Internet

14/08/2014 07h30 - Atualizado em 14/08/2014 07h30

QuickDrop oferece acesso ao Dropbox em apenas um clique; saiba como

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Dropbox é um dos serviços de armazenamento na nuvem mais populares do mundo, e por isso a quantidade de programas desenvolvidos para trabalhar em conjunto com ele é grande. Um exemplo é a extensão QuickDrop, que adiciona um botão do Dropbox no Google Chrome e permite gerir os arquivos guardados ali – um excelente recurso, especialmente para donos de Chromebooks. Confira a seguir como usar a ferramenta.

Veja como ouvir música no Google Drive

Dropbox (Foto: Reprodução/Dropbox)Aprenda a usar o QuickDrop, extensão que agiliza o acesso ao Dropbox no Chrome (Foto: Reprodução/Dropbox)

Instalação

Passo 1. Baixe o QuickDrop no TechTudo Downloads e aguarde até que o arquivo CRX seja instalado no navegador;

Passo 2. Clique no ícone do QuickDrop no Chrome e abra suas configurações;

Abra as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no botão “Authorize” (Autorizar) para conectá-lo à sua conta do Dropbox;

Incie o processo de autorização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o processo de autorização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Insira e-mail e senha da conta do Dropbox;

Entre com as credenciais do Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Entre com as credenciais do Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique em “Allow” (permitir) para finalizar o processo de permissão;

Conceda a permissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conceda a permissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Configuração

Passo 1. Defina a pasta para a qual o QuickDrop irá enviar os arquivos via Chrome. Por padrão, os itens são colocados na raiz, mas você pode designar outra pasta – com o nome “QuickDrop”, por exemplo – desde que já a tenha criado manualmente no Dropbox, seja no acesso web ou via PC;

Mude o caminho de destino, caso desejado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o caminho de destino, caso desejado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2.  Determine o comportamento de arquivos de mesmo nome. A primeira opção os renomeia e mantém possíveis duplicatas, e a segunda sobrescreve o item;

Configure o comportamento de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure o comportamento de duplicatas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Defina o padrão de data e hora. Ao final, clique em “Save settings” (Salvar configurações);

Defina padrões de data e hora e salve tudo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Defina padrões de data e hora e salve tudo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesso aos arquivos

Ao clicar no ícone do QuickDrop no Chrome, uma janela exibe todas as pastas da conta conectada. Clique em “Actions” (Ações) para renomear o arquivo, baixá-lo ou obter um link para compartilhar em qualquer lugar. Infelizmente, não é possível mover os arquivos de lugar.

Baixe, renomeie e obenha links dos arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe, renomeie e obenha links dos arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Download da web

Uma das grandes vantagens do QuickDrop é sua capacidade de obter arquivos da web e guarda-los diretamente no seu Dropbox. Para isso, basta clicar com o botão direito sobre uma imagem ou arquivo e selecionar “Download to Dropbox.

Transfira imagens e arquivos da web direto para o Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Transfira imagens e arquivos da web direto para o Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Upload do desktop

É muito simples fazer o upload de arquivos armazenados no computador para o Dropbox usando o QuickDrop, caso o programa oficial não esteja instalado. Arraste o arquivo para o Chrome e você verá um campo em branco escrito “Drag your file here” (Arraste o arquivo aqui), onde basta soltá-lo para subi-lo à nuvem.

Arraste arquivos do PC para o Chrome para guardar no Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Arraste arquivos do PC para o Chrome para guardar no Dropbox (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Os usos do QuickDrop são variados, servindo desde a usuários com Chromebooks, cujo sistema não é compatível com o app nativo do Dropbox, até a quem deseja usar o armazenamento em nuvem em um computador emprestado. Afinal, o acesso ao Dropbox pode ser concedido e revogado com a simples instalação de uma extensão no Chrome.

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares