29/10/2014 10h21 - Atualizado em 29/10/2014 13h25

Como verificar a data de instalação do Windows

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Ao comprar um computador seminovo, recomenda-se confirmar quanto tempo de uso o equipamento tem, por meio da Nota Fiscal, mas nem sempre isso é possível. No Windows, felizmente, há uma maneira de descobrir quando o sistema operacional foi instalado na máquina, o que pode servir tanto para saber a data de fabricação aproximada de um notebook quanto para saber se uma formatação já foi realizada no computador. Veja como fazer no Windows 8 ou 8.1; funciona em todas as versões.

Ainda usa Windows 7? Veja 10 dicas úteis para sua rotina com o PC

Windows 8 eliminou o botão e o Menu Iniciar e trouxe a tela Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Windows 8 eliminou o botão e o Menu Iniciar e trouxe a tela Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Veja como verificar a data de instalação do Windows no TechTudo (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Abra o Menu Iniciar e digite “cmd”. Clique no Prompt de Comando para abri-lo;

Abra o Prompt de comando do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Prompt de comando do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando: systeminfo | find /i “Original” e pressione Enter;

Digite o código (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite o código de comando no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Aguarde alguns segundos para ver a data e o horário da última instalação do sistema operacional na tela.

Confira data e horário na tela Digite o código (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Confira data e horário na tela Digite o código (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. A data mudará sempre que o sistema operacional for instalado novamente, já que o comando não registra instalações anteriores. No Windows 7 também é possível realizar o procedimento, basta substituir “Original” por “install date” (com as aspas) no código digitado no Prompt de Comando.

Vale a pena trocar Windows 7 pelo Windows 8? Opine no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares