28/08/2014 18h03 - Atualizado em 28/08/2014 18h03

Como adicionar aplicativos ao menu de contexto do Windows

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Caso precise executar um aplicativo com frequência, criar um atalho para ele no menu de contexto do Windows pode facilitar sua vida. Com algumas alterações no Registro do Sistema, é possível adicionar qualquer aplicativo e acessá-lo com o clique do botão direito do mouse em pastas do Windows Explorer e na área de trabalho.  

Como usar o teclado como mouse e controlar o cursor com comando numérico

Atalho para o  Bloco de notas no menu de contexto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Atalho para o Bloco de notas no menu de contexto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 1. Pressione “WinKey + R”, entre com o comando “regedit.exe” (sem aspas) e pressione “OK”;

Executando o Registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Executando o Registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. No “Editor de Registro do Windows”, vá até “HKEY_CLASSES_ROOT / Directory / Background / shell”;

Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Editor de Registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Clique com o botão direito do mouse sobre “shell”, aponte para “Novo” e clique em “Chave”. Nomeie a pasta com o nome do aplicativo que você quer adicionar;

Adicionando nova chave (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando nova chave (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Clique com o botão direito do mouse sobre a chave criada, aponte para “Novo” e clique em “Chave”. Dessa vez, digite “command” (sem aspas) para o nome da chave;

Crie uma subchave dentro da chave criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Crie uma subchave dentro da chave criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Dentro da chave “command”, na coluna da direita, dê um duplo clique sobre o item “(Padrão)” para editá-lo. No campo “Dados do valor”, digite o caminho para o aplicativo entre aspas;

Digite o caminho para o executável do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Digite o caminho para o executável do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Para evitar erros de digitação, no Windows Explorer, pressione a tecla “Shift” e clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo executável (.exe) do aplicativo. No menu de contexto, clique em “Copiar como caminho”. Feito isso, volte ao Editor de Registro e cole.

Copiando caminho para o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Copiando caminho para o aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dessa forma, será possível abrir o aplicativo através do menu de contexto na área de trabalho ou em qualquer pasta do Windows Explorer. A mudança entra em vigor imediatamente sem a necessidade de reiniciar o computador.

Qual o melhor antivirus para instalar no windows 8? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares