Tablet

26/09/2014 09h10 - Atualizado em 26/09/2014 09h10

Motorola Alerta: veja como usar o app para situações de emergência

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Saber como usar o Motorola Alerta pode ser crucial para escapar de uma situação de perigo. Disponível para aparelhos da fabricante, o app permite montar uma verdadeira rede de segurança com pessoas em quem o usuário confia, que estarão a postos para ajudar no que for preciso. Veja as dicas abaixo e domine o aplicativo para Android.

Tem um smartphone Motorola? Veja como usar o app Assist

Configurações iniciais

Passo 1. Ao entrar pela primeira vez no Motorola Alerta, clique em “Começar”

Destaque para botão Começar na tela inicial do Alerta Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão "Começar" na tela inicial do Alerta Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na tela seguinte, o app pedirá autorização para acessar seus contatos, localização e usar rede móvel ou Wi-Fi. Clique em “Eu concordo”;

Passo 3. Será mostrada sua lista de contatos telefônicos. Selecione as pessoas que você deseja que façam parte da sua rede de emergência e clique em “Próximo”;

Contatos de emergência selecionados e destaque para botão Próximo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Contatos de emergência selecionados e destaque para botão "Próximo" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Será aberta uma caixa perguntando se você quer enviar uma mensagem informando às pessoas selecionadas que elas são seus contatos de emergência. Clique em “Enviar mensagem” caso queira ou em “Não enviar” caso não deseje mandar a notificação;

Passo 5. A próxima etapa é definir o número principal de emergência. É para ele que o Motorola Alerta vai ligar caso você clique no botão “Emergência”, na tela inicial. Selecione uma só pessoa e clique em “Próximo”;

Contato principal de emergência selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Contato principal de emergência selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Na próxima janela, o app permite escolher qual ação executar no modo emergência; Você pode selecionar “Discar número de emergência” para ligar para o telefone definido no passo anterior; “Soar alarme” para que o app dispare um alerta sonoro que chamará atenção dos que estiverem à sua volta; ou “Nenhum”, caso prefira apenas enviar um SMS para seus contatos de emergência gerais. Escolhida uma das três opções, clique em “Concluído”.

Janela de definição das ações no modo emergência (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de definição das ações no modo emergência (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Definindo seus locais

Passo 1. Feitos os procedimentos acima, você será direcionado à tela principal do aplicativo. Clique no retângulo localizado na parte inferior para definir os locais de seu cotidiano;

Destaque para botão que dá acesso à definição dos locais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão que dá acesso à definição dos locais (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na tela a seguir, clique em “Começar”;

Passo 3. Clique no primeiro campo para definir o tipo de local (casa, trabalho, escola etc) e, logo abaixo, digite o endereço, que será mostrado num mapa na parte de baixo da tela. Clique em “OK” no topo da janela;

Endereço de um dos lugares seguros mostrado no mapa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Endereço de um dos lugares seguros mostrado no mapa (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Entre com mais quantos lugares você desejar. Ao concluir, eles serão mostrados em uma lista, abaixo da qual haverá o botão “Próximo”. Clique nele;

Lista dos lugares seguros registrados no Alerta Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lista dos lugares seguros registrados no Alerta Motorola (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Selecione os contatos para os quais deseja enviar alerta automático sempre que sair ou chegar nos lugares definidos. Clique em “Concluído”.

Contatos que serão notificados quando você sair ou entrar nos locais seguros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Contatos que serão notificados quando você sair ou entrar nos locais seguros (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Usando as ferramentas

Passo 1. Na tela inicial, clique em “Encontre-me”, função que permite definir previamente um ponto de encontro para seus contatos de emergência quando você usar o recurso;

Destaque para função Encontre-me na tela principal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para função "Encontre-me" na tela principal (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Digite uma mensagem no campo “Texto da mensagem”, um endereço em “Ponto de encontro” e selecione os contatos no campo “Destinatários”. Essas informações ficarão salvas para quando você resolver usar o recurso. Se quiser mandar o SMS para as pessoas, clique em “Enviar”;

Configuração da mensagem, ponto de encontro e destinatários do recurso Encontre-me (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Configuração da mensagem, ponto de encontro e destinatários do recurso "Encontre-me" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Você voltará para a tela inicial, onde deve clicar em “Siga-me” para configurar esta função. Ela envia sua localização atual às pessoas selecionadas em intervalos de tempo especificados;

Passo 4. Digite o que quiser em “Texto da mensagem” e selecione os contatos que receberão a notificação em “Destinatários”;

Texto e destinatários do Siga-me definidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Texto e destinatários do "Siga-me" definidos (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Clique no campo “Enviar atualização de local a cada” e escolha um intervalo de tempo (5, 10, 15 ou 30 minutos). Se desejar, marque a caixa “Cancelar quando eu chegar a um local seguro”. Clique no botão “Enviar” para mandar as notificações automáticas;

Botão Enviar do recurso Siga-me em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Botão "Enviar" do recurso "Siga-me" em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Clique no botão “Emergência”, na tela inicial, para executar a ação configurada anteriormente de modo de emergência. Para sair do modo emergência, clique na seta localizada no campo “Modo Emergência” e toque em “Cancelar”.

Destaque para botão Cancelar modo emergência (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão "Cancelar modo emergência" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)




Qual a marca de smartphone com a melhor câmera? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bemdez Mateus
    2015-06-08T20:52:21

    os app e o aparelho é otimo...