Internet

04/07/2014 07h45 - Atualizado em 04/07/2014 08h29

Como usar o Opera Mini no PC; veja dicas

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Veja como usar o Opera Mini no PC e acelerar a sua navegação na Internet. O browser é famoso por permitir uma boa navegação em telefones antigos, smartphones e tablets e com um mínimo de consumo de conexão. Ele pode ser muito útil para usuários que possuem computadores com pouca capacidade de processamento ou conexões via celular e modem 3G que cobram por tráfego.

Veja como baixar e usar o Opera Mini para Android

Opera Mini também pode ser executado no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Opera Mini também pode ser executado no PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Agora, também é possível usá-lo no PC com o aplicativo Opera Mini PC Edition, um emulador que permite executar diferentes versões do navegador na tela do desktop. Apesar do nome, ele não é da Opera Software e portanto, não é oficial e também não é suportado pela mesma, mas funciona muito bem. Ciente disso, veja abaixo como fazer para instalar e usar o programa.

Instalando o Opera Mini no PC

Apesar de simples, a instalação desse programa requer alguns cuidados, por isso,  as seguir, será mostrado como proceder:

Passo 1. Se você ainda não tem o programa em seu computador, baixe no TechTudo Downloads;

Passo 2. Execute o arquivo baixado. Se você não estiver usando uma conta de administrador, será solicitado uma autorização para executar o programa. Se aparecer, entre com um usuário e senha de administrador, ou se for o caso, apenas autorize clicando na opção correspondente;

Autorizando a execução do instalador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando a execução do instalador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na primeira tela, clique em “Accept” para confirmar a instalação;

Aceitando a instalação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aceitando a instalação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Nas próximas telas, clique no botão “Decline” (para evitar a instalação de outros programas além do Opera Mini), até a tela mudar e começar a instalação;

Cancelando a instalação de programas externos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Cancelando a instalação de programas externos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. O instalador irá baixar a última versão do Opera Mini;

Baixando o Opera Mini para instalar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o Opera Mini para instalar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Quando aparecer uma pequena tela preta, clique no botão “Click to Install”;

Iniciando definitivamente a instalação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando definitivamente a instalação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Quando finalizar apenas feche a janela do instalador e o Opera Mini já poderá ser usado.

Executando e navegando

Com o Opera Mini instalado em seu PC, é hora de começar a usá-lo, para isso, faça o seguinte:

Passo 1. Para executar o aplicativo, dê um clique duplo em seu ícone na área de trabalho;

Executando o Opera Mini a parti de seu ícone na área de trabalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Opera Mini a parti de seu ícone na área de trabalho (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na tela que aparece, clique no botão que abre a versão do navegador que quer usar;

Escolhendo a versão do Opera a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a versão do Opera a ser usada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Será exibida uma janela com interface de celular. Para iniciar o Opera Mini, clique em “Start”;

Clicando em Start para iniciar o Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando em "Start" para iniciar o Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na primeira execução será preciso concordar com os termos de uso do Opera Mini, clicando na opção “Accept”:

Aceitando os termos de uso do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aceitando os termos de uso do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Para navegar, clique dentro da primeira área que fica na parte superior do programa e digite um endereço válido e confirme clicando na tecla “Go”. Se preferir, use os ícones da tela SpeedDial para ir mais rapidamente aos sites;

Digitando o endereço de um site no Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o endereço de um site no Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6.Todas as opção para navegação (Ir e voltar), zoom, recarregar ou cancelar carregamento de página, adicionar abas e alternar entre elas e também o acesso a configuração, ficam na parte inferior do programa e podem ser usados da mesma forma que na versão desktop;

Opções de navegação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Opções de navegação do Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Se quiser fazer uma busca, clique na segunda área que fica na parte superior do programa e digite o texto a ser procurado, em seguida clique na tecla “Search”;

Pesquisando no Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando no Opera Mini (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)



Passo 7. Quando quiser fechar o programa, basta clicar no botão de fechar da janela dele. A janela principal continuará aberta até que você feche ela também.

Pronto! Agora sempre que quiser, pode usar o Opera Mini no seu PC, e se for o caso, até economizar em seu plano de dados.

Qual é o melhor navegador para celular? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares