Placas

19/12/2014 08h00 - Atualizado em 19/12/2014 08h00

Aprenda a instalar placa mãe no PC com segurança e turbine sua máquina

Itair Siqueira
por
Para o TechTudo

Quer montar um PC, mas tem dúvidas de como instalar a placa mãe? Esse processo é simples, rápido e fácil, mas requer certa atenção para que não danifiquemos algum componente da placa, que é bem frágil. Uma instalação incorreta pode acarretar problemas futuros como o superaquecimento da placa mãe, o que prejudica outros itens de hardware, tais como processador, HDs e fonte. Para te ajudar a não errar nessa tarefa, o TechTudo preparou um tutorial infalível para você.

Desktops All-in-One com melhor custo-benefício para comprar nesse Natal

Separar os parafusos de forma organizada ajuda na hora da instalação  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Separar os parafusos de forma organizada ajuda na hora da instalação (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


A primeira ação que devemos tomar antes de iniciar o procedimento de instalação é ter as mãos limpas e bem secas. Uma coisa com a qual devemos nos preocupar é a estática que nossas mãos podem descarregar e, por isso, uma pulseira antiestática é essencial para o trabalho, evitando danos na placa.

Aprenda como evitar que a energia estática cause dano ao computador

Para começar precisaremos de uma chave do tipo Philips, pois todos os parafusos que usaremos são padronizados para esse tipo de chave. Vamos separar os parafusos, pois temos dois tipos: parafusos de fixação e os parafusos normais. Os parafusos de fixação serão usados como uma extensão, ficando entre a placa metálica do gabinete e a placa mãe. O parafuso normal será usado para fixarmos a placa mãe no gabinete.

Após os procedimentos acima descritos, partiremos para o trabalho pesado. Primeiro vamos verificar o gabinete. Alguns gabinetes nos dão a opção de remover a placa metálica em que a placa mãe é instalada, outros não. No caso específico com o qual estamos trabalhando, nosso gabinete não dá a opção de remover essa placa metálica, então teremos que trabalhar em um espaço físico um pouco mais limitado. Vamos pegar o gabinete e deitá-lo com cuidado em uma superfície plana.

montagemÉ importante prestar a atenção nos furos revestidos, pois eles são essenciais na instalação (Foto: Reprodução/Manual de Instruções Placa Mãe Intel)

Em seguida, iremos identificar os furos dos parafusos da placa mãe. A identificação é rápida e descomplicada, pois são aqueles que têm o revestimento em metal. Como temos vários tamanhos de placas mães no mercado, existem vários furos no gabinete, então faremos um teste básico. Colocaremos a placa mãe em cima da placa de metal, porém, sem encostar diretamente no gabinete, e já poderemos ver quais são os buracos exatos para nossa placa.

Identifique os furos metalizados na placa, que podem variar dependendo do modelo da placa mãe.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Identifique os furos metalizados na placa, que podem variar dependendo do modelo da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)



Feito isso, colocaremos os parafusos de fixação na placa de metal, lembrando que temos que colocá-los no local exato que vimos na marcação da placa mãe. Logo após, com muito cuidado, colocaremos a placa mãe exatamente em cima dos parafusos de fixação, lembrando que estes parafusos devem combinar com os furos metalizados da placa. Esses furos são metalizados para que você possa colocar um parafuso diretamente na placa sem que haja algum tipo de dano na mesma, como um curto-circuito.

Dicas para montar um PC Gamer compatível. Comente no Fórum do TechTudo.

Local exato onde faremos a fixação da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Local exato onde faremos a fixação da placa mãe. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Iremos agora para a parte da fixação da placa mãe na placa metálica do gabinete. Após posicionar a placa mãe sobre os parafusos de fixação, parafusaremos cada um dos furos com bastante cuidado e atenção para que a chave não escape e acabe riscando ou danificando a placa.

Parafusar com muito cuidado para não danificar a placa mãe  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Parafusar com muito cuidado para não danificar a placa mãe (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Um gabinete padrão dispõe das seguintes ligações do painel frontal: botão liga/desliga, botão reset e USBs. Esses fios são ligados na placa mãe. Para saber onde conectar esses fios é importante fazer a leitura do manual de instruções, pois a posição pode variar de acordo com o modelo da placa.

Ps4 ou Pc gamer, qual melhor opção? Opine no Fórum do TechTudo.

A instalação dos conectores do painel frontal muitas vezes requer uma consulta ao manual da placa, pois as cores disponibilizadas pelos fabricantes dos gabinetes podem variar.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)A instalação dos conectores do painel frontal muitas vezes requer uma consulta ao manual da placa. (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)


Como vimos, é um procedimento muito simples mas que requer cuidado. Ao instalar ou fazer a manutenção da sua placa mãe, é importante seguir atentamente o manual de instruções, pois o mesmo ajuda a executar o procedimento de forma correta, evitando que o produto perca a garantia do fabricante.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Guilherme Silva
    2014-12-19T12:35:04

    Se vc nunca fez.. vai a dica.. NÃO FAÇA! Isso é maior doideira... como o Hugo Souza falou...faltam muitas informações ainda! Não caiam nesta furada... paguem alguém com experiência... leve a uma assistência! Vai sair mais barato do que queimar um processador etc..

  • Hugo Souza
    2014-12-19T08:34:46  

    Legal, só fazer o procedimento acima e ligar o pc? E o conector de energia onde encaixa? E o processador? Memoria? Placa de video? Conector 20+4 pinos? E os cabos sata do HD? Seria legar pelo menos identificar estes pontos acima não?

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2014-12-19T08:34:46  

      pois é cara.. sou técnico a mais de 20 anos e dou risada vendo esses "tutoriais" Kkkkkkkk...

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2014-12-19T08:34:46  

      Po cara o tutorial foi ate util, o proposito do tutorial era colocar os parafusos e conectar a placa mãe e não ensinar a colocar os componentes!

  • Renan Silva
    2014-12-20T14:18:15  

    Vamos ensinar voces: clica aqui! Clicou, agora aqui nós dizemos para você ler o manual. Simples, não é?!

    recentes

    populares

    • Renan Silva
      2014-12-20T14:18:15  

      Eu ia comentar, mas vc me poupou o esforço. Bem isso mesmo! Concordo!

    recentes

    populares

    • Renan Silva
      2014-12-20T14:18:15  

      Eu ia comentar, mas vc me poupou o esforço. Bem isso mesmo! Concordo!

  • Valmir
    2014-12-20T03:08:54

    Estagiário level Max