02/12/2014 06h00 - Atualizado em 02/12/2014 06h00

Como adicionar pop-up de chamada 'estilo Lollipop' em qualquer Android?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google deixou as chamadas telefônicas em segundo plano no Android 5.0 (Lollipop), adotando um estilo de notificação não intrusiva, ou seja, que não atrapalha o usuário em outras atividades quando uma ligação chega. Agora, um desenvolvedor independente promete fazer o mesmo para smartphones rodando a partir da versão 4.0 do sistema.

Android 5.0 Lollipop: configure as notificações de apps individualmente

Receba chamadas via pop-up em qualquer tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Receba chamadas via pop-up em qualquer tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Receba chamadas via pop-up em qualquer tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O aplicativo L-Call imita exatamente a funcionalidade do Lollipop para ligações e opera muito bem. Mas não há garantia de compatibilidade com todos os telefones com Android 4.0 ou superior. O programador garante funcionar em vários modelos, como os da linha Galaxy, Moto G e Optimus L5. Por outro lado, o app ainda não se dá bem com os Xperia Z1, Z2 e M2, além do Moto X. Veja como proceder.

Passo 1. Acesse a página do aplicativo no site XDA Developers e confira a lista de compatibilidade de dispositivos (“Compatibility”);

Veja se seu smartphone é compatível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja se seu smartphone é compatível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Caso seu smartphone esteja na lista, ou ao menos não tenha sido reportado como incompatível pelos usuários do fórum e você queira tentar, baixe a última versão disponível do arquivo APK na mesma página, ou via TechTudo Downloads caso queira apoiar o desenvolvedor com os R$ 3,23 pedidos pelo download;

Baixe a versão mais recente do L-Call gratuitamente via XDA (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe a versão mais recente do L-Call gratuitamente via XDA (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Se você fez o download via desktop, transfira o arquivo para a memória interna do seu aparelho usando um cabo USB;

Passo 4. Se você baixou o APK diretamente pelo site do XDA, habilite a instalação de apps baixados de fora do Google Play no menu de segurança do Android;

Permita a instalação de apps de fora do Google Play (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita a instalação de apps de fora do Google Play (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra um gerenciador de arquivos e navegue até a pasta onde o arquivo está baixado e execute, instalando o app logo em seguida;

Instale o arquivo APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Instale o arquivo APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Abra o programa e mude o idioma para português – só está disponível a variante de Portugal, mas ela não interfere no uso do L-Call;

Mude o idioma para português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o idioma para português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Ao receber uma ligação, um pop-up irá aparecer sempre no topo da tela, de onde você poderá recusar, atender ou silenciar a chamada.

Pronto. Agora você poderá usar seu smartphone livremente enquanto recebe uma chamada, já que elas não irão mais tomar a tela inteira. O app L-Call oferece ainda uma pequena customização, que permite mudar o esquema de cores para um tema escuro, que pode combinar mais com o visual do seu plano de fundo.

Qual é o melhor rastreador de celular Android? Confira no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares