30/06/2014 06h49 - Atualizado em 30/06/2014 11h08

Como criar time lapse com a GoPro

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Criar um time lapse com uma GoPro significa, simplesmente, usar o aparelho para produzir vídeos com fotos tiradas em sequência, gerando um interessante efeito que simula a aceleração da passagem do tempo. Isso é possível através do uso da função “Câmera Rápida”, também conhecida como “lapso de tempo”.

Os modelos mais recentes da marca, em especial HD HERO, HD HERO2, HERO3 e HERO3+, podem transformar suas fotos em incríveis vídeos em time lapse. O recurso é ideal para retratar mudanças em paisagens, destacando o movimento de pessoas ou objetos, e efeitos da iluminação, como o nascer do sol.

Quais as vantagens de comprar uma câmera GoPro?

Tu 00É possível criar vídeos em time lapse com as sequências de imagens capturas por câmeras GoPro no modo “Câmera Rápida” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)É possível criar vídeos em time lapse com as sequências de imagens capturas por câmeras GoPro no modo “Câmera Rápida” (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)


Neste tutorial, o TechTudo traz dicas para utilizar os recursos da GoPro para capturar as fotografias em sequência e como criar vídeos em time lapse pelo PC, utilizando aplicativos que trabalhem com estas imagens. Confira o vídeo e, depois, o passo a passo do tutorial:


Como programar a GoPro HERO3 para tirar uma foto após alguns segundos? Descubra no Fórum do TechTudo.

Passo 1. Utilize um tripé ou um suporte para a GoPro, deixando a máquina presa a um local, pessoa ou objeto, de maneira que a captura das imagens seja feita de uma posição fixa. Dessa forma, a sequência de fotografias será feita continuamente em uma perspectiva única, fazendo com que o efeito de time lapse fique mais consistente;

Fixe a câmera em um tripé ou suporte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Fixe a câmera em um tripé ou suporte (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. Como a GoPro fotografará seguidamente por um tempo, é importante que a lente da câmera e o visor da caixa protetora estejam limpos, evitando que marcas ou borrões atrapalhem o registro de imagens, o que pode prejudicar efeitos de iluminação ou a reprodução de movimentos;

Limpe muito bem a lente da GoPro e o visor da caixa protetora (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Limpe muito bem a lente da GoPro e o visor da caixa protetora (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Tenha atenção quanto a cena retratada, evitando obstruções de pessoas ou objetos na frente da GoPro. Também é importante aproveitar a abertura angular da câmera para priorizar capturas feitas de perspectivas elevadas ou que destaquem bem as variações na iluminação do ambiente;

Posicione a câmera em uma perspectiva ampla e livre de obstáculos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Posicione a câmera em uma perspectiva ampla e livre de obstáculos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Programe o intervalo de tempo entre as fotos do modo “Câmera Rápida” no menu da GoPro, de acordo com a situação que será registrada. Por exemplo, o pôr do sol ou o deslocamento de nuvens será capturado melhor com intervalos maiores, enquanto objetos e pessoas em movimento deverão ser registrados em lapsos menores;

Configure o intervalo entre as fotos de acordo com a situação que será registrada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Configure o intervalo entre as fotos de acordo com a situação que será registrada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Antes de começar a fotografar, é importante checar como ficará o panorama que será capturado pela máquina. O app para aparelhos iOS ou uma tela de LCD acoplável poderão ser adereços de grande ajuda para essa verificação;

Utilize o app da GoPro ou a tela LCD para ter uma noção prévia da sequência que será registrada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Utilize o app da GoPro ou a tela LCD para ter uma noção prévia da sequência que será registrada (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Lembre-se que a bateria padrão de máquinas GoPro dura em média de uma a três horas, dependo do modelo. Portanto, caso o registro de imagens ocorra por períodos muito longos, utilize uma bateria extra acoplável ou um cabo de alimentação de energia para prolongar a carga da câmera;

Fique atento a carga da câmera e, caso necessário, utilize um cabo de alimentação de energia ou uma bateria extra (Foto: Divulgação/GoPro)Fique atento a carga da câmera e, caso necessário, utilize um cabo de alimentação de energia ou uma bateria extra (Foto: Divulgação/GoPro)

Passo 7. Descarregue as fotos em seu computador e utilize programas de edição de vídeo, como Quicktime 7 Pro, Windows Live Movie Maker, Sony Vegas Pro ou GoPro Studio, para importar a sequência de fotografias;

Descarregue as fotos e importe-as para um editor de vídeos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Descarregue as fotos e importe-as para um editor de vídeos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Os aplicativos apresentarão as fotografias como uma sequência de slides. Desta forma, selecione todas as imagens e reduza o seu tempo de exibição, alterando o ritmo de frames por segundo que formará o seu vídeo, coordenando a velocidade do time lapse;

Configure a velocidade do time lapse diminuindo o tempo de exibição das fotos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Configure a velocidade do time lapse diminuindo o tempo de exibição das fotos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 9. Aproveite também para editar o projeto do vídeo, adicionando efeitos, músicas, legendas, etc. Quando a reprodução da montagem, exemplificada pelo aplicativo, estiver ao seu gosto, salve o projeto e conclua-o criando o vídeo em time lapse.

Adicione legendas, trilhas sonoras ou efeitos e conclua o projeto criando o vídeo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Adicione legendas, trilhas sonoras ou efeitos e conclua o projeto criando o vídeo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Michel Miranda
    2016-02-16T09:47:40

    Olá, excelente matéria, tenho uma duvida. Existe algum acessório que permita eu deixar a gopro fazer um timelapse de um dia inteiro mais que fique dentro da caixa estanque? alguma porta que de acesso somente para o carregador de energia.

  • Marcio Freitas
    2014-07-02T09:15:13

    Show de Bola, o distrobuidor da GoPro no Brasil é a Brasil Racing !!! Pessoal do Tech tudo, faz contato com eles que podemos fazer uma parceria !!!