18/11/2014 08h27 - Atualizado em 21/02/2016 13h29

WhatsApp: veja como desabilitar o aviso de 'mensagem lida' no app

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O WhatsApp permite que o usuário desative facilmente a polêmica confirmação de leitura – os dois tiques azuis que revelam se as mensagens foram visualizadas. O procedimento pode ser feito por meio do app para celular, em uma configuração um pouco escondida. A opção está disponível para as versões do mensageiro para iPhone 6S (iOS), Android e Windows Phone.

Como desativar a confirmação de leitura do WhatsApp para Android

Se você não sabe onde encontrá-la, aprenda a desabilitar o aviso de mensagem lida no WhatsApp. Dessa forma, seus amigos não saberão se você visualizou as mensagens deles. Vale lembrar que você também não poderá descobrir se os contatos leram as suas.  Em grupos de bate-papo, porém, os recibos de leitura são sempre enviados, independente da configuração. Confira como fazer isso no Windows Phone e no iOS.

Veja como "desligar" o WhatsApp no Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Veja como "desligar" o WhatsApp no Android (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Veja como desabilitar o aviso de confirmação de leitura no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

iOS

Passo 1. Abra o WhatsApp e toque em “Ajustes”, no canto inferior direito da tela. Nas configurações do aplicativo, toque em “Conta”.

Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, toque em “Privacidade” e, por fim, desative a opção “Confirmações de leitura”.

Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Windows Phone

Passo 1. Toque sobre o botão “…”, no canto inferior direito da tela. No menu que aparece, toque em “configurações”. Nas tela de configurações, toque em “conta”.

Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Em seguida, toque sobre o botão “privacidade” e, por fim, desative a opção “Confirmações de Leitura”.

Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Abra os ajustes de privacidade e desative o recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com a dica, as pessoas não saberão quando você visualizou as mensagens deles no WhatsApp. Lembre-se que, em grupos, a confirmação de leitura é sempre enviada.

Como restaurar as mensagens do WhatsApp? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Doug Guita
    2016-01-22T00:41:19  

    Muito útil... Principalmente para evitar aqueles que só te procuram no aperto, achando que você é consultoria grátis e tem por obrigação responder.

    recentes

    populares

    • Doug Guita
      2016-01-22T00:41:19  

      Babaquisse '-'

    recentes

    populares

    • Doug Guita
      2016-01-22T00:41:19  

      Gostei muito, Quem critica deve postar no facebook até o prato de arroz com ovo que come no almoço.

  • Belalucia Vital
    2016-02-21T05:21:59

    Tenho whatsap no tablet nao deu certo

  • Paula
    2014-11-18T12:54:55  

    No meu aparelho não tem a opção Read Receipts ele vai até contatos bloqueados ...:(

    recentes

    populares

    • Paula
      2014-11-18T12:54:55  

      ..então, sendo assim vai aparecer a opção confirmação de leitura, agora é só decidir qual opção marcar. Esta opção fica logo abaixo de contatos bloqueados.

    recentes

    populares

    • Paula
      2014-11-18T12:54:55  

      Isto foi a UM ANO atras. Mais obrigado! rsrsrs

  • Marcio Oliveira
    2014-11-18T15:57:05  

    E pq gerou polêmica? Qual o problema da pessoa saber que você leu a mensagem? é cada uma que me aparece. Se alguém perguntar o pq não respondi digo simplesmente: pq não quis. Aff

    recentes

    populares

    • Marcio Oliveira
      2014-11-18T15:57:05  

      Alex... Sou casado... e ainda não entendo o pq da polêmica e necessidade de esconder que você viu uma msg. Quem manda em mim sou eu, então respondo quando e se eu quiser. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Marcio Oliveira
      2014-11-18T15:57:05  

      kkkkkk se perguntarem pq eu desmarquei a opção, vou usar o mesmo argumento do Marcio. ;)

  • Marcelo Mascarenhas
    2014-11-19T08:43:47

    Agora vamos ouvir aquelas desculpas: " NÃO RECEBI SUA MENSAGEM ". Isso que é evolução de aplicativo?

  • Marcelo Mascarenhas
    2014-11-19T08:39:26

    Uma das vantagens do Whatsapp, na minha opinião, era justamente essa: saber que sua mensagem foi lida. Se o destinatário não responder é problema dele.

  • Alexandre
    2014-11-18T11:25:17  

    Ótimo. Quero ver a justiça me intimar por WhatsApp agora.

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-11-18T11:25:17  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa!! kkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Alexandre
      2014-11-18T11:25:17  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Edu
    2014-11-18T18:18:07  

    Os Caras aperfeiçoam o app e depois arrumam um jeito de retroceder... :(

    recentes

    populares

    • Edu
      2014-11-18T18:18:07  

      O que para você é "aperfeiçoar" paro os outros pode não ser...

    recentes

    populares

    • Edu
      2014-11-18T18:18:07  

      acho que é apenas uma opção, que vc pode querer ou não

  • James
    2014-11-18T23:36:03

    Boa noite pra todosss

  • Marcos Pereira
    2014-11-18T22:31:36

    Os usuários de iPhones deveriam saber que só podem baixar apps através da Apple Store. Portanto enquanto essa versão não estiver disponível, só ser for na base do jailbreak!!! Nem preciso dizer que pra usuário comum é falar grego né?

  • Joan Ramos
    2014-11-18T16:01:36  

    O que fazer para a foto do meu contato não aparecer no perfil do WhatsApp.

    recentes

    populares

    • Joan Ramos
      2014-11-18T16:01:36  

      Ponha uma foto do Cauby Peixoto. Assim não aparece a sua, e sim a dele!

    recentes

    populares

    • Joan Ramos
      2014-11-18T16:01:36  

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Bruna Gonçalves
    2014-11-18T15:01:12  

    E pelo iphone???? Não vi essa opção...

    recentes

    populares

    • Bruna Gonçalves
      2014-11-18T15:01:12  

      Linda, vai lá em casa que eu faço no seu Iphone!

  • Xilomeno
    2014-11-18T13:09:54

    Eu achei essa atualização dos "v v azuis" mto boa! Antes, se alguem mandava mensagem e eu entrava no whatsapp para fazer outras coisas mas nao lia a mensagem de pessoa X, ela via que entrei depois e entendia que eu li. Agora, eu posso entrar, mandar msgs pra outros, e, se eu nao clicar nesta pessoa especifica ela sabe que NAO LI a mensagem dela. Isso é muito vantajoso!

  • John Yamada
    2014-11-18T12:07:02

    Em outras palavras o tema da matéria poderia ser: Veja como burlar, enganar e mentir no WhatsApp.

  • Matheus Valadares
    2014-11-18T11:51:13

    e pra iphone?