07/07/2014 11h57 - Atualizado em 07/07/2014 11h57

Como manter drivers atualizados no computador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os drivers são o que fazem o hardware do computador se comunicarem com o Windows, daí sua importância. Caso uma impressora seja conectada e os drivers não tiverem sido instalados, o usuário não conseguirá utilizá-la. Mas, baixar drivers é tão importante quanto mantê-los atualizados com o tempo, especialmente para placas de vídeo – nesses casos, os updates costumam entregar mais performance na reprodução de jogos com gráficos intensos. Saiba atualizar tudo de maneira rápida.

Como atualizar o drive de vídeo e melhorar desempenho de jogos e filmes

Drivers (Foto: Reprodução/Chicalogic)Veja lista de softwares que ajudarão a manter os drivers do seu computador atualizados (Foto: Pond5)



Há quatro formas de realizar o update dos drivers do Windows. A primeira delas é buscando no site do fabricante do processador, como Intel ou AMD, e a segunda no site da fabricante do computador. O Windows costuma baixar os principais drivers assim que um novo hardware é instalado, o que garante o funcionamento básico, mas usar programas dedicados podem trazer melhores resultados – nunca instale os drivers do CD que acompanha um produto, pois normalmente estão desatualizados.

1) Device Doctor

Drivers do Device Doctor são analisados previamente por especialistas (Foto: Reprodução)Drivers do Device Doctor são analisados previamente por especialistas (Foto: Reprodução)

Device Doctor gerencia os drivers do computador automaticamente, portanto não requer que o usuário pesquise por atualizações nos sites das fabricantes ou dependa do Windows Update. Basta executar o aplicativo e fazer uma varredura completa periodicamente. O Device Doctor verifica em poucos segundos se há atualizações, baixando e instalando quando necessário novos drivers.

Outra grande vantagem do programa é que sua base de drivers não é obtida automaticamente dos sites dos fabricantes, pois todo novo driver é analisado por especialistas antes de ser disponibilizado ao usuário. Além disso, tudo pode ser realizado off-line.

2) Driver Booster

Driver Booster permite baixar os drivers e instalar em outro computador (Foto: Reprodução)Driver Booster permite baixar os drivers e instalar em outro computador (Foto: Reprodução)

Desenvolvido pela mesma empresa que o famoso utilitário Advanced System Care, o Driver Booster é uma ferramenta que se destaca pela facilidade de uso e design atrativo. Porém, o programa não deixa de ser eficiente na busca de novos drivers para o computador.

O Driver Booster permite ainda baixar os instaladores de novos drivers para o HD, salvando em uma pasta escolhida pelo usuário, o que torna possível mover para outro computador. Assim, se for necessário atualizar os drivers de um amigo ou familiar, os itens podem ser obtidos no PC com Driver Booster instalado e depois instalados no destino apropriado.

3) DriverEasy

Driver Easy é simples de usar e tem versão portátil (Foto: Reprodução)Driver Easy é simples de usar e tem versão portátil (Foto: Reprodução)

DriverEasy é um programa para Windows que se dedica a facilitar a vida do usuário na hora de baixar novos drivers oferecendo uma interface simples de operar. Há somente quatro botões principais e um grande “Scan Now” para começar a procurar por hardware desatualizado.

Assim como Driver Booster, é possível usar os drivers baixados em outro PC, mas de uma maneira potencialmente mais simples, já que há também uma versão portátil que pode ser carregada em um pendrive. Assim, o programa pode ser levado para qualquer lugar para baixar drivers sem precisar estar instalado no PC de destino.

Quer saber por que seu notebook não conecta ao Wi-Fi? Confira no Fórum do TechTudo.

O TechTudo também oferece outras opções em um kit especialmente feito para quem deseja atualizar os drivers automaticamente, em uma lista que também inclui os programas DriverIdentifier e SlimDrivers, cada um com suas vantagens específicas.

Verifique qual ferramenta lhe agrada mais e não deixe de manter o hardware compatível com os drivers mais recentes. Não esqueça que, em particular para o desempenho de vídeo, essa atitude é essencial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares