Internet

20/06/2014 07h32 - Atualizado em 20/06/2014 07h32

Como bloquear o acesso ao Facebook em um computador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Facebook é a maior rede social do mundo e sua base de usuários só faz crescer, mas há quem prefira manter distância da criação de Mark Zuckerberg. Seja para proteger crianças de conteúdo impróprio ou impedir distrações no trabalho, é importante saber como bloquear o acesso ao site. Confira a lista com algumas dicas de programas que podem lhe ajudar nessa tarefa.

Qual a sua personalidade no Facebook? App compara seus posts aos de famosos

Facebook vigiando computadores (Foto: Pond5)Como bloquear o acesso ao Facebook em um computador (Foto: Pond5)


1) Software antivírus

Programas antivírus como Avast, McAfee e AVG são capazes de bloquear conteúdo na Internet por meio do recurso "Controle dos Pais". Nas três ferramentas, o recurso é simples de configurar e só requer a inserção da URL a ser bloqueada (www.facebook.com). Assim, somente o administrador terá acesso à rede social, deixando os outros usuários do PC devidamente protegidos.

Antivírus têm controle dos pais capaz de bloquear o Facebook somente para alguns perfis do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Antivírus têm controle dos pais capaz de bloquear o Facebook somente para alguns perfis do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Kurupira Webfilter

Mais simples que qualquer programa antivírus, Kurupira Webfilter é uma ferramenta feita especialmente para o bloqueio de sites em todos os navegadores do computador em que está instalado. Basta criar uma conta com e-mail e senha e clicar em “Sites bloqueados” para incluir o endereço do Facebook – depois disso, nenhum navegador irá conseguir abrir a página.

Kurupira Webfilter é fácil de configurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Kurupira Webfilter é fácil de configurar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

3) Interapp Control

Com interface em português e destinado também a programas, essa ferramenta serve também para o bloqueio de sites e conexão de certos apps no PC. Apesar de sua interface não ser tão amigável, o Interapp Control tem uma ferramenta de bloqueio excelente e consegue impedir o acesso ao Facebook não só pelo navegador, mas também por outros aplicativos que uma pessoa não-autorizada por vir a baixar para burlar as regras.

Interapp Control não é bonito mas é eficiente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Interapp Control não é bonito mas é eficiente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

4) Blok Free

Com configurações especiais, Blok Free é uma ferramenta que bloqueia o acesso a sites nos quais as palavras-chave foram listadas pelo usuário. Assim, é possível não só bloquear o Facebook, mas qualquer conteúdo da web que contenha um potencial conteúdo impróprio para crianças, como salas de bate papo e demais redes sociais.

Blok free impede que PC acesse sites a partir de palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Blok free impede que PC acesse sites a partir de palavras-chave (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

5) Sem baixar programas

Há também uma maneira eficiente de bloquear sites específicos sem precisar instalar qualquer programa extra no computador. Para isso, basta inserir o endereço do Facebook na lista do arquivo “hosts” localizado na pasta do sistema no Windows. O procedimento é simples e à prova de erros, porém não permite bloquear somente para certos perfis – ou seja, o administrador também fica sem conseguir abrir o Facebook.

Bloqueie o Facebook direto pelo host da conexão (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Bloqueie o Facebook direto pelo host da conexão (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

É possível pegar vírus no Facebook? Descubra no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciana Reis
    2015-10-14T16:56:26

    O Bloqueio do McAfee para controle dos pais não funciona. Não serve pra nada.