Internet

02/06/2014 19h26 - Atualizado em 02/06/2014 19h26

Por que ativar verificação em duas etapas em contas online? Entenda

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

A verificação em duas etapas foi a solução que os serviços online encontraram para aumentar a segurança das contas dos usuários e evitar que sejam usadas por terceiros. Está na dúvida se deve ativar a dupla verificação? Então entenda mais sobre a funcionalidade e veja porque é tão importante.

Internet banking: dicas de segurança para se proteger das fraudes

segurança (Foto: Reprodução/TechTudo)Por que ativar verificação em duas etapas em contas online? Entenda (Foto: Pond5)


A verificação em duas etapas é necessária porque o velho método de utilizar apenas "usuário e senha" está se tornando cada dia menos seguro. Isso acontece por causa do uso de códigos fracos,escolhidos pelos usuários, computadores contaminados com malware e outros descuidos dos internautas.

Ativando a verificação em duas etapas em uma conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando a verificação em duas etapas em uma conta Google (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Embora seja um procedimento de segurança, a verificação em duas etapas nem sempre é obrigatória, e muitas pessoas deixam de ativá-la por acreditarem que isso complica o acesso por ser muito exigente. No entanto, ao deixar essa opção de lado, esse usuário corre o risco de ter sua conta roubada, e dependendo da intensidade do uso dessa conta é possível que fique sem acesso aos serviços essenciais do dia a dia, além de redes sociais, como Facebook, e serviços de nuvem, como Evernote.

Com a verificação em duas etapas, além de informar o nome de usuário e senha é preciso utilizar informações adicionais para obter o acesso ao serviço, como na utilização de códigos em dispositivos móveis por SMS ou geradores de acesso pelo aplicativo, como é o caso do Facebook

Ao acrescentar outro nível de segurança a seu computador ou dispositivo digital, o acesso fica sujeito a um segundo procedimento atrelado a uma série de informações e assim é possível impedir, ou tentar impedir, que pessoas mal intencionadas roubem ou alterem seus valiosos dados pessoais.

Verificação em duas etapas leva mais segurança para seu acesso (Foto: Divulgação\Facebook)Verificação em duas etapas leva mais segurança para seu acesso (Foto: Divulgação\Facebook)

Basicamente, a segunda verificação segue sempre uma mesma lógica, porém, ela pode variar, dependendo do serviço. No Google, depois de ativar o recurso, é necessário digitar um código de verificação, após entrar com dados de login, o código é enviado para número celular cadastrado.

Mesmo com o recurso de verificação em duas etapas ativo, ele só é eficaz se as senhas e códigos de acesso confidenciais criados pelo usuário também tenha certa "complexidade". Para conseguir isso, evite criar senhas e códigos que são facilmente decifrados por hackers ou algum software especial (não use senhas excessivamente simples como “1234" ou sua data de nascimento).

Qual é o melhor serviço de nuvem? Confira no Fórum do TechTudo.

Para tornar a funcionalidade ainda mais eficiente, evite guardar suas informações de autorização de dois níveis em lugares que possam ser facilmente encontrados. O ideal é que você mantenha suas senhas em algum lugar seguro e que só você conheça, ou na memória.

Como é possível perceber, a verificação em duas etapas é importante para dar mais segurança ao acesso dos serviços online e, principalmente, para preservar a identidade do usuário. Ou seja, se você ainda não ativou essa funcionalidade em suas contas, não espere mais, faça isso o mais rápido possível. Se ficar em dúvida, o TechTudo tem tutoriais sobre como fazer isso nos principais serviços online como o Tumblr, serviço de e-mail Gmail, LinkedIn, Twitter, Yahoo, Outlook.com e Dropbox.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares