Internet

02/10/2014 16h49 - Atualizado em 06/10/2014 17h53

Como instalar o novo Windows 10 no VirtualBox

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

A Microsoft liberou o download do Technical Preview do Windows 10, a mais nova versão do seu sistema operacional. Por ainda estar em fase de testes, não é recomendo instalar no computador que você usa no seu dia a dia. Para evitar problemas, tente usar uma máquina virtual como o VirtualBox.

Conheça as novidades do Windows 10 em seis telas; um resumo básico

Passo 1. Caso ainda não possua, acesse o TechTudo Downloads, baixe e instale o VirtualBox. Feito isso, abra o aplicativo e clique em “Novo”;

Criando nova máquina virtual  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2. Digite um nome para a máquina virtual e selecione “Windows 8.1″, em “Versão”. Lembre-se de selecionar a versão correspondente (32 ou 64 bits) com o arquivo ISO baixado;

Configurando máquina virtual para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando máquina virtual para o Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, defina a quantidade de memória RAM que será usada pela máquina virtual. O Windows 10 requer pelo menos 1 GB para a versão de 32 bits e 2 GB para a versão de 64 bits;

Defina a quantidade de memória RAM dedicada à máquina (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Defina a quantidade de memória RAM dedicada à máquina (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Mantenha a opção “Criar um disco virtual agora” e clique em “Criar”;

Criando novo disco virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando novo disco virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Selecione o tipo de disco rígido (recomendamos usar o formato padrão do VirtualBox, o VDI) e clique em “Próximo”;

Selecione o formato do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione o formato do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Mantenha a opção “Dinamicamente alocado” e clique em “Próximo”;

Configurando disco virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando disco virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Por fim, selecione o tamanho do HD da máquina virtual e clique em “Criar”. Lembre-se que o Windows 10 requer, pelo menos, 16 GB de espaço em disco.

Defina o tamanho do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Defina o tamanho do disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instalando

Passo 8. Concluída a configuração da máquina virtual, agora instale o Windows 10. Para isso, basta dar um duplo clique sobre a máquina que acabamos de criar;

Inicie a máquina virtual que foi criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Inicie a máquina virtual que foi criada (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



Passo 9. Na primeira execução, o VirtualBox solicita que o usuário selecione o disco de boot. Clique sobre o botão que está localizado no canto inferior direito da janela;

Selecione o disco de boot para a máquina virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione o disco de boot para a máquina virtual (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Localize o arquivo ISO baixado e clique em “Abrir”. Voltando à tela anterior, aperte em “Iniciar”;

Localize o arquivo ISO que foi baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Localize o arquivo ISO que foi baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. A instalação do Windows 10 será iniciada. Selecione as configurações de teclado e moeda e clique em “Avançar”;

Iniciando instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Em seguida, clique em “Instalar agora”;

Iniciando instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando instalação do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. É necessário aceitar os termos de contrato para continuar. Para isso, marque a opção à esquerda "Aceito os termos de licença" e clique em “Avançar”;

Aceite o contrato para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aceite o contrato para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 14. Clique em “Personalizada: Instalar apenas o Windows”;

Clique sobre a segunda opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Clique sobre a segunda opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Em seguida, basta clicar em “Avançar” e aguardar. O computador será reiniciado várias vezes durante a instalação;

Selecione o disco e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione o disco e avance (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 16. Quando a instalação for concluída, o assistente de configuração aparecerá. Clique em “Usar configurações expressas” para continuar – caso queira alterar algo, clique em “Personalizar”;

Configuração inicial do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configuração inicial do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 17. Entre com seu endereço de e-mail e senha da sua conta Microsoft;

Faça login com sua conta Microsoft  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Faça login com sua conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 18. Por fim, clique em “Avançar” para usar o OneDrive como serviço de armazenamento na nuvem e sincronizar os seus arquivos. Após alguns minutos o sistema já estará pronto para ser usado.

Ativando o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto. Agora você poderá experimentar os novos recursos do Windows 10 antes da maioria dos usuários sem colocar o seu computador em risco.

Como resolver desligamento de equipamento? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Hugo Fernandes
    2016-02-08T14:14:12  

    Pessoal, já que a gente tá tentando instalar o Windows 10, por que no passo 2 ele pede pra selecionar a opção Windows 8.1?

    recentes

    populares

    • Hugo Fernandes
      2016-02-08T14:14:12  

      Porque essa versão do VirtualBox suportava até o Win 8.1, mas podia instalar o 10 sem problemas, já que são muito parecidos. A nova versão já tem suporte pro Win 10!

  • Alex
    2015-05-02T11:56:32  

    A minha instalação da erro no inicio, entra em uma tela que diz: "Your pc needs to restart. Please hold down the power button." Será que é algum problema com a versão do VirtualBox?

    recentes

    populares

    • Alex
      2015-05-02T11:56:32  

      Não consigo achar o .isso na versão 5.0

  • Jhonatan Dias
    2014-10-02T22:34:39  

    Quero instalar o Windows 10 em 64 bits mas não consigo, no vitualbox só a opção de instalar o sistema em 32 bits, e agora?

    recentes

    populares

    • Jhonatan Dias
      2014-10-02T22:34:39  

      é e também precisa ter 2MB de RAM instalado na máquina

    recentes

    populares

    • Jhonatan Dias
      2014-10-02T22:34:39  

      ops, 2GB (errata)

  • Guilherme Fernandes
    2014-11-23T19:49:04  

    Pessoal, quando seleciono a ISO, e clico em iniciar, aparece um erro com o título: "VirtualBox - Guru Meditation" e aparece uma grande mensagem que começa com: "Um erro crítico ocorreu enquanto a máquina virtual estava em execução e por isto a execução foi interrompida." resumindo, ele me manda consultar a comunidade do site deles, o que não ajudou muito. Ao final são apresentadas duas opções: "Ok", que fecha a máquina virtual; e "Ignorar", que fecha a janela mas mostra uma outra janela com os detalhes: "Identificação do Erro: HostMemoryLow Severidade: Aviso" Alguém pode me ajudar?

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2014-11-23T19:49:04  

      coloque o minimo de 4GB de memoria na tua maquina

    recentes

    populares

    • Guilherme Fernandes
      2014-11-23T19:49:04  

      nem isso 2GB ja da

  • Diego Potrich
    2014-10-22T11:44:05  

    Pessoal no meu pc estava dando erro no virtualbox quando iniciava pela primeira vez eu estava com a versão 4.3.18 ai procurei na net e estava dando erro com o pessoal também ai fiz o seguinte baixei a versão 4.3.12 e funcionou perfeitamente a instalação.

    recentes

    populares

    • Diego Potrich
      2014-10-22T11:44:05  

      eita '-'

  • Aldair Ferreira
    2016-01-01T03:20:37

    Jente me ajuda tentei instalar widows 10 mais quase no final congelou e fica,,,bem vindo ao windows 10 e tem uma obsoes ,info, avancar,eu nao sou infor,po ,mais nao.responde

  • Danny Geszychter
    2014-10-04T10:50:29  

    Pessoal, no meu PC na hora de iniciar a instalação dá essa mensagem "A aceleração de hardoware VT-x/AMD-V não está disponível em seu sistema", o que faço? Isso significa o quê? Obrigado!

    recentes

    populares

    • Danny Geszychter
      2014-10-04T10:50:29  

      e esse mesmo problema

    recentes

    populares

    • Danny Geszychter
      2014-10-04T10:50:29  

      Se não me engano tive o mesmo problema que você, é necessário que sua placa-mãe aceite fazer virtualização de sistema operacional, caso ela aceite, pode-ser que esteja desabilitada na BIOS, ou seja, reinicie seu pc e aperte o botão F2 ou DEL, ao acessar a BIOS, procure algo relacionado a virtualização, no meu caso estava no local "avançado" e escrito "tecnologia de virtualização" ai só precisarei ativa-la... dai ao iniciar seu pc novamente verás que a janela de monitor > aceleração no virtual box foi liberado, caso não esteja os dois confirmado, confirme-os. Boa sorte e espero que consigas!

  • Dark Anjo
    2014-10-03T20:52:51

    eu n estou conseguindo instalar windows 10 pelo virtualbox esta tanto erro manda um video pra mim por favor ensinando obrigado...