Computadores

10/06/2014 16h05 - Atualizado em 10/06/2014 17h57

Mito ou verdade: lavar a placa-mãe estraga o hardware?

Pedro Zambarda
por
Para o TechTudo

Lavar a placa-mãe estraga o hardware ou compromete seu desempenho? Essa é uma questão para muitos donos de PCs que gostam de deixar sua máquina impecável. Descubra com as dicas abaixo se é possível passar água e sabão na peça sem danificá-la e quais são as melhores formas de deixá-lá limpa.

Mito ou verdade: quebrar o terceiro pino da tomada danifica o computador?

Placa-mãe pode ser limpada com água? Confira dicas no texto (Foto: Creative Commons/Flickr/DaveCrosby) (Foto: Placa-mãe pode ser limpada com água? Confira dicas no texto (Foto: Creative Commons/Flickr/DaveCrosby))Placa-mãe pode ser limpada com água? Confira dicas no texto (Foto: Creative Commons/Flickr/DaveCrosby)


Não, não dá para usar água na placa-mãe

A placa que suporta a maioria dos componentes do computador é composta de silício e vários metais, como ouro, alumínio e ferro. Por estes serem condutores de eletricidade, as chances da água carregada de sais causar um curto-circuito na placa-mãe são grandes.

Então como eu devo lavar?

Utilize panos que não deixem fiapos nos circuitos, que costumam “agarrar” os tecidos. Para regiões de acesso mais complicado, utilize pincéis para retirar a sujeira. Como as placas ficam fechadas dentro das carcaças de computadores, acabam acumulando poeira com o tempo. Caso você more numa região litorânea, é comum que a salinidade do ar provoque uma oxidação dos componentes metálicos.

Acúmulo de pó é um problema de higiene comum em placas de computador (Foto: Creative Commons/Flickr/carrotmadman6)Acúmulo de pó é um problema de higiene comum em placas de computador (Foto: Reprodução/Creative Commons)

Como eu começo a limpar minha placa-mãe?

Em primeiro lugar, desligue a placa de qualquer bateria ou conexão de energia. Isso evita acidentes fatais que impedem seu funcionamento após o processo. Com tudo desligado, desmonte a placa-mãe de chips de memória RAM e do dissipador de ar, este último costuma acumular muita poeira e sujeira.

Desconecte os cabos de energia e dados da placa-mãe, mas preste atenção para conectá-los nos lugares certos após a operação. Uma ligação de componentes errada após a limpeza, quando conectado na energia, às vezes é tão fatal quanto molhar os componentes e acioná-los, podendo inutilizar a placa do computador.

Com tudo isso pronto, use o pincel para tirar a sujeira e o pano para reforçar a limpeza. Se estiver tudo realmente desligado, você pode deixar o seu pano levemente úmido para tirar manchas mais concentradas.

Tenha organização ao desmontar e remontar seu computador. Utilize um local espaçoso para a limpeza. Terminado o serviço, conecte os componentes com cuidado. Encaixe a placa-mãe corretamente no gabinete. Parafuse tudo para que o PC fique parecendo novo para o uso.

É importante deixar a placa-mãe limpa para ter um rendimento pleno de seus componentes (Foto: Creative Commons/Flickr/fsse8info)É importante deixar a placa-mãe limpa para ter um rendimento pleno de seus componentes (Foto: Creative Commons/Flickr/fsse8info)


Há apenas uma ocasião em que você pode usar muita água

Existe somente uma situação na qual a água não estraga o hardware do computador. Caso a placa acumule realmente muita sujeira, você pode utilizar água filtrada, e de preferência sem muitos sais, para a limpeza. Faça o mesmo procedimento: Desconecte os componentes da energia elétrica, retire os chips de memória, os cabos e o dissipador.

Com a placa em mãos, coloque-a num balde com água para deixá-la úmida. Retire-a do recipiente e termine a limpeza com um pano que não deixe fiapos ou resíduos. Complete o procedimento com um pincel.

Não conecte a placa-mãe ainda. Deixe-a secando, de preferência, por três dias em um local com sombra e temperatura ambiente. O calor pode comprometer seus metais e até mesmo o silício. Portanto, o Sol é inimigo da sua placa.

O que acontece se apagar a pasta System32? Confira no Fórum do TechTudo.

Ao pegá-la mais seca, passe novamente o pano, evitando que ela tenha qualquer parte úmida. Se tiver certeza, pode conectar os componentes e ligá-la na energia. A placa deve funcionar normalmente e limpa por completo.

O uso excessivo de água só deve ser cogitado quando a sujeira estiver comprometendo a performance da placa-mãe. E todo o cuidado é pouco neste procedimento.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marciel
    2016-07-12T08:52:02  

    Pode sim lavar com água e sabão neutro contando que tenha as ferramentas adequadas o que não são muitas, basta ter um compressor de ar e um soprador térmico, já fiz muito isso com placas que nem funcionavam e depois volta a funcionar perfeitamente.

    recentes

    populares

    • Marciel
      2016-07-12T08:52:02  

      eu também

    recentes

    populares

    • Marciel
      2016-07-12T08:52:02  

      eu ja ressucitei umas 5 placas usando esse metodo lavando com agua da resultados positivos sim

  • Léo Ribeiro
    2017-01-19T17:28:08

    Lavei a minha com água corrente e quando coloquei de volta, explodiu :(

  • Antonio Soares
    2016-08-03T07:58:37

    Claro que pode lavar, deixar secar bem ou usar o soprador termico, tomando cuidado para nao deixar muito quente e danificar as peças. Depois de seco basta passar um limpa contato por segurança.

  • Junior Stevan
    2015-07-10T20:52:58  

    Eu acho que técnico que é técnico não comete gáfias então... procedimento de lavar placa deixo pro cliente fazer por livre e espontanea vontade...

    recentes

    populares

    • Junior Stevan
      2015-07-10T20:52:58  

      Não e gafia e garfe

  • Luiz Bengochea
    2015-03-26T10:15:49

    Sempre lavei as placas com água e nunca tive problemas, claro que existe todo um procedimento para que isso se realize satisfatoriamente. Em alguns casos as placa ficam tão limpas que parece que saiu da caixa.... Esse tipo de limpeza é aconselhável somente em casos extremos, casos em que a sujeira é tanta que interfere muito mais dos que os "sais" encontrados na água....kkkkkkk

  • Rodrigo
    2015-06-06T15:02:31  

    Povo frescurento. Pra que limpar o PC por dentro? Vai fazer 10 anos que tenho meu PC e apenas aspiro ele uma vez por ano com aspirador de pó. É um CaseMod que eu mesmo personalizei e tem 3 ventoinhas de 120 mm jogando ar para dentro dele o tempo todo e nunca tive problemas. E olha que uso um overclock bem alto (meu core 2 duo é de 2.2GHz e roda a 3GHz há uns 8 anos). Basta saber montar, deixando o caminho livre para o ar passar (tirando todo fio/obstáculos do caminho) que não junta tanta poeira...

    recentes

    populares

    • Rodrigo
      2015-06-06T15:02:31  

      O meu é guerreiro tbm! Nem limpo a anos! Mais tem gente que não tem nossa sorte, com o excesso de poeira e a umidade do ar, pode alterar a condutividade elétrica e iniciar uma má comunicação entre os componentes e quem entende um pouco de eletrônica digital, sabe que qualquer frescura pode sumir alguns 0s e 1s ! kkk ai vai dando erro até bugar tudo!

  • João Henrique
    2014-06-13T15:03:34  

    Diabo-verde com manjericão moido e diluido na agua...não tem erro

    recentes

    populares

    • João Henrique
      2014-06-13T15:03:34  

      kkkkkkkkkkkkkkk....

  • Walter
    2015-05-21T13:56:21

    Bom ao lava uma placa e importante te certeza do que esta fazendo eu recomendo água de consumo filtrada longe de produtos corrosivo sabão liquido neutro com certificado. Antes de lava retire ou remova a Bios, bateria, processado as memoria.

  • Raizen
    2014-06-13T14:32:04  

    tutorial: deixe a cpu livre de todos os cabos. abra a tampa lateral. pegue a cpu e leve até um borracheiro. utilize o compressor à vontade. volte pra casa e monte tudo novamente. créditos: raizen

    recentes

    populares

    • Raizen
      2014-06-13T14:32:04  

      micro particulas

    recentes

    populares

    • Raizen
      2014-06-13T14:32:04  

      O uso de compressor não é aconselhável pois ao comprimir o ar acaba gerando gotículas de água que podem interferir seriamente no funcionamento da placa.

  • Samuel Parariso
    2015-03-17T22:25:19

    5-tire o Cooler que fica encima do seu processador e depois o processador.Lembre sempre tendo cuidado para não dar contato em alguns locais e para não cair. 6- de uma geral no seu gabinete limpe ele bem e depois limpe a placa mãe com bastante cuidado.Deve ser sempre usado pincel,Álcool isopropílico (não obrigatório),e uma borracha aquelas que usamos na escola para passa nos contatos do componentes.

  • Samuel Parariso
    2015-03-17T22:26:16

    ops: não se esqueça de usar a pasta térmica entre o processador e o Cooler para que não aja depois um aquecimento no computador,sempre pegue na laterais dos componentes. Evite tocar nos contatos do computador que são aquelas pequenas partes doradas.

  • Samuel Parariso
    2015-03-17T22:25:54

    7- não se esqueça de limpar a placa de som,placa de vídeo e entre outros. 8-Depois de ter feito todo esse processo coloque tudo no seu devido local como estava antes.Cabo led e rest corretamente não se esqueça. 9- feche seu gabinete e pronto.

  • Samuel Parariso
    2015-03-17T22:24:17

    bom vou fala tudo. 1- mapeie seu gabinete. 2-tire todos os cabos tomando cuidado com os cabos de led e reset e outros acompanhados deles,pois e eles que liga seu computador, se você colocar indevidamente não ligara seu computador. 3-tire os offboard, são componentes não acoplados na placa-mãe como: o hd, fonte,leitor de CD e DVD,placa de vídeo,placa de som e outros. 4-E agora os onboard componente acoplados grudados , na maioria o principal e a placa-mãe.

  • Web Informatica
    2014-06-10T21:01:32  

    Sou especializado em placa mãe a 12 anos. e sempre lavei minhas placas ... Lavar placas com sabão neutro inclusive resolve problemas de estática ! Esta matéria é errônea ... Posso garantir ! Deve se ter conhecimento de causa para opinar ! LAMENTÁVEL !!!

    recentes

    populares

    • Web Informatica
      2014-06-10T21:01:32  

      Fiquei curioso para saber como água e sabão resolvem "problema de estática".

    recentes

    populares

    • Web Informatica
      2014-06-10T21:01:32  

      Rafael Faleiro isso mesmo rafael falo tudo. tem pessoas que ver um vídeo na internet e já fala que e técnico.

  • Wilson Silva
    2014-12-26T20:28:47  

    Se não tiver muito conhecimento com placa mãe, lave com Álcool isopropílico.

    recentes

    populares

    • Wilson Silva
      2014-12-26T20:28:47  

      boa geralmente quando vou limpar computadores dos meus clientes uso esse produto. mais lembrando deve ser usado com moderação.

  • Flávio Pereira
    2014-07-16T17:13:16  

    Eu utilizei um compressor de ar, a placa e todos os componentes ficaram limpos.

    recentes

    populares

    • Flávio Pereira
      2014-07-16T17:13:16  

      isso pode ser usado mais o compressor de ar pode ter micros partículas que cria uma possibilidade de estraga os componentes não tao grande. sendo liberada micros partículas de eletro magnéticas.

  • Kyra Shadow
    2014-06-10T21:24:51  

    Eu posso usar aguar do rio Tietê pra lavar a placa-mae?

    recentes

    populares

    • Kyra Shadow
      2014-06-10T21:24:51  

      Sim, claro! Mas somente a água (H2O). Portanto, se você destilar a água do rio Tietê, pode usá-la para lavar seu computador. Server até para beber!

  • Juliano Neves
    2014-07-06T12:56:19

    salinidade do ar?

  • Ricardo Lima
    2014-07-06T19:28:04

    Eu coloco a minha placa mãe, dentro da maquina de lavar é mais pratico!! Tanta idiotice, tem gente que acredita em tudo na internet.

  • Ricardo
    2014-06-16T09:02:49

    A unica coisa que eu faço é pincel e para tirar a poeira acumulada uso aspirador...

  • Jackson Jean
    2014-06-15T11:59:00

    lavo em água corrente pra retirar a sujeira e depois mergulho em alcool isopropilico, nunca tive problemas.

  • Pedro Quionzo
    2014-06-13T23:21:59

    A globo ta de brincadeira qdo fazemos um comentário serio somos barrados pela censura , agora vender filhotes de hot valer pode kkkkkkkkkkkkkkkkk.

  • Akyama Vieira
    2014-06-13T18:50:59

    Depois que de lavar o hardware, também tem que lavar o software. O procedimento é simples entre no Disco C e na pasta windows, apague a pasta system32. Suporte técnico Contato: 99999999.

  • Eventos Compania
    2014-06-13T08:19:21  

    Álcool isopropílico é uma boa opção e é muito usado para limpeza de peças de computador. O álcool isopropílico pode ser utilizado para limpar componentes eletrônicos. É o mais apropriado para este fim pois a porcentagem de água é menor do que 1%, e por isso a hipótese de oxidação das peças é quase nula.

    recentes

    populares

    • Eventos Compania
      2014-06-13T08:19:21  

      Eu já usei muito, em alguns lugares você encontra o Álcool isopropílico 100% é melhor ainda.

  • Marcos Monteiro
    2014-06-13T15:22:32

    método infalível para limpar placa-mãe: materiais. querosene, fósforo, ventilador, utilizar esses componentes nessa ordem...é tiro e queda