27/08/2014 10h31 - Atualizado em 27/08/2014 10h31

Hohokum: como jogar a jornada psicodélica para PlayStation 4, PS3 e Vita

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

Hohokum é uma divertida experiência psicodélica para PlayStation 4, PlayStation 3 e PS Vita, a qual oferece uma rica e misteriosa jornada através de vários mundos. Porém, essa aventura pode ser muito abstrata e confusa para jogadores no início. Confira como jogá-la.

Confira nosso review completo de Hohokum

Aprenda como jogar e tente entender Hohokum (Foto: gamer.nl)Aprenda como jogar e tente entender Hohokum (Foto: gamer.nl)

O que é Hohokum?

Inicialmente Hohokum não explica exatamente o que é, se seria um jogo, um quebra-cabeça ou apenas uma experiência relaxante para o usuário. Este tutorial irá explicar do que o jogo se trata, então se quiser ter a surpresa de descobrir sozinho o que é Hohokum, evite ler adiante.

Controles

Controle
Função
Analógico esquerdo Mover-se 
Analógico direito Zoom  
Acelerar  
Círculo Desacelerar  
Quadrado Fechar o olho 
L / R Acelerar em uma direção 

Abrindo portais

Ocasionalmente você encontrará em certas fases várias esferas organizadas em um círculo maior, as quais mudam de cor conforme você as toca. Esses círculos são na verdade portais, bastando tocar em todas as esferas para abri-los. Quando essa “janela” para outro mundo surgir basta entrar por ela para ser levado para outro mundo.

Portais são indicados por várias esferas organizadas em círculos, ativados ao tocar em todas (Foto: ign.com)Portais são indicados por várias esferas organizadas em círculos, ativados ao tocar em todas (Foto: ign.com)

Resgatando seus amigos

Seu objetivo em Hohokum, apesar de inicialmente não ser revelado, é resgatar criaturas semelhantes a você, linhas com olhos na ponta, presumidamente seus amigos. Cada mundo possui uma dessas criaturas escondida, aprisionada, perdida, esperando que você a leve de volta para casa.

Para tanto você precisará realizar alguma ação em cada um desses mundos, porém não há qualquer dica sobre o que exatamente você precisa fazer. Alguns mundos revelam seus objetivos facilmente, outros se resolvem ao acaso e há ainda os que são quebra-cabeças dificílimos de se entender.

Como interagir

Praticamente todo objeto que você toca em Hohokum reage de alguma maneira, seja emitindo um efeito sonoro, mudando de forma ou balançando. Nenhum objeto, com exceção de seres vivos, irá se destacar especialmente do cenário para indicar que é possível interagir com ele, então explore bastante qualquer coisa que parecer curiosa.

Interação com cenários e personagens tem efeitos diversos em Hohokum (Foto: Divulgação)Interação com cenários e personagens tem efeitos diversos em Hohokum (Foto: Divulgação)

Alguns objetos reagem de maneira diferente dependendo da velocidade que você passa por eles, então experimente prestar atenção em certas reações. Vasos não são derrubados se você bater de leve, mas serão quebrados se vier com toda velocidade.

Em outros casos o seu objetivo pode ser não encostar em certas coisas. Alguns monstros ou certos tipos de vegetação podem reagir mal se você esbarrar neles, mas terem outro tipo de reação se você passar devagar ou desviar de certas partes para encostar em outras.

Fique atento também para não ficar obsessivo com a reação de certos objetos ou criaturas. Os mundos do jogo são muito ricos e só porque aquele objeto tem uma reação curiosa ou até mesmo uma cena própria que para o jogo para ser exibida, não significa que ele esteja ligado à solução daquele mundo.

Nem todos os objetos que respondem a sua interação fazem parte do seu quebra-cabeça (Foto: beefjack.com)Nem todos os objetos que respondem a sua interação fazem parte do seu quebra-cabeça (Foto: beefjack.com)

Dicas para começar

Como Hohokum é muito abstrato, pode levar horas até você conseguir resolver seu primeiro mundo, assim como pode levar poucos minutos também. Aqui vão algumas dicas para tentar resolver os primeiros mundos, mas caso você deseje tentar resolvê-los sozinho, não siga lendo adiante.

No mundo do parque de diversões, um dos mais marcantes do jogo, você precisará repor peças perdidas de uma montanha russa. São várias missões a serem realizadas para conseguir cada peça, envolvendo levar visitantes de um lado para o outro. A missão que a maioria das pessoas não percebe é a de acender luzes. Há uma máquina que eletrifica seu personagem e permite que ele acenda uma série de luzes penduradas.

Alguns mundos são bem mais óbvios, como o mundo dos vasos onde basta quebrar todos, o mundo da festa de casamento onde sua função é carregar os garçons e levar bebidas para todos os convidados e a fase da caverna subterrânea com um personagem segurando um lampião, na qual basta levá-lo até o fim do caminho.

Este elefante é o que há mais próximo de um chefe em Hohokum (Foto: nerdist.com)Este elefante é o que há mais próximo de um chefe em Hohokum (Foto: nerdist.com)

Há ainda o que poderia ser considerado um “chefão”, o enorme elefante que precisa ser derrotado para liberar seu amigo. Nessa fase você precisará ir para a parte de baixo da ilha, fazer uma planta florescer na parte superior e então levar um dos bichos-preguiça para cima. Ele pegar as frutas dessa planta e atirará contra o elefante, bastando que você desvie dos tiros no processo.

Qual jogo de PS Vita vale a pena investir? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares