08/12/2014 07h00 - Atualizado em 08/12/2014 07h00

Como melhorar gravações caseiras? Veja dicas e faça som de qualidade

Henrique Duarte
por
Para o TechTudo

Hoje a esmagadora maioria das músicas que circulam na Internet são gravadas em casa, nos chamados Home Studios. Por mais que o equipamento seja extremamente importante para uma gravação de qualidade, é possível conseguir um bom resultado com poucos equipamentos e dinheiro. Acompanhe abaixo algumas dicas interessantes que podem ajudar suas gravações a soarem melhor.

Como aumentar a memória do meu GPS? Confira dicas especiais

O microfone removível é um dos pontos fortes do Battlefield 4 Razer BlackShark (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)Dicas sobre o uso de microfones podem ajudar a melhorar a qualidade da sua gravação (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)


Microfones

Se possível, evite utilizar os microfones nativos do laptop ou os clássicos de PC, pois são bem ruins e dificilmente você terá uma gravação da qual se orgulhar. Caso não haja outra opções, existem basicamente duas dicas que podem melhorar um pouco a qualidade do áudio.

Dica 1. Em geral, o computador dá um ganho de 20dB no sinal do microfone, o que muitas vezes distorce bastante o som. Para retirar esse ganho, vá até o Painel de Controles e entre nas configurações de áudio. Na aba “Gravação”, uma nova janela será aberta, devendo ir até a aba “Level” ou similar. Após isso, coloque o ganho para o valor 0 na opção “Boost de microfone”.

microfone  boostRetirar todo o “boost” do microfone pode ajudar nas suas gravações (Reprodução/Henrique Duarte)

Na aba “Aperfeiçoamento” existem outras opções que devem ser exploradas, como diminuição de ruído e cancelamento de eco. Habilite e desabilite elas e compare os resultados obtidos.

Dica 2. Na hora de gravar, nunca use o volume máximo. Em vez disso, aproxime-se mais da fonte (comece com 20cm e vá aumentando e diminuindo a distância, comparando os resultados) e diminua o volume para aproximadamente 40% do total. Como não é um valor exato, será necessário experimentar aumentar e diminuir o volume do microfone, até chegar a um resultado interessante.

Qual a diferença entre o sistema de som 2.0 e o 2.1? Comente no Fórum do TechTudo.

Como dito anteriormente, a opção de gravar com o microfone de computador é a última a ser seguida. Microfones USB são uma ótima alternativas, pois em geral são relativamente baratos e não necessitam de nenhum outro equipamento, sendo ligados diretamente no computador. A faixa de preço varia de R$150 até R$1.000.

Ruídos

Uma das maiores reclamações das pessoas que gravam em casa é a quantidade de ruídos. Eles são causados por barulhos da rua, computadores, ar condicionados, equipamentos elétricos ligados e até pelo próprio microfone. 

Dica 1. A primeira regra é desligar tudo que não é necessário para a gravação.

Dica 2. Se seu computador é muito barulhento, afaste-se dele o máximo possível (você pode utilizar um extensor de cabo para aumentar sua distância).

Dica 3. Se sua rua é muito barulhenta, grave com o microfone de costas para as janelas e portas. Assim, ele irá captar menos os barulhos lá de fora.

Caso a gravação continue com ruídos incômodos, existem algumas maneiras de atenuá-los e até excluí-los por completo. Uma delas é aplicar um equalizador paramétrico, aquele que você escolhe as frequências que irá trabalhar, para tentar filtrar o ruído. Com isso, crie um ponto em torno de 16kHz e selecione o filtro Passa Baixa (“Low pass” em inglês). 

    ruidoCom o equalizador, aplique um filtro “Passa-Baixa” em frequências em torno de 13kHz para reduzir ruídos (Foto:Reprodução/Henrique Duarte)












    A partir dai, vá mexendo no ganho e na frequência de corte para tentar diminuir ao máximo o ruído. Mas tenha cuidado, pois se mal feito esse processo pode deteriorar o som.

    Se esse procedimento não adiantar, existem opções mais robustas para resolver esse problema, como os plugins removedores. Eles funcionam percebendo um ruído (majoritariamente um sinal constante) no ambiente e extraindo-o do áudio gravado. Para isso, você terá que selecionar uma parte da música que só tenha ruído, sem nenhum instrumento tocando. O Audacity é um programa que faz essa tarefa e pode ser uma boa opção. O processo para remoção costuma ser padrão nesse tipo de dispositivo. 

    Como retirar ruídos de gravações de áudio e músicas com o Audacity

    Outras dicas valiosas

    Dica 1. Nunca grave ouvindo o que você toca pelas caixas de som, pois esse som será captado novamente pelo microfone, com grandes chances de aumentar a confusão sonora. Utilize, ao invés disso, fones de ouvido confortáveis.

    Fone MDR-1a da Sony tem revestimento de couro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Na hora de gravar, uso fones de ouvido ao invés de caixas de som (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


    Dica 2. Se sua voz soa confusa na música, tente cortar frequências indesejáveis, em geral abaixo de 200Hz e acima de 10Khz. Com o equalizador paramétrico aberto, utilize filtros passa alta nas frequências graves e passa baixa nas agudas. Em geral, frequências que não fazem parte dessa banda(200Hz até 10kHz) não irão deteriorar a voz e irão abrir espaço para outros instrumentos respirarem e não se confundirem na mixagem.

    Conheça 5 dos melhores ultrabooks disponíveis no mercado brasileiro

    • Dica 3. Se você usa guitarras e deseja uma instrumento decente, mas não possui amplificadores bons e/ou não pode colocá-los em volume digno, experimente plugins que simulam amplificadores virtuais. Eles irão te surpreender com a qualidade e custo-benefício! Sugestões seriam os famosos Amplitube e Guitar Rig.

      Dica 4. Reverb em doses conscientes pode esconder algumas imperfeições vocais e instrumentos como violão.

      Caso você esteja levando isso a sério, é hora de dar uma olhada nessa matéria e ver alguns itens clássicos que um home studio de respeito deve ter. Boa sorte nas gravações!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares