07/08/2014 07h00 - Atualizado em 07/08/2014 07h00

Como melhorar o sinal do Wi-Fi usando uma lata de alumínio?

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Melhorar o sinal do Wi-Fi usando uma lata de aluminío é mito ou verdade? Pode parecer mentira, mas este tech hack prova que é possível gastar quase nada para aumentar a recepção do sinal em uma média em duas barras. Para aprender a fazer isso, siga as dicas do tutorial.

Como conseguir conexão wireless para toda a casa? Confira

Material necessário para este tutorial (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Material necessário para este tutorial (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Passo 1. Separe os itens que você vai precisar: uma lata de alumínio, uma tesoura, um estilete, uma fita adesiva e uma caneta hidrográfica;

Passo 2. Lave bem a lata de alumínio e retire o anel;

Lata de alumínio sem anel de lacre (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lata de alumínio sem anel de lacre (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 3. Com a caneta hidrográfica, trace uma linha circular na extremidade da lata oposta à abertura, conforme a imagem abaixo;

Linha na lata traçada com caneta marcador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Linha na lata traçada com caneta marcador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 4. Repita o procedimento na outra ponta da lata de alumínio, mas nesta extremidade deixe um espaço de aproximadamente dois dedos sem o tracejado. Esta área sem traço deve ficar exatamente abaixo da abertura de beber da latinha;

Traço na extremidade da lata com abertura (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Traço na extremidade da lata com abertura (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 5. Agora faça uma linha ligando os dois traços, desenhada no lado vertical oposto ao da abertura da lata de alumínio;

Linha vertical do lado oposto ao da abertura da lata (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Linha vertical do lado oposto ao da abertura da lata (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 6. Com o estilete, corte a base e o topo da lata seguindo as linhas traçadas. Faça isso em uma superfície plana e firme, tendo o cuidado de segurar a latinha o mais longe possível do estilete, para não se cortar;

Base da lata sendo cortada com estilete  (Foto: Raquel Freire/ TechTudo)Base da lata sendo cortada com estilete (Foto: Raquel Freire/ TechTudo)


Passo 7. Use a tesoura para cortar a lata verticalmente;

Use a tesoura para cortar lata verticalmente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Use a tesoura para cortar lata verticalmente (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 8. Abra a lata de alumínio cuidadosamente, de forma que pareça um radar. Segure alguns minutos nessa posição para que a peça mantenha o formato aberto;

Lata de alumínio aberta como um radar (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lata de alumínio aberta como um radar (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 9. Cole a fita adesiva na parte inferior da lata, sem obstruir a abertura original destinada à bebida;

Fita adesiva colada na base da lata (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Fita adesiva colada na base da lata (Foto: Raquel Freire/TechTudo)

Passo 10. Por fim, coloque a lata de alumínio no roteador. A antena deve ficar dentro do buraco de abertura da lata e o alumínio atrás da antena, de forma que as ondas sejam projetadas para frente, conforme o modelo abaixo.

Lata de alumínio posicionada no roteador (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lata de alumínio posicionada no roteador (Foto: Raquel Freire/TechTudo)


Pronto! Gastanto o mínimo e com um pouco de trabalho é possível turbinar o sinal do seu roteador.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valdery Santos
    2016-01-10T17:25:42  

    Mas tem que ser latinha de energético tipo, Red Bull, Monster... o sinal fica potente mesmo!

    recentes

    populares

    • Valdery Santos
      2016-01-10T17:25:42  

      Esqueceu de dizer que com as latinhas da Pepsi edição especial Star Wars o sinal chega a outro planeta.

    recentes

    populares

    • Valdery Santos
      2016-01-10T17:25:42  

      Outro planeta!!! kkkkkkkkkkkkkk

  • Alexsander Rodrigues
    2014-08-10T19:45:51  

    e quando o modem for antena interna (como o meu) ?

    recentes

    populares

    • Alexsander Rodrigues
      2014-08-10T19:45:51  

      kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexsander Rodrigues
      2014-08-10T19:45:51  

      kkkkkkkkkkkkk

  • Vanderson Lopes
    2016-01-30T10:47:26

    Uma dica, arredonde as quinas da latinha, se alguém esbarrar nelas sem querer, provavelmente irá se cortar. Se tiver crianças em casa principalmente.

  • Peter Duck
    2014-08-07T16:37:44  

    Acabei de fazer . Deu tão certo que, estou pegando sinal de Marte , Netuno e, acreditem, já consegui até descobrir um cometa desconhecido pela humanidade e a milhões de quilômetros luz que me fornece 10 TB por milésimo de segundo . Também estou pegando o sinal de rádio do Acre .Finalmente , o Acre existe e tem internet . Aleluia irmãos , o Acre existe .

    recentes

    populares

    • Peter Duck
      2014-08-07T16:37:44  

      Milhões de anos luz**

    recentes

    populares

    • Peter Duck
      2014-08-07T16:37:44  

      Estava achando que era verdade, mas ai você inventou a história de que achou internet no Acre e vi que era mentira. :(

  • Marcia Rodrigues
    2016-01-14T09:13:50

    Acabei de fazer e deu super certo. Consegui sinal na sala e na cozinha, que era meu problema. Valeu techtudo.

  • Elson Melaceta
    2014-08-08T02:39:54  

    Esses d-link são umas verdadeiras pragas invadiram o mercado por ser mais em conta, mas não funcionam o wifi. Usuário fica achando que o problema é da conexão/operadora, mas é o roteador que não consegue fazer o stream de um vídeo num tablet, Note,CEL, da erro em login da PSN. Nesse ultimo caso foi assim que contatei que o problema era roteador e não operadora, meu ps3 pelo wifi dava até erro pra conectar na PSN e jogar sem chance, dai comprei um cabo de 20 metros pra ir do modem no andar de cima até a sala e funcionou bem. Aí como não iria ficar com cabo no meio da casa comprei um CISCO.

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-08-08T02:39:54  

      Mais um usuário de D-Link falsificado insatisfeito!!!! KKKKKKK

    recentes

    populares

    • Elson Melaceta
      2014-08-08T02:39:54  

      comprei ambos na americanas . com, já ouvi todo tipo de reclamação contra eles, menos que vendem produtos falsificados, pelo que sei eles negociam direto com o fabricante.

  • Erosc
    2015-09-08T15:54:25  

    Alguém pode me dizer se caneta preta pode no lugar da azul.

    recentes

    populares

    • Erosc
      2015-09-08T15:54:25  

      e a minha não deu certo acho que usei a marca da lata do refrigerante errado, deve ter sido por isso kkkkk

    recentes

    populares

    • Erosc
      2015-09-08T15:54:25  

      so comentario besta kkkkkkkkk

  • Willian Costa
    2015-11-27T13:02:49

    Eu usei uma lata de energético da marca "Monster" que é uma lata maior e cobriu toda a antena, de certa forma pra dizer que não melhorou, melhorou um pouco o sinal, que antes não chegava no meu quarto que estava 4 paredes após o local do roteador...

  • Max Bagé
    2015-11-25T13:41:04

    Bah.. compra antena com mais dbi, faz um site survey escolhe um canal melhor e aumenta a potência!!! claro cuidado com a interveniência!

  • Rafael Fischer
    2015-11-17T00:54:14

    que coisa inutil

  • Carla Faria
    2015-06-28T19:06:43  

    Por um instante achei que tinha melhorado mudou de 0 pauzinhos para 3 mais fica oscilando as vezes 2 as vezes 0 não sei o que faço meu roteador é um tplink novo de 2 antenas não sei se configurei errado o roteador ta muito ruim a internet.

    recentes

    populares

    • Carla Faria
      2015-06-28T19:06:43  

      Errado Evando, nada tem a ver a operadora de internet com a qualidade do sinal do Wifi. Velocidade da internet sim tem a ver com a operadora... intensidade do sinal de Wifi tem a ver SOMENTE com o roteador (qualidade, configuração, posicionamento, etc.). Eu tenho NET, a velocidade é a contratada e meu sinal de wifi cobre todo o meu apartamento, que é grande, com perfeita intensidade (com roteador de boa qualidade, bem configurado e posicionado).

    recentes

    populares

    • Carla Faria
      2015-06-28T19:06:43  

      Sem precisar de latinha, nem de antena especial, galho de arruda, reza, exorcismo... nada! Só o roteador mesmo. ;)

  • Marcos França
    2015-05-18T15:33:23  

    Aqui em casa substituí a lata de refri por um tonel de 200 Lts. Tive que trocar o o estilete e a tesoura por uma serra de metal e a fita por uma placa de asfalto. Deu certo. Estava com o alcance de 50 metros mais ou menos. Agora consigo sinal do meu Wi-Fi a 3 Km. Show mesmo. Recomendo.

    recentes

    populares

    • Marcos França
      2015-05-18T15:33:23  

      Extraterrestres*

    recentes

    populares

    • Marcos França
      2015-05-18T15:33:23  

      kkkkkkk...muito bom!

  • Erosc
    2015-09-08T15:52:24

    pode ser caneta preta?

  • Erosc
    2015-09-08T15:50:55

    Não tenho caneta azul,pode ser preta?

  • Antonio Ferreira
    2015-09-08T01:44:31

    Que gambiarra!

  • Seu Corintiano
    2015-08-30T12:53:04  

    Adoro o site da globo, me divirto com os comentários hilários que encontro em cada matéria publicada....

    recentes

    populares

    • Seu Corintiano
      2015-08-30T12:53:04  

      kkkkkkk... verdade

  • Blue Angel
    2015-03-30T10:54:33  

    E quem não tem antena?????.......O meu é roteador sem antena!!!!!!

    recentes

    populares

    • Blue Angel
      2015-03-30T10:54:33  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Blue Angel
      2015-03-30T10:54:33  

      >:( :p

  • Max Oliveira
    2015-06-28T17:27:49  

    vivendo e aprendendo.

    recentes

    populares

    • Max Oliveira
      2015-06-28T17:27:49  

      GOSTO DESTAS OPINIOES POIS SAO DE GRANDE GOSADORES.PARABENS

  • Renato Bernardo
    2015-03-30T08:58:36  

    joga pra frente o sinal e se o WiFi estiver no meio da casa como faz quando estiver atras dele huahuahuahua

    recentes

    populares

    • Renato Bernardo
      2015-03-30T08:58:36  

      VOU TESTAR, UMA ANTENA PARABÓLICA É MAIOR....KKKK

  • Leonardo Souza
    2015-06-28T20:34:47  

    Eu não tenho a lata de Coca-Cola Light igual à que está na foto, pode ser Pepsi?

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2015-06-28T20:34:47  

      Kkkkk

  • Arnaldo Baldez
    2015-05-20T21:23:37  

    bom para atrair raio em dias de relâmpagos! cada mané no mínimo esta pesquisa foi feita pelo dono da loja de antena hahaha

    recentes

    populares

    • Arnaldo Baldez
      2015-05-20T21:23:37  

      Conhece algum caso onde uma lata de alumínio atraiu algum raio?????? Se a vida fosse baseada nessa tua lógica, fábricas seriam devastadas em dias de chuva... distribuidoras de bebidas, supermercados, mercearias, padarias, vendinhas seriam todas destruídas pelos raios. Entenda uma coisa: O raio atinge o ponto mais alto, do nosso ponto de vista. Isto é: Ele atinge o que encontrar primeiro. A probabilidade de um raio atingir uma casa é a mesma de eu ou você ganharmos na mega-sena! Atingir uma lata, dentro de uma casa, torna isso quase impossível!

  • Fernando Quaresma
    2015-04-05T23:14:45  

    Só acredita nisso os eleitores do PT.

    recentes

    populares

    • Fernando Quaresma
      2015-04-05T23:14:45  

      Não sou eleitor do PT mas conheço de eletrônica, e o que a lata vai fazer é pegar o sinal que iria para traz e projetar para frente aumentando a intensidade.

    recentes

    populares

    • Fernando Quaresma
      2015-04-05T23:14:45  

      Não sou eleitor do PT mas conheço de eletrônica, e o que a lata vai fazer é pegar o sinal que iria para traz e projetar para frente aumentando a intensidade.

  • Leandro Coxan
    2015-05-18T19:42:29  

    Aqui em casa coloquei o reservatório do caminhão pipa, fiz o orçamento com o serralheiro e saiu barato, agora o sinal chega RIO x São Paulo.. kkk

    recentes

    populares

    • Leandro Coxan
      2015-05-18T19:42:29  

      kkkkkkkkk... morri... manda a senha aqui prá mim. uhauhauha

  • Fabiano Soares
    2015-05-18T16:00:48

    se ta de brincadeira kkkkkkk

  • Leandro Chicutti
    2015-04-05T23:05:34  

    Aqui em casa funcionou bem. Usei um balde de alumínio, o sinal pega no Bairro inteiro com internet de 600 Megas.

    recentes

    populares

    • Leandro Chicutti
      2015-04-05T23:05:34  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk