Sistemas Operacionais

28/07/2014 11h44 - Atualizado em 28/07/2014 11h45

Veja quatro maneiras de forçar o encerramento de aplicativos no Mac OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Programas que travam existem em qualquer sistema e no Mac OS X não é diferente. Mas essa plataforma dispõe de boas opções para resolver esse problema. Se você ainda não conhece nenhuma, aprenda neste tutorial as quatro maneiras de forçar o encerramento de um software no OS da Apple.

Confira oito dicas para começar a usar seu Mac

Mac OS download (Foto: Reprodução)Existe mais de um jeito de fechar programas no OS X, conheça (Foto: Divulgação/Apple)


1) Forçar o encerramento usando a Dock do OS X

A maneira mais fácil de forçar o fechamento de um aplicativo é usando a Dock combinada com a tecla "Option". Veja como fazer:

Passo 1. Na Dock, clique com o botão direito do mouse no ícone do aplicativo que não responde para exibir um menu de opções;

Menu do aplicativo antes de pressionar a tecla Option (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu do aplicativo antes de pressionar a tecla "Option" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Segure a tecla “Option” (ALT, em teclados para PC) e a opção “Encerrar” irá mudar para “Forçar Encerrar”. Clique nesse item e o programa será fechado a força.

Menu do aplicativo depois de pressionar a tecla Option (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Menu do aplicativo depois de pressionar a tecla "Option" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

2) Usando a janela “Forçar Encerrar Aplicativos”

Quem prefere “ver” os aplicativos abertos antes de fechar pode usar este método:

Passo 1. Pressione simultaneamente as teclas "Command + Option + Escape" (Windows + ALT + ESC, em teclados para PC) no seu Mac para abrir a janela “Forçar Encerrar Aplicativos”;

Passo 2.  Na janela que aparece basta selecionar o nome do aplicativo que não está mais respondendo e clicar no botão “Forçar Encerrar”, para finalizar o aplicativo imediatamente.

Usando a janela Forçar Encerrar Aplicativos para fechar aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Usando a janela "Forçar Encerrar Aplicativos" para fechar aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

3) Forçar o encerramento usando um atalho de teclado

Passo 1. Selecione o programa que não está respondendo para colocá-lo em primeiro plano. Você pode fazer isso simplesmente clicando com o botão direito no ícone do aplicativo na Dock, e selecionar "Exibir/Mostrar tudo/ Mostrar todas as janelas", dependendo do programa problemático;

Mostrando todas as janelas de um aplicativo para poder fechar a problemática (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Mostrando todas as janelas de um aplicativo para poder fechar a problemática (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Uma vez que o aplicativo está em primeiro plano, simplesmente segure as teclas "Command + Option + Shift + Escape" (Windows + ALT + Shift + ESC, em teclados para PC) por dois segundo até que o aplicativo seja fechado definitivamente.

4) Forçar o encerramento usando o Monitor de Atividade

Por fim, para ter uma visão geral e completa dos aplicativos antes de fechá-los, faça este procedimento:

Passo 1. Abra o "Monitor de Atividade no seu Mac", digitando o nome dele no Spotlight. Ou navegue no Finder até a pasta “Aplicativos”, para abrir a pasta “Utilitários” e clicar no item “Monitor de Atividade”;

Abrindo o Monitor de Atividade no Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o Monitor de Atividade no Finder (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Dentro do programa, clique na aba “Energia” para ver todo os aplicativos que estão sendo executados. Se você não puder ver o aplicativo que não responde aqui, procure por ele manualmente, usando o campo de pesquisa;

Passo 3. Selecione o programa que não responde e clique no botão “X”, que fica na barra superior do "Monitor de Atividade";

Fechando um aplicativo com o Monitor de Atividade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fechando um aplicativo com o Monitor de Atividade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Agora, você já conhece várias opções para fechar programas no OS X. Escolha qual for mais conveniente e não deixe que nenhum softwares problemático atrapalhe o funcionamento da máquina.

O OS X Mavericks pode ser instalado em um MacBook White? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares