Internet

12/08/2014 07h54 - Atualizado em 12/08/2014 07h55

Como enviar mensagens sem usar o Facebook Messenger

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Após a polêmica sobre os termos de uso do Facebook Messenger, muitos usuários se negaram a instalar o aplicativo no smartphone - que agora é obrigatório - para continuar a trocar mensagens particulares com os amigos na rede social. Recentemente, o app do Facebook perdeu a função de chat.

Como usar o Facebook Messenger? Veja como aproveitar ao máximo o chat

Facebook Messenger vai ganhar um companheiro (Foto: Divulgação Facebook) (Foto: Facebook Messenger vai ganhar um companheiro (Foto: Divulgação Facebook))Como enviar mensagens no Facebook sem usar o Messenger no seu celular (Foto: Divulgação Facebook)


Toda a discussão gira em torno das permissões que o mensageiro do Facebook solicita ao usuário ao ser instalado em dispositivos Android.

Whatsapp ou Facebook Messenger? Opine no Fórum do TechTudo. 

Entre elas: estão a capacidade de tirar fotos, gravar vídeos e gerir as mensagens SMS do aparelho. Por mais que o Facebook tenha esclarecido que se tratam de permissões comuns a todos os aplicativos de mensagens para smartphones, há quem não queira entregar seus dados para a maior rede social do mundo.

Embora o Messenger tenha muitos recursos e seja fácil de usar (veja dicas), há uma alternativa para escapar e continuar enviando mensagens no seu smartphone ou tablet sem precisar instalar o aplicativo.

A dica é muito simples: basta usar o navegador do celular ou tablet para acessar a página do Facebook móvel. Por mais que a função de chat seja banida no aplicativo primário, na versão "mobi" deverá permanecer:

Passo 1. Acesse m.facebook.com e entre com seu nome de usuário e senha;

Acesse o Facebook pelo navegador do celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o Facebook pelo navegador do celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Toque no canto superior esquerdo da janela para abrir o menu lateral e, em seguida, toque em “Mensagens”;

A função de chat fica na barra lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: A função de chat fica na barra lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves))A função chat no Facebook fica na barra lateral esquerda, bem fácil de acessar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)





Pronto! É certo que a experiência é muito inferior à oferecida por um aplicativo nativo como o Messenger pode proporcionar. Mas, ainda assim, pode ser o suficiente para quem não gostou nada das imposições da rede social aos seus usuários. Portanto, se você é um desses, vale a pena testar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Silva
    2016-09-20T10:36:36

    Desatualizado. Já não dá mais pra usar através do navegador comum.

  • Ricardo Santos
    2016-06-30T02:36:34

    Agora não funciona mais no navegador kkkkk

  • Gildenclecio Moraes
    2014-08-12T16:55:08

    1 em 2.

  • Jonathas Oliveira
    2014-08-12T15:34:33

    Eu achei isso uma palhaçada porque sabem que o aplicativo Facebook do celular que você vê os posts, falam com amigos, add pessoas somente em um app...dai o messenger só manda msgs... Dahora á vida :/

  • Teste
    2014-08-12T18:17:26

    Clica em instalar > 2x o Home > entra no app dnv > clica no messenger e tcharamm \o/ pelos menos no iOS da pra burlar desse jeito. Pelo andoid tenta parecido

  • Jeferson Silva
    2014-08-12T16:38:15

    Galera Tenho um Iphone, e não estou conseguindo fazer este procedimento, o face esta obrigando a instalar o messenger, isso é pq o sistema é IOS ou não tem nada a ver ? tem alguma saída ?

  • Snake Plissken
    2014-08-12T14:30:55

    Facebook é isso aí, querem forçar os usuários a se comportar como convém a eles. Na boa, se o uso de algum aplicativo precisa ser "forçado", então este não dever ser utilizado e sim ignorado pelos usuários. Não precisamos de Facebook, se libertem!

  • Wallace Ferreira
    2014-08-12T14:15:07

    Mais