Internet

03/11/2014 06h00 - Atualizado em 03/11/2014 06h00

O que é endereço MAC? Saiba como encontrar

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O endereço MAC pode ser desconhecido para muitos, mas, na prática, é utilizado por todos os internautas que, de alguma forma, tem acesso a tecnologia. O código é uma informação essencial para o funcionamento das redes atuais. Entenda o porquê e saiba como encontrá-lo no seu PC ou celular. 

Linux: cinco opções para personalizar o ambiente de trabalho do seu PC

Visualizando endereço MAC no Linux e no Windows (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Visualizando endereço MAC no Linux e no Windows (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)


O endereço MAC (Media Access Control ou Controle de Acesso de Mídia) é um endereço físico e único, que é associado à interfaces de comunicação utilizadas em dispositivos de rede. A identificação é gravada em hardware por fabricantes de placa de rede, tornando-se posteriormente, parte de equipamentos como computadores, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede e diversos outros equipamento que usam comunicação em rede.

Como a identificação é única, ela é usada para fazer o “controle de acesso” em diversos tipos de redes de computadores, como o próprio nome já diz . Mas, apesar de ser único e gravado em hardware, é possível alterar o endereço MAC com técnicas específicas.

Também é importante destacar que, embora não seja algo visível, sempre que a rede utiliza uma identificação baseada em software como o protocolo TCP/IP, o endereço MAC está sendo utilizado.

Como é um endereço MAC?

Os endereços MAC possuem uma padronização, que é administrada pela IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers). Basicamente, ele é formado por um conjunto de seis bytes separados por dois pontos ou hífen, e cada byte é representado por dois algarismos na forma hexadecimal, como por exemplo: “00:1B:C9:4B:E3:57″.

Não acesso algumas páginas. É vírus? Veja no Fórum do TechTudo.

O IEEE também definiu que os três primeiros bytes serão fornecidos pelo próprio órgão e são destinados a identificação do fabricante. Devido a sua função, o grupo inicial três bytes, é chamado de OUI (Organizationally Unique Identifier). Pela padronização, os três últimos bytes são definidos pelo fabricante, sendo este responsável pelo controle da numeração de cada placa que produzir.

Como descobrir o endereço MAC no Windows?

Quem quiser saber o endereço MAC no Windows só é preciso digitar o comando ipconfig /all em uma janela do Prompt de comando ou acessar as propriedades da placa de rede. Já em sistemas Unix (como o Linux), digite o comando ifconfig em um terminal, para que sejam exibidas as informações das interfaces e seus respectivos endereços MAC.

Depois disso, se você ficou curioso para descobrir o fabricante da placa ou de um outro dispositivo de rede, acesse esse (standards.ieee.org) e digite os seis primeiros números do MAC (sem os dois pontos) do dispositivo. Confirme, clicando no botão “Search!” e o site mostrará o nome do fabricante.

Pesquisando e descobrindo o fabricante de uma placa de rede (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando e descobrindo o fabricante de uma placa de rede (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Como é possível ver, o endereço MAC está em todo lugar que utiliza tecnologia de redes. Mas, o melhor dele é que em nenhum momento você precisou saber que ele existia para que tudo funcionasse bem.

Você também pode checar o endereço MAC no seu iPhone e descobrir o código com dicas no Android.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares