Internet

01/10/2014 11h13 - Atualizado em 06/12/2015 17h02

Virou museu: saiba como usar o Arquivo de Comunidades do Orkut

André Sugai
por
Para o TechTudo

A já não conta mais com a rede social que foi febre no Brasil alguns anos atrás. O Google decretou o fim do Orkut, mas disponibilizou um arquivo com todas as comunidades do site. Agora, todo material produzido pelas mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e 1 bilhão de interações será mantido para a eternidade. Veja como consultar o arquivo que é quase um museu digital do Orkut.

Lista traz funções exclusivas do Orkut nos dez anos da rede; relembre

Veja como acessar o arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)Veja como acessar o arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 1. Acesse o link orkut.google.com para visitar o Arquivo de Comunidades;

Página inicial do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)Página inicial do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 2. Escolha a letra inicial da comunidade que você deseja pesquisar ou # se for símbolo e número;

Índice do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)Índice do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 3. É possível navegar pela lista através dos botões “previous” e “next”, que ficam no canto superior direito da tela;

Lista de comunidades do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)Lista de comunidades do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 4. Os usuários podem acessar todos os tópicos dentro da comunidade pesquisada, inclusive o link de fórum e até mesmo o de denúncias por abuso;

Página de comunidade pesquisada dentro do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)Página pesquisada dentro do arquivo de comunidades do Orkut (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. O link de fórum restringe a página apenas aos tópicos criados dentro da comunidade;

Visualização do fórum da comunidade (Foto: Reprodução/André Sugai)Visualização do fórum da comunidade (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 6. No link de denúncia por abuso, é possível denunciar o conteúdo impróprio da página para o Google;

Página de denúncia de comunidade (Foto: Reprodução/André Sugai)Página de denúncia de comunidade (Foto: Reprodução/André Sugai)

Passo 5. Ao clicar em um tópico, o usuário pode conferir todas as respostas enviadas, mas não é possível enviar ou editar nenhuma delas;

Tópico com comentários (Foto: Reprodução/André Sugai)Tópico com comentários (Foto: Reprodução/André Sugai)

Apesar de descontinuar o Orkut, o Google ainda mantém uma página (support.google.com/orkut/) com diversos recursos que ensinam os internautas a excluirem qualquer tipo de rastro pela rede social, denunciar comunidades, violações, salvar fotos, scraps e depoimentos. Portanto, se você ainda não fez isso, mas deseja fazer, corra e veja também essas dicas.


Por que o Brasil é tão presente nas redes sociais? Participe do Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares