Sistemas Operacionais

22/10/2014 12h02 - Atualizado em 23/02/2016 16h40

Todas as versões do Windows 7: Ultimate, Starter, Home, Professional e Enterprise

Edivaldo Brito
por
oePara o TechTudo

Conheça todas as versões do Windows 7, que tem seis edições, cada uma diferente da outra, indicada para um tipo de usuário, uso doméstico ou para empresas. Caso esteja precisando de uma ajuda para escolher qual versão do Windows 7 comprar, o TechTudo preparou algumas dicas que mostram as diferenças entre as versões Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate. Sendo assim, você vai poder escolher melhor qual a edição mais adequada para a sua casa ou firma.

Windows 10 tem oito 'funções ocultas'; veja melhorias

Windows 7 e suas diferentes versões: qual escolher?  (Foto: Arte/TechTudo)Windows 7: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional, Enterprise e Ultimate (Foto: Arte/TechTudo)

Windows 7 Starter Edition

Essa é uma versão reduzida do Windows 7, que permite executar apenas três programas ao mesmo tempo. De todas as versões do Windows 7, a Starter Edition é a que contém menos recursos. Ela não vem com o tema Aero e não possui uma variante 64 bits (apenas 32 bits). Além disso, o papel de parede e o estilo visual também não podem ser modificados pelo usuário.

Para complicar ainda mais, esta edição está disponível pré-instalada em computadores, especialmente notebooks, netbooks e computadores de baixo custo, pois ela se apresenta mais leve do que as versões mais completas. Normalmente ele é instalado nesses equipamento por integrantes de sistemas ou fabricantes de computadores.

Iniciando uma versão do Windows Starter (Foto: Divulgação/Microsoft)Iniciando uma versão do Windows Starter (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows 7 Home Basic

Projetado para os chamados países em desenvolvimento como como Brasil, China, Colômbia, Filipinas, Índia, México e vários outros, esta versão adiciona gráficos melhores e compartilhamento de conexão de Internet. Na prática a Home Basic, seria a versão Starter com algumas poucas melhorias, instalável pelo usuário e com restrições geográficas.

Para evitar seu uso fora da área para a qual ela foi desenvolvida, a Home Basic inclui restrições geográfica de ativação, o que exige que os usuários ativem o Windows dentro de certas regiões ou países definidos pela Microsoft. Nesta edição, algumas opções do Aero são excluídas juntamente com várias novas características. Essa versão normalmente vem instalada em PC´s de baixo custo.

Como desbloquear temas do Windows 7 Ultimate? Descubra no Fórum do TechTudo.

Windows 7 Home Premium

Na versão Home Premium, a Microsoft tentou preencher as necessidades da maioria dos consumidores, incluindo programas para gravar e assistir TV no PC (com direito a pausar, retroceder e gravar), bem como para fazer a criação de DVDs a partir de vídeos. Nessa versão, você pode facilmente criar uma rede local e até compartilhar fotos, vídeos e músicas. Para completar, a versão Home Premium oferece suporte a telas sensíveis ao toque.

Das versões voltadas apenas para o usuários final, esta é a mais completa de todas. Ela se diferencia por não vir com as restrições das versões menores, sendo a mais adequada para instalar em um PC doméstico.

Windows7 Home Premium com Windows Media Center (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows7 Home Premium com Windows Media Center (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows 7 Professional

A versão Professional fornece recursos como Encrypting File System, modo de apresentação, políticas de restrição de software e o Modo Windows XP. O Modo XP, permite a instalação e execução de aplicativos desenvolvidos para o Windows XP, sendo uma ótima opção quando o assunto é compatibilidade.

Esta edição é destinada a usuários avançados e para o uso em pequenas empresas. Ela inclui todas as características do Windows 7 Home Premium e possui recursos que facilitam tanto a comunicação entre os computadores quanto o compartilhamento de recursos de rede. Possui, também, a capacidade de participar em um domínio do Windows Server, além de poder ser usada como um servidor do serviço de terminal (terminal services).

Windows 7 Professional (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Windows 7 Professional (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Windows 7 Enterprise

O Windows 7 Enterprise é uma edição voltada para as empresas de médio e grande porte, e portanto, normalmente não é encontrada nas prateleiras de lojas, pois sua aquisição requer a assinatura de um contrato.

Além da questão da contratação, a Enterprise se diferencia das outras por possuir um forte sistema de segurança e por trazer ferramentas de criptografia para assegurar o sigilo de informações importantes. Essa versão possui sistemas que protegem o sistema contra arquivos executáveis desconhecidos. Nessa versão também foram implementadas melhorias de desempenho tanto local quando em rede.

Windows 7 Enterprise é a versão voltada para empresas (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 7 Enterprise é a versão voltada para empresas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Windows 7 Ultimate

Além de ser a edição mais completa,  o Windows 7 Ultimate também é mais versátil e poderosa do Windows 7. Combinando os incríveis recursos de facilidade de uso da edição Home Premium e os recursos comerciais da Professional, essa versão inclui a possibilidade de se executar vários programas de produtividade do Windows XP no Modo Windows XP, aumentar a segurança com a criptografia de dados usando o BitLocker e o BitLocker To Go e ainda trabalhar em 35 idiomas.

Por contar com todos os recursos das versões anteriores e muitos outros, esta versão é direcionada para as grandes corporações, até porque seu preço é bem mais elevado. Além disso, a utilização desta versão por usuários comuns não é interessante porque muitos dos recursos adicionais nunca serão utilizados por usuários domésticos, por serem voltados para o público empresarial e tornar o sistema mais pesado, o que só pode ser resolvido com um hardware poderoso.

Qual Windows 7 escolher?

Embora estas seis versões possam fazer parecer que é complicado escolher qual Windows você precisa, não é tão difícil assim. A grande maioria dos consumidores irá escolher o Windows 7 Home Premium, e a maioria das empresas escolherá o Windows 7 Professional. Mas para você escolher melhor, entenda que normalmente, as versões menores você não escolhe, elas vêm instaladas e pronto.

Devido as limitações, dificilmente irá querer instalar uma delas; Se seu uso é, prioritariamente, em casa, use o Windows 7 Home Premium. Caso precise se conectar a um domínio através de uma rede de trabalho (e nesse caso, você saberá dessa necessidade), use o Windows 7 Professional, mas se você é um profissional da indústria de computadores, você deve começar usando o Windows 7 Ultimate.

Salvo uma necessidade muito específica, com todas essas informações, ficará bem mais fácil decidir qual versão do Windows 7 escolher na hora de instalar no seu PC, ou quem sabe, (super) servidor. Depois é só instalar, começar a usar e aproveitar os recursos que o sistema tem a lhe oferecer.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alex Neres
    2014-10-22T14:18:23  

    Peraí, é sério isso? O Windows 7 foi lançado em 2009, já passamos por Windows 8, estamos no 8.1 e agora o 10 está chegando. E em 2013 me reparo com uma matéria sobre diferenças entre versões do Windows 7? Qual o sentido?

    recentes

    populares

    • Alex Neres
      2014-10-22T14:18:23  

      David Coelho, obrigado pela observação! :)

    recentes

    populares

    • Alex Neres
      2014-10-22T14:18:23  

      estamos em 2017, e estou aqui querendo saber qual a melhor versão, mesmo com w10 w8 ... cada um escolhe o seu windows!

  • Luciano Arantes
    2017-03-28T17:53:45

    sempre usei ultimate para mim eh o melhor , e todos os jogos rodam nele sem problemas...

  • Pedro Pereira
    2016-09-09T15:29:15  

    Usem Linux

    recentes

    populares

    • Pedro Pereira
      2016-09-09T15:29:15  

      kkkk

  • Marcos Carvalho
    2014-10-22T13:45:55  

    legal a matéria, estagiário, pena que ela está um pouco atrasada. Uns 4 anos, mais ou menos...

    recentes

    populares

    • Marcos Carvalho
      2014-10-22T13:45:55  

      Não sei o que é pior: a matéria ter sido escrita em 2014, ou eu precisar de ler ela em 2016...

    recentes

    populares

    • Marcos Carvalho
      2014-10-22T13:45:55  

      kkkkz

  • William Stargate
    2015-07-05T15:33:07  

    Qual a melhor versão para jogos?

    recentes

    populares

    • William Stargate
      2015-07-05T15:33:07  

      Qual argumentos vc tem para comprovar sua teoria? Desde quando a versão Enterprise vem com um antivírus bom?

    recentes

    populares

    • William Stargate
      2015-07-05T15:33:07  

      ela foi investida de forma mais funcional com melhores atualizações no Windows Defender fazendo com que ela se torne a mais capaz e mais eficaz em viroses te permitindo expandir ainda mais colocando mais algum outro da sua escolha sua proteçao vai para 90% te deixando ainda assim mais seguro as outras versões sempre usou a do originario o starter mais essa é uma pré inovação ao windows 8

  • Adilson Junior
    2015-01-14T03:50:22  

    por RUBENS BARRICHELLO Para o TechTudo

    recentes

    populares

    • Adilson Junior
      2015-01-14T03:50:22  

      ainda se faz esse tipo de piada?!

    recentes

    populares

    • Adilson Junior
      2015-01-14T03:50:22  

      Muito boa matéria ! Fala mal quem tem inveja e dor de cotovelo dos que aqui escrevem, e também aqueles que não sabem ler e entender a frase " Windows 7: as diferenças entre versões Starter, Home, Professional e mais", tema muito importante em qualquer época, haja vista que muitos estudantes de concursos precisam. Parabéns !!

  • Leandro Oliveira
    2015-01-08T12:45:49

    não é por nada não mas...alguém leu o titulo?

  • Tacio Santos
    2015-04-02T12:28:55

    muito grato , otima materia foi de grande ajuda para mim

  • Raphael Toniolo
    2014-10-24T12:30:57  

    Gente essa matéria é para pessoas que estão saindo do XP. O Estagiária esqueceu de mencionar isso! Na próxima ele fala do Win 8!

    recentes

    populares

    • Raphael Toniolo
      2014-10-24T12:30:57  

      Trata-se de um artigo de boa utilidade, levando-se em conta que muitas pessoas, inclusive eu, não simpatizaram com o Windows 8 e continuam a utilizar o Windows 7. O Windows 8 cheio de quadrados na tela e com notícias do msn, tira a seriedade de ambientes profissionais: até hoje não vi um edital de concurso público que cobra Windows 8 na prova, só Windows 7.

  • Jodivam
    2015-01-23T20:32:20

    Matéria escrita para quem tiver interesse em saber a diferença, agora, quem achar que está cansado de saber não precisa ler.

  • Felipe Silva
    2014-10-22T15:03:58  

    O estagiário deve ter ficado uns 5 anos em coma. Agora aparece com essas informações super atualizadas.

    recentes

    populares

    • Felipe Silva
      2014-10-22T15:03:58  

      kk boa