06/10/2014 07h00 - Atualizado em 06/10/2014 11h52

Como funciona o Chromecast, famoso gadget do Google para TVs? Entenda

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O Chromecast é um acessório do Google capaz de “transformar” qualquer televisão com uma entrada HDMI em uma Smart TV, porque oferece serviços como o Netflix. O pequeno dispositivo, que lembra o formato de pen drive, é também um transmissor. Ele faz streaming do conteúdo de outros aparelhos, como smartphones e computadores, para a TV. O seu funcionamento é semelhante ao de uma antena, cabo de TV fechada ou até mesmo de uma set-top box.

Veja, abaixo, o vídeo de apresentação do Chromecast

Smart TV ou Chromecast? Veja comparativo e descubra qual vale mais a pena

O Chromecast precisa de Internet para viabilizar essa transmissão de conteúdo e tem que estar conectado à mesma rede sem fio do display que fará o streaming. É bastante simples executar essa configuração. Ela pode ser feita até por celulares, por exemplo. Porém, é preciso certificar-se de que o dispositivo do Google é compatível com todos os aparelhos envolvidos, inclusive a própria TV.

Ele funciona somente com TVs que disponham de conexão HDMI MHL. Também há aplicativos do Chromecast para os sistemas operacionais iOS, Android, Windows, Mac OS e Chromebook Pixel. Já o Windows Phone não tem suporte para streaming de conteúdo para o dongle.

Apps para Chromecast (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Chromecast, do Google, faz streaming de conteúdo de dispositivos para a TV (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Outro ponto importante é saber que há apenas alguns aplicativos compatíveis com o gadget. Mas fique de olho, já que novos apps são disponibilizados com certa frequência. Não deixar de verificar o que ele pode fazer também é importante.

O Chromecast oferece diversas possibilidade, como assistir vídeos do PC na TV, exibir fotos do Google+, ouvir música, passar páginas do navegador e até espelhar as telas de dispositivos Android no televisor. Tudo isso é realizado com a função básica de transmissão de conteúdo, pela mesma rede Wi-Fi a que seu transmissor estiver conectado.

O dongle pode ser encontrado em varejistas por volta de R$ 236 a R$ 249. Recentemente, a Mozilla anunciou um rival "baratinho" para o Chromecast: o Matchstick, que custa apenas US$ 18 (R$ 44, em conversão direta) em projeto de financiamento coletivo no Kickstarter.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vicente Neto
    2015-10-02T11:40:19  

    Maior enganação. não entrem nesse barco furado.

    recentes

    populares

    • Vicente Neto
      2015-10-02T11:40:19  

      Você teve algum problema com seu chromecast? Qual foi? Explique pra nós :-)

    recentes

    populares

    • Vicente Neto
      2015-10-02T11:40:19  

      Vc nao tem um, por isso diz isso, tenho o meu e nao tenho problemas e interte muito meus filhos

  • Luis Carlos
    2014-10-06T18:22:43  

    Ja eu prefiro comprar logo uma smart tv e evitar essas coisinhas de compatibilidades/configurações.

    recentes

    populares

    • Luis Carlos
      2014-10-06T18:22:43  

      Na verdade uma hora sua TV deixará de receber atualizações de software, com o Chromecast isso não vai acontecer.

    recentes

    populares

    • Luis Carlos
      2014-10-06T18:22:43  

      Thiago Ribeiro você tem razão, tenho uma smart TV e ela dificilmente atualiza fora a quantidade mínima de aplicativos disponíveis. Com o chromecast minha TV realmente ganhou inteligência com aplicativos que realmente vale a pena, não estou preso a aplicativos básicos da smart TV. Viva ao chromecast, barato e que supera qualquer expectativa!

  • Thiago Ribeiro
    2016-04-23T02:59:17

    Eu tenho é recomendo. Superou as minhas expectativas.

  • Robismar Silva
    2016-03-29T21:18:29

    Olá boa noite,gostaria de saber se com o crhomecast eu posso assistir canais de TV também, por exemplo Discovery e outros?

  • Bragy Almeida
    2016-02-17T12:41:19

    Vou comprar um. Sem condiçõesd e pagar 1.000 por uma TV smart.

  • Funk Nato
    2014-10-06T11:38:16  

    qualquer smart tv hj roda youtube , netflix .. pagina google , facebook . acho esse equipamento desnecessário e caro !!! vc hj compra uma tv hdtv por 800 reais + o chrome por 199 = a 1000 reais . nao seria melhor ja comprar uma smart 32 polegadas ???

    recentes

    populares

    • Funk Nato
      2014-10-06T11:38:16  

      hum. me passa sua loja onde compro uma smart de 32 pol por 800, , tô indo hj pegar uma. Vc sabe quanto está o salario mínimo? Sabe quantos brasileiros tem poder aquisitivo para ter uma smart tv a hora que der vontade? Hoje escrevo em dezembro de 2015. E no momento, a smartv de 32 mais barata, pela internet sabe-lá-de-onde-vem, custa 900 reais.

    recentes

    populares

    • Funk Nato
      2014-10-06T11:38:16  

      Fala Gian, estou pensando em comprar um. Me diz sobre a qualidade da imagem. Tudo depende do video ser HD ou não né? Se for bom, vai exibir bom na tv ou existe um limitador ou dosador de qualidade que faz com que seja uma qualidade unica basica, mesmo o video da internet sendo HD? Desculpa aí se não fui muito claro rs.

  • Rafael Costa
    2014-10-06T12:56:42  

    Resumo: Gambiarra

    recentes

    populares

    • Rafael Costa
      2014-10-06T12:56:42  

      Das boas. Tenho uma TV de 40 polegadas que não é smart, é bem antiga. Agora, vejo tudo rodando no celular, direto na tela dela, sem fios e conexões confusas. Tô amando essa gambiarra :-)

  • Carlos Ferreira
    2014-10-06T14:26:34  

    Hoje você acha uma aparelho de Bluray com todas as funcionalidades, inclusive com o Netflix por aproximadamente R$ 250,00. Vale mais a pena ter um aparelho como Bluray com todos os seus recursos do que apenas comprar um aparelho desse para transformar usa TV em Smart.

    recentes

    populares

    • Carlos Ferreira
      2014-10-06T14:26:34  

      A moral do chromecast não é esta. Apenas uma utilidade. Uso pra espelhar o celular e o tablet, reproduzir sem fios o conteúdo de gadgets. Mas pra fazer de uma TV comum uma smart, tá sendo ótimo tbm.

  • Maciel Martins
    2014-10-28T09:19:06  

    besteira, se minha TV já pega internet, pra quê que eu vou querer essa parafernalha?

    recentes

    populares

    • Maciel Martins
      2014-10-28T09:19:06  

      Enfia na bunnda!

    recentes

    populares

    • Maciel Martins
      2014-10-28T09:19:06  

      dããããã. Coxinha detected

  • Alfante Beite
    2014-10-06T18:24:40  

    Vídeo muito mal editado. Som foi invertido: o que era para ser música de fundo virou tema principal e a voz da locutora mal dá para se ouvir. Horrível, estagiários!

    recentes

    populares

    • Alfante Beite
      2014-10-06T18:24:40  

      Alfante, mande seu maravilhoso currículo para o TechTudo analisar. Quem sabe você com esse seu "talento" e percepção não é contratado para editar os vídeos.

    recentes

    populares

    • Alfante Beite
      2014-10-06T18:24:40  

      E... o que isso tem a ver com a notícia do Chromecast???? Hum.... coxinha detected no fórum :-\

  • Paulo Gomes
    2014-10-10T21:30:24  

    Não é obrigatório ter hdmi mhl, pois o chromecast ja vem com um cabo USB e um carreador para não ser uma obrigatoriedade ter uma hdmi 1.4. Logo a informação não esta correta em dizer que é obrigatório ter uma hdmi com mhl.

    recentes

    populares

    • Paulo Gomes
      2014-10-10T21:30:24  

      A entrada USB do chromecast é apenas para alimentação.

  • Carlos Barwick
    2014-10-07T11:06:25

    A televisao inteligente ficou Burra!!!

  • Moacir Kurmann
    2014-10-07T08:35:40

    Imitações custam 18 dólares importados da China, vale a pena esperar! :)

  • ROBSON OLIVEIRA
    2014-10-06T10:11:09  

    Alguém aí já teve alguma experiência, positiva ou negativa, com o uso desse acessório?

    recentes

    populares

    • ROBSON OLIVEIRA
      2014-10-06T10:11:09  

      MORO no Brasil, AQUI o preço que pago, paguei e pagaria é R$145,00.

    recentes

    populares

    • ROBSON OLIVEIRA
      2014-10-06T10:11:09  

      COM IPTV Mataria a pau...é bonzinho as vezes da uns bugzinhos de não reconhecer os dispositivos conectados mas ai é só desligar a tv e ligar de novo...mas é chato fazer isso...mas no geral é ótimo

  • Mestre Web
    2014-10-06T21:46:21

    TEM SEUS BUGS...AS VEZES OS DISPOSITIVOS CONECTADOS NÃO FUNCIONAM MAS DE GERAL É ÓTIMO...SE TIVESSE IPTV SERIA FANTASTICO

  • Celia Ribeiro
    2014-10-06T17:55:20

    Comprei há algumas semanas e estou adorando. É fácil de usar, não trava e descomplicado para instalar. Uso para Youtube e Netflix, basicamente, apesar de ter baixado outros aplicativos. Uso o iPhone e o iPad como controle remoto. Um show! Comprei no Mercado Livre por menos de 200 reais.

  • Thiago Ravanhani
    2014-10-06T13:53:56  

    Olha, comprei recentemente em uma viagem ao exterior por 39,00 dólares, e estou achando muito útil, eu já tinha uma smartv mas ela não faz o que este aparelho faz, como espelhar a tela do meu laptop por exemplo, além do que ele é muito mais veloz do que a smartv, tanto para videos como para músicas. Os aplicativos que mais uso são, Netflix, Youtube, Vevo e My Cloud Player (SoundCloud)

    recentes

    populares

    • Thiago Ravanhani
      2014-10-06T13:53:56  

      Então, vou responder as perguntas dos 2 anteriores, é possível instalar o Chromecast em qualquer TV com entrada HDMI, mas para assistir a qualquer coisa você vai precisar ou de um smartphone ou de um computador, pois ele não funciona sozinho. Com relação a segunda pergunta, sobre os videos em flash, acredito que funcione apenas se você estiver espelhando a tela do seu computador, pois como já disse o Chromecast precisa de um smartphone ou um computador para transmitir o conteudo para ele.

    recentes

    populares

    • Thiago Ravanhani
      2014-10-06T13:53:56  

      Thiago Ravanhani, muito obrigado pela sua atenção! Ajudou muito!

  • Schimith45
    2014-10-06T10:44:23  

    Ezcast... faz a mesma coisa. Comprei direto da China por 17 dólares... fica a dica =)

    recentes

    populares

    • Schimith45
      2014-10-06T10:44:23  

      Produto de baixa qualidade, a antena wifi é externa, sofre com diversos engasgos.. Não recomendo.

    recentes

    populares

    • Schimith45
      2014-10-06T10:44:23  

      Polibs Produto de baixa qualidade, a antena wifi é externa, sofre com diversos engasgos.. Não recomendo.

  • felipe piacenço
    2014-10-06T14:52:49

    Comprei, no começo achei ruim, mas melhoraram muito, hoje digo que vale a pena e não me arrependo, basta ter uma TV com entrada HDMI e já era, ele espelha imagem do Chrome direto do PC, está funcionalidade em breve chegará aos smartphones, existem diversos aplicativos que rodam os filmes da sua máquina ou celuar/tablet para o Cast na TV, recomendo com certeza...

  • Klayton Kelvin
    2014-10-06T13:58:18  

    O topo da matéria dizia "Como funciona o Chromecast, famoso gadget do Google para TVs? Entenda" eu li e vi oque ele fazia, não entendi como funciona.. MALDITOS ESTÁGIARIOS

    recentes

    populares

    • Klayton Kelvin
      2014-10-06T13:58:18  

      Mas nem precisa aprender na internet não.. é autoexplicativo...

  • Daniel Sauro
    2014-10-06T11:32:41  

    graças ao lula e o pt vcs podem ter cromecast e praystation...rsrsrs

    recentes

    populares

    • Daniel Sauro
      2014-10-06T11:32:41  

      Pt lixo

    recentes

    populares

    • Daniel Sauro
      2014-10-06T11:32:41  

      Para o Mestre Sabedoria, um adendo interessante: Nada mais do que o Romano Moderno "PÃO E CIRCO", que também se aplica nos muitos e caríssimos estádios de futebol (Arenas padrão FIFA) onde o povão esquece as augruras impostas pela política econômica dos desgovernos dessa brazuca chamada BRASIL.

  • Valmir
    2014-10-06T14:09:59

    uma bela inutilidade

  • Rodrigo Carelli
    2014-10-06T13:37:27

    inútil completamente inútil

  • Lula Molusco
    2014-10-06T10:52:38  

    NO MERCADOLIVE E CAMELOS> PREÇO > CHINGLING 50,00, CHROMECAST 130,00, APPLE TV 1500,00 ---------------------------------------------------------------APLE SEMPRE ARRANCANDO O COURO DOS BEXTA.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-06T10:52:38  

      Moro no Brasil, pago o preço que é vendido aqui, mas acho divertido essa historia da pessoa achar que tudo em outro lugar é mais barato e mais legal... e cada um sabe onde pesa no bolso...

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-06T10:52:38  

      E eu comprei o meu na Americanas online por R$145,00... e chegou rapidinho e o melhor COM NOTA FISCAL!

  • Mestre Sabedoria
    2014-10-06T12:44:45

    PT lixo fora dilma