Internet

12/06/2014 06h00 - Atualizado em 12/06/2014 14h01

Como acompanhar a Copa do Mundo com Facebook, Twitter, Instagram e mais

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

A Copa do Mundo começa nessa quinta-feira (12) e as redes sociais prometem ajudar a não perder nenhum detalhe sobre a competição futebolística. Seja no Twitter, no Facebook, no Instagram ou no Foursquare, o torneio deve render milhões de compartilhamentos de fotos, vídeos e mensagens a respeito de cada uma das 64 partidas. Para o usuário aproveitar o melhor de cada rede, o TechTudo preparou um guia completo sobre como acompanhar a Copa do Mundo pelas redes sociais. 

Estádios da Copa e ruas pintadas do Brasil estão no Google Street View

Copa do Mundo 2014 começa nesta quinta com a promessa de ser assunto nas redes sociais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Copa do Mundo 2014 começa nesta quinta com a promessa de ser assunto nas redes sociais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Twitter

O Twitter foi um dos principais meios de interação no último mundial e a rede social promete reforçar a sua artilharia para a Copa deste ano. Para começar, o usuário pode definir o time para qual vai torcer durante o torneio, o Twitter indicará automaticamente perfil de jogadores e pessoas ligadas ao Futebol, além personalizações, conforme o vídeo oficial. Há ainda outras formas de torcer:

#WorldCup: Embora pareça uma simples hashtag, o termo #WorldCup vai te levar para uma verdadeira central com informações da Copa do Mundo, incluindo placares, tabela de jogos, perfis oficiais e, claro, tuítes sobre a competição.

#Hashflags: As famosas bandeirinhas de 2010 estão de volta! Basta digitar uma hashtag com as iniciais de cada país, como #BRA e #ARG, e aparece uma pequena bandeira no tuíte. Clicando sobre o termo, é possível ver o que outros usuários estão falando sobre aquela seleção.

Twitter aposta na volta das Hashflags e em mais novidades para a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Twitter aposta na volta das Hashflags e em mais novidades para a Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Aplicativos móveis: O Twitter já é muito utilizado no dia a dia em smartphones e tablets por trazer suporte a praticamente todas as plataformas, como iOS, Android, Windows Phone, BlackBerry, Symbian e Nokia Asha. Com isso, é possível usar o seu telefone para ver o que os outros torcedores estão comentando sobre os jogos, seja no estádio, no bar, na casa de amigos ou onde for.

- Facebook

O Facebook também não esperou a bola rolar para também lançar a sua ferramenta oficial para a Copa do Mundo. Com a página Tópicos populares sobre a Copa (ou Trending World Cup), o usuário poderá conferir o que é tendência ou está sendo comentado por seus amigos e celebridades sobre o mundial.

Facebook também criou página dedicada à Copa do Mundo para agrupar informações sobre torneio (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Facebook também criou página dedicada à Copa do Mundo para agrupar informações sobre torneio (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Páginas de fãs: Na página especial do Facebook, o usuário poderá encontrar fanpages oficiais das seleções para curtir e obter informações em primeira mão. Além disso, poderá buscar por conta própria páginas especializadas, como Globo Esporte e SporTV, e acompanhar notícias sobre a Copa.

Hashtags: Embora não seja tão forte como no Twitter, as hashtags do Facebook também podem ser uma boa fonte de informações e comentários a respeito da Copa. Também é possível criar uma tag específica sobre a Copa e distribuí-la entre os seus amigos para que todos a utilizem. Assim, é possível reunir os posts da sua galera em um só canal.

Grupos: Outra opção para quem gosta mesmo de discutir a Copa de Mundo são os grupos do Facebook. Há a possibilidade de criar um grupo específico para o mundial e convidar amigos para participar das discussões, optando também por mantê-los abertos a desconhecidos ou não.

Aplicativos móveis: Assim como o Twitter, o Facebook também está presente na maioria dos sistemas operacionais de smartphones e tablets do mercado. Os membros podem usar todos os recursos já mencionados esteja onde estiver e compartilhar novas informações com seus amigos na rede social. Marque o jogo da Copa que você está assistindo em um post no Facebook.

- Instagram

A Copa do Mundo no Brasil promete ser a mais conectadas da história e o Instagram promete reunir grande parte das fotos sobre o mundial, seja de anônimos ou de atletas. Nos últimos dias, uma foto do jogador australiano Ben Halloran ganhou grande repercussão após o mesmo encontrar uma aranha no seu quarto. No entanto, nem só trapalhadas devem ganhar espaço no Instagram durante a competição.

Instagram deve reunir fotos de famosos e anônimos a respeito da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Instagram deve reunir fotos de famosos e anônimos a respeito da Copa do Mundo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Perfis dos atletas: O Instagram deve ser uma ferramenta constantemente utilizada por jogadores e comissões técnicas para mostrar o dia a dia da concentração, preparação para os jogos, partidas e outros. Para ficar por dentro de tudo, o TechTudo reuniu os perfis dos jogadores escalados; veja a lista.

Hashtags: Os termos de pesquisa também deve fazer sucesso no Instagram. Com eles, é possível buscar as fotos marcadas com as mesmas palavras e acompanhar a torcida de famosos e anônimos no Brasil e no mundo.

Quais são os melhores jogos e aplicativos da Copa do Mundo? Opine no Fporum do TechTudo.

- Vine

O Vine criou um canal colaborativo especial para a Copa do Mundo 2014. A ideia é concentrar vídeos de usuários que estão envolvidos com os jogos. Para participar, basta vincular a hashtag #WorldCup às publicações.

Foursquare e Swarm

Embora não tenha nenhuma novidade para a Copa, o Foursquare pode ser uma mão na roda na hora de procurar estabelecimentos e locais para assistir os jogos. Na rede social de localização, o usuário pode procurar por bares ou estabelecimentos mais próximos. É possível conferir a avaliações de outros usuários sobre o local, buscando informações sobre a qualidade do serviço e até mesmo a oferta de um telão ou televisão para assistir o jogo perto de onde você está.

Foursquare indica locais de interesse para visitação na Copa do Mundo, incluindo avaliação dos clientes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Foursquare indica locais na Copa do Mundo, incluindo avaliação dos clientes (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Já o Swarm pode ser útil na hora de compartilhar a sua localização com seus amigos através de check-ins. O aplicativo também te avisa quando alguém estiver próximo. Assim, o usuário conseguirá juntar a turma mais facilmente para torcer pelo Brasil e “secar” os adversários.

- Pinterest

Pinterest promete agrupar fotos, vídeos e outros conteúdos relevantes sobre a Copa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Pinterest promete agrupar fotos, vídeos e outros conteúdos sobre a Copa (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Pinterest tem como principal atrativo a maneira simples e rápida como organiza as informações visuais na rede social. Com ela, é possível pesquisar as publicações feitas por outras pessoas com fotos, vídeos e links sobre a Copa do Mundo. Também há como criar um board dedicado para o torneio e compartilhar o que quiser com os seus seguidores com o foco no mundo de futebol.

- Google Maps e Waze

Embora não sejam redes sociais, esses aplicativos de localização prometem ajudar a acompanhar a Copa do mundo. Com o Google Maps, o torcedor pode fazer um tour virtual nos estádios da Copa, bem como ver fotografias das arenas, cidades sedes e consultar plantas de locais de interesse. Além isso, caso precise se deslocar, é possível consultar informações sobre transporte público. Veja também checar como adicionar todos os jogos no Google Calendar.

Google Maps não é rede social, mas permite que usuários tenham acesso a fotos e informações sobre estádios (Foto: Reprodução/Google)Google Maps não é rede social, mas permite que usuários tenham acesso a fotos e informações sobre estádios (Foto: Reprodução/Google)

Já o Waze é ideal para quem vai dirigir para assistir os jogos nos estádios ou em outros locais com amigos e familiares. Com ele, pode-se descobrir o trajeto mais rápido ao seu destino evitando atrasos e a perda de preciosos minutos de uma partida decisiva. Além de poder interagir com outros usuários, tendo feedback a respeito das condições de tráfego em uma região. E não se esqueça: "Olho no lance!" Saiba ativar a voz de Silvio Luiz no Waze para Copa do Mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Zattar
    2014-06-14T21:33:06

    oi