Internet

29/10/2014 10h40 - Atualizado em 29/10/2014 10h53

Veja três truques sobre o Modo Dark do OS X Yosemite no Mac

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

Além da interface renovada, o OS X Yosemite ganhou uma nova opção de cor. O ‘Dark mode’ – ou ‘modo escuro’ – permite escurecer a cor da Dock, barra de menus e menus, tornando-os menos agressivos aos olhos. Entretanto, por padrão, o novo recurso é pouco personalizável e, basicamente, permite apenas que o usuário o ative ou desative – confira como ativá-lo. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial com três truques para você aproveitar melhor o novo recurso do OS X Yosemite.

Como configurar a busca do Spotlight no Mac OS X Yosemite

Mac OS X Yosemite (Foto: divulgação/ itunes)Confira três truques sobre o modo Dark do OS X Yosemite nas dicas TechTudo (Foto: Divulgação/ iTunes)


Altere apenas a cor da Dock

Ao ativar o modo escuro, a Dock, barra de menus e os próprios menus são escurecidos. Entretanto, usando os comandos abaixo, é possível alterar apenas a cor da Dock – outros itens permanecem claros.

Passo 1. Para isso, primeiro abra o “Terminal” do OS X – pressione “command + barra de espaço” para abrir a busca do Spotlight e digite “terminal” (sem aspas);

Abra o Terminal do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Terminal do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Terminal, cole os comandos a seguir e pressione a tecla “enter”;

defaults write NSGlobalDomain AppleInterfaceStyle Dark

killall Dock

Truque permite alterar apenas a cor da Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Truque permite alterar apenas a cor da Dock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

 Passo 3. Caso queira voltar ao padrão do sistema, volte ao “Terminal” e entre com os comandos baixo;

defaults remove NSGlobalDomain AppleInterfaceStyle

killall Dock

Ative e desative com teclas de atalho

Para ativar o modo escuro, o usuário precisa abrir as configurações do sistema e ativar uma opção. Para facilitar a troca entre o tema claro e escuro, confira como definir um atalho no teclado.

Passo 4. No “Terminal”, entre com o comando abaixo. Será necessário confirmar a sua senha de administrador do sistema. Atenção: apesar de ele estar em duas linhas, o comando é um só;

sudo defaults write /Library/Preferences/.GlobalPreferences.plist _HIEnableThemeSwitchHotKey -bool true

Ativando teclas de atalho para alterar cor do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando teclas de atalho para alterar cor do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora, para ativar ou desativar o modo escuro, basta pressionar as teclas “Command + Control + Alt + T”;

Altere a cor de acordo com o horário

O tom escuro é ideal para ser usado durante a noite, quando a iluminação ambiente é menos intensa e os olhos estão cansados. O OS X Yosemite não permite que o usuário programe uma hora para ativar e desativar o modo escuro, mas um utilitário de terceiros que resolve o problema.

Passo 6. Baixe o Lights Out. Feito isso, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo “lights-out.prefPane” e clique em “Abrir” – se você der um duplo clique, o sistema bloqueará a instalação;

Abra o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o arquivo baixado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Na mensagem que aparece, clique novamente em “Abrir”;

Confirmando abertura do arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirmando abertura do arquivo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Selecione se deseja instalar a opção apenas para o seu usuário ou para todos os usuários do computador e clique em “Instalar”;

Selecione como deseja instalar o utilitário (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione como deseja instalar o utilitário (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Abra o Lights Out e escolha o horário que deseja ‘apagar as luzes’ – ativar o modo escuro – e quando voltar ao tema claro. Por fim, clique em “Start Service” para ativar o serviço.

Ativando programação automática do modo escuro (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando programação automática do modo escuro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Com essas dicas e truques, você poderá aproveitar melhor o modo escuro do novo Mac OS X Yosemite.

Quais são as vantagens do Mac OS em comparação com o Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares