tornando-o essencial para usuários que desejam trocar itens entre as duas plataformas.

5) ADL File Uncompressor

ADL File Uncompressor funciona com mecanismo arrastar e soltar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)ADL File Uncompressor funciona com mecanismo arrastar e soltar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O grande diferencial do ADL File Uncompressor está na sua interface, já que programas desse tipo normalmente não têm no design seu ponto forte. O programa utiliza o recurso de arrastar e soltar, tornando a experiência de uso muito mais agradável. Além disso, é possível modificar as cores da janela entre laranja, azul, verde ou cinza. Em termos de formato, ele aceita os principais, incluindo ZIP e RAR.

6) PowerArchiver

PowerArchiver oferece também gravação de DVD, FTP, entre outros recursos extras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)PowerArchiver oferece também gravação de DVD, FTP, entre outros recursos extras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Esta é uma opção dedicada a quem gosta de softwares multifunção. O PowerArchiver não só compacta e descompacta arquivos em diversos formatos de forma única, em lotes, mas também oferece ferramentas extras que podem ser de utilidade, como gravação de CDs e DVDs, geração de arquivos ISO, FTP e backup na nuvem.

7) Zip Archiver

Zip Archiver serve como gerenciador de arquivos no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Zip Archiver serve como gerenciador de arquivos no iPhone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


O Zip Archiver é um aplicativo para compactar e descompactar arquivos nesse formato em iPhone, iPod Touch e iPad. Com suporte a criptografia, o app também serve como uma espécie de gerenciador de arquivos no iOS, oferecendo compatibilidade com várias extensões, como PDF e arquivos de mídia.

8) RAR for Android

RAR for Android é fácil de usar e não tem anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)RAR for Android é fácil de usar e não tem anúncios (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como o nome já diz, a última opção da nossa lista é feita para rodar em dispositivos com o sistema do Google. O RAR for Android tem uma experiência de uso limpa, sem anúncios, e é bem objetivo. Trabalha também com várias extensões, de ZIP e RAR a TAR, GZ e ISO, e permite criar senhas para descompactar.

Tem dúvidas qual o melhor programa para compactar e descompactar arquivos? Pergunte no Fórum do TechTudo!

 


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares