30/08/2014 09h00 - Atualizado em 06/04/2016 13h25

O que é backup e como fazer?

Lívia Dâmaso
por
Para o TechTudo

Backup é uma cópia de segurança. O termo em inglês é muito utilizado por empresas e pessoas que guardam documentos, imagens, vídeos e outros arquivos no computador ou na nuvem, hospedados em redes online como Dropbox e Google Drive. O objetivo da ação é o usuário se resguardar de uma ocasional perda de arquivos originais, seja por ações despropositadas do usuário como perder um CD/DVD e ter um problema com o HD, ou ainda mau funcionamento dos sistemas. Ter uma cópia de segurança permite restaurar os dados perdidos.

Como ver a temperatura do PC?

Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)Disco Rígido precisa de backup na nuvem ou em mídia física; não perca seus dados (Foto: Pond5)

Quem já perdeu informações salvas no PC sabe da importância do backup. Faze-lo regulamente é uma forma de manter os arquivos da cópia de segurança sempre atualizados com o que há no HD. O backup pode ser feito em arquivos salvos no computador, no celular e no tablet, mas o ideal é armazenar cópias em dispositivos diferentes para garantir que não sejam perdidas em caso de roubo, por exemplo. 

Backup no computador

Uma das formas mais simples e rápidas de fazer um backup é com mídia física, gravando os dados em CD, DVD e Blu-ray. Para isso, o Windows oferece diversos programas de gravação que permite ao usuário salvar seus arquivos com segurança. Esses dispositivos são baratos e se usados para fazer uma cópia de segurança de arquivos sigilosos podem ser guardados em lugares seguros, como um cofre. Porém, dependendo da quantidade de arquivos, será necessário vários CDs, DVDs e Blu-rays para fazer o backup completo, o que complicará o controle e organização de todos eles. Além disso, essas mídias podem ser corrompidas ao longo do tempo. O ideal é etiquetar os CDs gravados.

KIT DE DOWNLOADS: Melhores programas para fazer backup no PC com Windows

Quais os melhores programas para backup? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Através do pendrive

Já o pendrive é um dispositivo mais versátil que também pode ser usado para guardar uma cópia de segurança dos arquivos do seu computador. A ferramenta permite o fácil manuseio dos arquivos, podendo levá-los consigo para qualquer lugar. Porém, se o backup reunir um número grande de dados, será preciso um pendrive com grande capacidade de armazenamento ou mais de um dispositivo.

KIT DE DOWNLOADS: Programas para fazer backup no pendrive

HD externo pode ser uma boa opção 

Outra forma bem simples é fazer backup dos arquivos com um HD externo. Este, geralmente, possui um grande espaço de armazenamento, pode ser guardado em um cofre e também se conecta facilmente ao computador.

Arquivos na nuvem

Atualmente, existem diversos serviços online que permitem o armazenamento de arquivos na nuvem, como o Google Drive, Dropbox e SkyDrive - todos contam com planos gratuitos. Já os usuários do Mac podem usar também o iCloud - que também possui um plano grátis - para manter uma cópia de segurança de seus dados. Todos permite acessar os dados online, sem precisar de mídia física.

Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Divulgação) (Foto: Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Divulgação))Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento em nuvem (Foto: Divulgação)


Fazer backups usando estes serviços permite não só manter os arquivos salvos com segurança, como também ter maior facilidade na hora de acessá-los em qualquer outro computador ou dispositivo móvel como tablets e celulares. Com o recurso de nuvem, é possível fazer a cópia de segurança tanto de documentos, fotos e vídeos salvos no computador, quanto nos smartphones ou tablets.

KIT DE DOWNLOADS: Melhores serviços de armazenamento em nuvem

Backup em dispositivos móveis 

Usuários de smartphones e tablets, também podem usar aplicativos para fazer backup de suas fotos, vídeos e outros documentos salvos em dispositivos móveis, como o SMS Backup. O aplicativo disponível para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Para iOS (iPhone), há o iCloud e o iTunes.

KIT DE DOWNLOADS: Melhores aplicativos para fazer backup no Android

Verifique seus arquivos após fazer o backup

Antes de usar qualquer cópia de segurança, é importante verificar se nenhum dos arquivos salvos estão corrompidos, o tempo, humidade e outros fatores podem prejudicar mídias físicas. Para isso é importante realizar testes periódicos para verificar se os dados estão gravados de forma perfeita.

Antes e gravar também é interessante checar se tudo o que você deseja guardar está em perfeito estado para não ter uma surpresa desagradável meses depois, quando for consultar os mesmos dados.

KIT DE DOWNLOADS: Programas para recuperar arquivos no Windows

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo
    2016-09-19T16:56:17

    massa

  • Marcos
    2016-03-16T10:33:22

    Tem muita gente que se desespera quando ocorre algum problema, ou o micro é roubado ou o hd danifica e não abre mais, eles não se dão conta que é dever de cada um julgar o que é importante e se prevenir fazendo backup destes arquivos.