03/10/2014 07h10 - Atualizado em 03/10/2014 07h10

Fotos privadas: conheça aplicativos para proteger suas imagens pessoais

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Se já havia quem se preocupasse com fotos íntimas tiradas com o celular, o cuidado aumentou após o escândalo de imagens de celebridades vazadas do iCloud, colocando em cheque a segurança de serviços de armazenamento na nuvem. Para quem não quer sua intimidade revelada, esconder imagens comprometedoras off-line pode se mostrar mais seguro. Veja abaixo sete apps que já fazem isso de forma confiável.

Spotify: como obter qualidade máxima de áudio no iOS e Android

1) Private Photo Vault

Private Photo Vault (Foto: Reprodução)Private Photo Vault fotografa invasor discretamente (Foto: Reprodução)

O funcionamento padrão desse tipo de aplicativo permite importar fotos em álbuns privados protegidos por um PIN de quatro dígitos. É o que encontramos em Private Photo Vault, um app para iOS que oferece também alguns extras interessantes, como relatório de tentativa de entrada não autorizada.

Se alguém tentar entrar no aplicativo e errar a senha, o app secretamente fotografa o invasor e grava a localização do telefone via GPS, o que pode ser útil em caso de roubo do aparelho. Além disso, é possível configurar senhas falsas que exibem álbuns secundários. Assim, caso alguém “adivinhe” a senha, terá acesso somente a fotos que você deseja que ela veja.

2) Gallery Lock

Gallery Lock (Foto: Reprodução)Gallery Lock precisa de um comando especial para ser acionado (Foto: Reprodução)

Disponível para Android, Gallery Lock Lite permite esconder o ícone da bandeja de apps padrão. Dessa maneira, a única forma de abri-lo é utilizando um comando por meio do discador: asterisco, seguido da sua senha e o botão de iniciar uma chamada

Assim como o Photo Vault, o Gallery Lock também captura foto de potenciais intrusos utilizando a câmera frontal sempre que houver três falhas na digitação da senha. Há versões gratuita e paga, que oferece interface livre de propaganda e número ilimitado de fotos guardadas.

3) Best Secret Folder

Best Secret Folder (Foto: Reprodução)Best Secret Folder fica camuflado como uma pasta de arquivos (Foto: Reprodução)

Best Secret Folder protege suas fotos e fica aparente na lista de apps do iOS, mas fica camuflado como uma pasta comum com o nome “My Utilities”, de modo a não atrair olhares de curiosos. Para abri-lo, é necessário digitar uma senha preconfigurada – tome cuidado ao defini-la, pois não há como recuperar de forma alguma em caso de esquecimento.

O app também fotografa quem erra a senha e guarda no álbum privado e registra a localização no mapa. Mas, ao contrário dos outros, Best Secret Folder tem integração com populares serviços de armazenamento na nuvem, como Dropbox e Google Drive.

4) KeepSafe

KeepSafe (Foto: Reprodução) KeepSafe permite colocar senhas para a proteção de fotos (Foto: Reprodução)

Feito tanto para dispositivos Apple como Android, KeepSafe é simples de usar e oferece recursos básicos de proteção de fotos. Ele realiza uma cópia das fotos selecionadas para proteção, portanto requer que o usuário as apague da galeria manualmente depois. Há mais recursos na versão paga, como senhas, álbuns falsos (como no Private Photo Vault) e alerta de intrusão.

5) KYMS

KYMS (Foto: Reprodução)KYMS para iPhone esconde-se na tela inicial imitando uma calculadora (Foto: Divulgação)

KYMS é um app para iOS que também se esconde na tela inicial como um app inofensivo, dessa vez imitando uma calculadora – aliás, que funciona normalmente. Para abrir o cofre com suas imagens, basta digitar o PIN de quatro dígitos e o sinal de igual. Uma vantagem de KYMS frente a concorrentes é sua capacidade de suportar múltiplos formatos, como PDF, Word, Excel, PowerPoint, entre outros. Além disso, o aplicativo permite proteger qualquer imagem importada do computador, tirada com a câmera do celular, ou até obtida na Internet. Para quem tem múltiplos dispositivos Apple, o app também sincroniza os arquivos por meio de conexão Wi-Fi.

6) Vaulty

Vaulty (Foto: Reprodução)Vaulty não aparece entre os apps abertos no Android (Foto: Reprodução)

Vaulty é um app de proteção de imagens para Android que não aparece entre os apps abertos. Seu funcionamento é muito simples: basta selecionar fotos ou vídeos desejados na galeria e compartilhar tudo de uma vez com Vaulty utilizando o sistema nativo do sistema. O app também oferece edição de detalhes, classificação e filtragem de fotos, além de criação de vários cofres temáticos com senhas diferentes: digite cada uma delas na tela inicial e terá acesso a álbuns distintos. Vaulty também fotografa invasores e oferece backup na nuvem para quem fizer uma assinatura paga do serviço.

7) PhotoVault

PhotoVault (Foto: Reprodução)PhotoVault tem galeria de fotos públicas e privadas (Foto: Reprodução)

Quais os melhores apps para Android? Comente no Fórum do TechTudo

PhotoVault é pago, mas seu grande diferencial é a oferta de galerias de fotos públicas e privadas. O app é sempre aberto no modo público para exibir fotos secundárias, mostrando as imagens potencialmente comprometedoras só com fornecimento de senha. Exclusivo para a plataforma Android, PhotoVault possui um app “irmão” destinado a esconder vídeos, o VideoVault, também disponível em versão paga.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Raphael
    2014-10-03T11:44:30  

    Para Android, recomendo o APPLOCK, que além de bloquear o acesso a aplicativos e programas do sistema, ele cria áreas criptografadas para vídeos e fotos bem parecidos com o aplicativo do sistema. ele criptograma mesmo os arquivos que estão no cartão. Sem querer fazer propaganda, até porque não estou ganhando nada para isso, mas depois de muita pesquisa ele foi o que mais atendia minhas necessidades.

    recentes

    populares

    • Raphael
      2014-10-03T11:44:30  

      EEI preciso de um help... Baixei o app gallery lock e estava funcionando normal aí eu reiniciei o celular e o app ficou oculto , e não consigo achar mas consigo salvar as fotos.

    recentes

    populares

    • Raphael
      2014-10-03T11:44:30  

      EEI preciso de um help... Baixei o app gallery lock e estava funcionando normal aí eu reiniciei o celular e o app ficou oculto , e não consigo achar mas consigo salvar as fotos.

  • Thomas Bianchi
    2015-06-13T10:29:29

    Eu usava o Keepsafe no meu celular, mas desinstalei depois de uma limpa que fiz. Agora tô com o Psafe, que é antivirus mas também tem essa função cofre

  • Ana Hanitzsch
    2015-04-25T00:12:20

    o cofre do antivirus da psafe é bem satisfatório também. guardo todos meus arquivos mais íntimos lá.

  • Linneker Silva
    2014-10-03T11:50:21

    O melhor pra mim é o My Calculator pra iOS, é uma calculadora que oculta fotos, vídeos e arquivos que desejar. Não sei se possui para Android! =D

  • Marcelo Kraemer
    2014-10-03T14:28:19  

    IOS = O melhor, Android = LIXO

    recentes

    populares

    • Marcelo Kraemer
      2014-10-03T14:28:19  

      Não diria "LIXO" mas, o IOS é bem superior ao android, inclusive acho o Windows phone superior ao android também !

  • Lucas Azevedo
    2014-10-03T14:57:47

    Tenho Iphone, sou fã da Apple e do IOS... mas, falta um "app lock" que tem no Android!