Tablet

07/06/2014 08h23 - Atualizado em 07/06/2014 08h23

Saiba como transformar o seu celular em mouse e teclado sem fio

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma das funções que um celular pode ter, e poucos conhecem, é de se tornar um mouse e teclado com Wi-Fi para desktop. A função pode ser feita pelo Remote Mouse, um app disponível para Windows, Mac, Android, iOS e Windows Phone. Confira a seguir como usá-lo e tirar vantagem das suas funcionalidades.

WhatsApp ou ZapZap? Confira no comparativo qual o melhor bate-papo

1) Sincronize os dispositivos

Conecte smartphone ao computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte smartphone ao computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O primeiro passo para usar o Remote Mouse é garantir que computador e celular estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Depois, baixe e instale a versão para Windows ou Mac e, em seguida, faça o download do aplicativo no smartphone, seja um iPhone, iPad, Android ou Windows Phone. Sem precisar fazer configuração alguma, abra o app e selecione o computador, que deve ser exibido automaticamente. Caso não seja, uma alternativa é tentar conectar via código QR, que pode ser obtido no PC clicando sobre o ícone do programa.

2) Aprenda os comandos

É possível dar zoom, rolar página e mover janela pela tela do celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)É possível dar zoom, rolar página e mover janela pela tela do celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É possível realizar praticamente qualquer comando feito do mouse usando o Remote Mouse. Toque uma vez para clicar com o botão esquerdo, toque com dois dedos ao mesmo tempo para clicar com o botão direito (para abrir menus contextuais) e arraste a tela com dois dedos para rolar a página. Além disso, para dar zoom basta fazer o movimento de pinça na tela do celular e, para mover janelas pela tela, arraste usando três dedos.

3) Use e abuse dos atalhos

Atalhos permitem usar teclado, abrir programas e desligar a máquina usando o smartphone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atalhos permitem usar teclado, abrir programas e desligar a máquina usando o smartphone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Remote Mouse oferece, na verdade, muito mais funções do que um mouse comum. Em uma barra de menu com alguns botões, é possível abrir os programas mais usados no PC ou Mac ao clicar nos ícones, além de acessar o teclado – a linha de função, assim como controle de mídia, só está disponível na versão paga. Há também quatro atalhos para o controle de energia do computador: logoff, suspender, reiniciar e desligar.

4) Personalize a experiência

Modifique as funções movendo as chaves para os lados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modifique as funções movendo as chaves para os lados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Para tornar a experiência geral com o app mais simples, usuários podem modificar funções de Remote Mouse. Mudanças como essa só requerem acessar as configurações do aplicativo no celular e ligar ou desligar algumas chaves. Assim, você pode mudar a velocidade do ponteiro, adicionar botão de volume, ou desabilitar alguns comandos.

Como criar um aplicativo para Android? Opine no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Oziel Manordr
    2015-12-25T18:37:37

    eu devo\posso usar o roteador do celular? e não precisarei de créditos não é?