Internet

12/08/2014 09h30 - Atualizado em 12/08/2014 09h30

Como ouvir música no Google Drive

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Serviços de streaming de música estão ganhando mais espaço no país, mas há quem não queira pagar uma mensalidade para ouvir música online. Para esses casos, há uma maneira de usar um serviço muito popular para armazenar seus próprios arquivos de áudio e fazer o streaming gratuito: o Google Drive. Aprenda como ouvir música online com o "Music Player for Google Drive" e escute canções em .mp3 ou em vários outros formatos sem sair da nuvem do Google.

Descubra quem pode ver seus arquivos do Google Drive com WhoHasAccess

Aprenda a ouvir músicas e criar playlists no Google Drive (Foto: Arte/TechTudo)Aprenda a ouvir músicas e criar playlists no Google Drive (Foto: Arte/TechTudo)

Passo 1. Abra o Google Drive e crie uma pasta para suas músicas. Usando o app para Android ou iOS ou a versão web, faça o upload de arquivos de áudio nos formatos MP3, MP4, AAC, M4A, OGGn, WAV, webm ou ID3 Tag v1 e v2as;

Faça o upload de suas músicas para uma pasta do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça o upload de suas músicas para uma pasta do Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No desktop usando o Google Chrome ou Mozilla Firefox, baixe a extensão Music Player For Google Drive;

Passo 3. Conecte o aplicativo web à sua conta do Google cadastrada no Drive. É possível fazê-lo usando mais de uma conta;

Conecte sua conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte sua conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Abra o Music Player For Google Drive e clique em “Add files from Google Drive” (Adicione arquivos do Google Drive);

Adicione suas músicas ao player na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione suas músicas ao player na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. O programa lista automaticamente os últimos arquivos de áudio modificados, mas também é permitido navegar até a pasta de músicas recém criada. Marque as músicas que deseja ouvir e clique em “Select” (Selecionar);

Escolha as faixas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha as faixas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Após alguns segundos de carregamento, as faixas começam a tocar automaticamente. É possível mudar a ordem de playback arrastando os itens na lista ou excluí-los, clicando no “X” ao lado.

O controle de reprodução conta com os botões básicos de Play, Pausa, Stop (Parar), Repeat (Repetir), Shuffle (função aleatório) e volume;

Playback inicia automaticamente. Reordene ou exclua as faixas indesejadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Playback inicia automaticamente. Reordene ou exclua as faixas indesejadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. (Opcional) Além disso, é possível criar playlists por gênero, artista ou outro tipo qualquer, como um serviço de streaming de músicas pago. Para isso, clique no canto inferior direito da janela e dê um nome em seguida.

Crie uma lista de reprodução (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie uma lista de reprodução (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Feito! Basta então subir suas músicas para pasta do Drive e aproveitar o recurso totalmente gratuito. São 15 GB de espaço sem custos oferecidos pelo Google, o bastante para guardar centenas de faixas de áudio de sua preferência – em alguns casos, é possível obter pacotes promocionais de parceiros e ganhar até 100 GB a mais.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paulo Pupin
    2016-03-30T14:12:31

    Vcs tem algum video que mostre passo a passo o modo de operar Music Play.

  • Paulo Pupin
    2016-03-30T14:09:31

    Minha dificuldade esta sendo que as musicas não tocam a sequencia, toda vez tenho que dar comando para a próxima musica. Onde estou cometendo erro.