22/06/2014 11h00 - Atualizado em 22/06/2014 11h00

PixelJunk Shooter Ultimate: como jogar o game de nave para PS4 e Vita

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

PixelJunk Shooter Ultimate é um jogo de nave para PlayStation 4 e PS Vita que desafia as convenções tradicionais do gênero: o foco é o resgate de sobreviventes e a exploração dos planetas alienígenas. Dessa forma, o combate propriamente dito foi deixado de lado. Confira como jogá-lo em ambas as plataformas.

PlayStation 4 permitirá compartilhar vídeo no Youtube ainda em 2014

Confira como jogar o game de nave PixelJunk Shooter Ultimate (Foto: dualshockers.com)Confira como jogar o game de nave PixelJunk Shooter Ultimate (Foto: dualshockers.com)

Como jogar

O objetivo é explorar uma série de planetas alienígenas através de dezenas de fases. Cada estágio é constituído por um número de telas, onde você precisará resgatar todos os sobreviventes para avançar. Nessas telas, haverá também tesouros escondidos, representados por diamantes brancos, e você precisará reunir uma certa quantidade deles para acessar mais estágios.

Controles: PS Vita / PS4

Mover-se – Analógico esquerdo
Mirar – Analógico direito
Gancho – L / L1 ou L2
Atirar – R / R1 ou R2
Míssil Teleguiado – Segurar R / Segurar R1 ou R2
Super giro – X

Aquecimento e resfriamento

Uma das principais mecânicas é o quanto de calor a sua nave pode aguentar. Quando for explorar esses planetas alienígenas, é comum encontrar lava e água. Ao se aproximar da lava ou ser atingido por inimigos, o medidor de calor da nave irá aumentar. Afastando-se de fontes de calor ou mergulhando em água, o medidor irá abaixar.

Sua nave suporta apenas um certo nível de calor, equilibrado por lava e água (Foto: double11.co.uk)A nave suporta apenas um certo nível de calor, equilibrado por lava e água (Foto: double11.co.uk)

Uma curiosidade é que, apesar dos gráficos simplificados, os fluidos possuem forte ação de física e se movimentam de maneira realista. Em alguns momentos, você pode destruir certas partes do cenário e liberar bolsões de líquidos que podem interagir entre si. Por exemplo, a nave não pode atravessar lava, mas é possível resfriá-la com água e, então, destruir as pedras que se formarem, abrindo caminho.

Resgate de sobreviventes

Para passar pelas fases, você precisará resgatar um certo número de sobreviventes: pequenas pessoas usando trajes espaciais amarelos ou vermelhos. Alguns deles estão bem à vista, enquanto outros estão muito escondidos, sendo necessário explorar bastante o cenário para encontrá-los.

É preciso tomar cuidado, pois, se os sobreviventes forem atingidos por inimigos, lava ou tiro, eles irão morrer. Além disso, há uma taxa de mortalidade máxima que você pode ter em cada tela e não é necessário resgatar todos para seguir adiante. Para efetuar o resgate, basta acertá-los com o gancho no(s) gatilho(s) esquerdo(s).

Alguns sobreviventes são bem difíceis de se alcançar (Foto: polygon.com)Alguns sobreviventes são bem difíceis de se alcançar (Foto: polygon.com)

Inimigos e combate

Os humanos não esperavam encontrar era resistência de criaturas alienígenas ao explorar esses planetas. Durante os estágios, você encontrará algumas criaturas estranhas e ataques delas são praticamente mortais para a nave. Você está equipado com mísseis, os quais podem se tornar teleguiados ao segurar o(s) gatilho(s) direito(s), e um super giro, o que deverá ser suficiente para revidar.

Trajes

Durante a aventura, haverá ainda trajes: “Suits”, apesar da ideia de “vestir” uma nave ser estranha. A Water e a Magma Suit são auto-explicativas, elas disparam água para resfriar lava e magma para derreter gelo. Porém, há outros quatro “trajes” com efeitos diversos.

Com Inverter Suit, inverta as regras e faça com que a lava se torne inofensiva e a água mortal. Anti-Magnet Suit, repele a gosma preta magnética, ao invés de atrair. Hungry Suit transforma a nave em um parasita com dentes, podendo devorar paredes orgânicas. Por último, a Light Suit ilumina o caminho por onde você passa.

Qual o melhor jogo do PS Vita? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Otacilioneto
    2014-06-22T18:34:23  

    joguinho manero! vou platinar ele com certeza!! esquisito q ainda tm gente q reclama dos jogos "gratis" da psn.. recomendo!!!

    recentes

    populares

    • Otacilioneto
      2014-06-22T18:34:23  

      Fanboy ridículo!!!

    recentes

    populares

    • Otacilioneto
      2014-06-22T18:34:23  

      Cara, esse joguinho é viciante....