Internet

02/12/2014 11h06 - Atualizado em 02/12/2014 11h06

Como reiniciar ou desligar seu Mac usando o Spotlight

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Spotlight é o recurso de buscas universal do Mac que ganhou ainda mais destaque no OS X Yosemite. Agora, além de encontrar arquivos, o recurso pode ser usado para executar ações simples no computador, como desligar, reiniciar, travar, repousar e fazer log off. Veja como fazer.

Veja 15 dicas de segurança do iPhone ao Mac, passando pela nuvem iCloud

Veja como configurar a Spotlight do Mac OS X Yosemite no TechTudo (Foto: Divulgação/Apple)Veja como configurar a Spotlight do Mac OS X Yosemite no TechTudo (Foto: Divulgação/Apple)


Na prática, basta usar o Spotlight para procurar e executar pequenos aplicativos criados por um programador independente que automatizam essas tarefas. São cinco deles, cada um destinado para uma das ações.

Passo 1. Baixe o pacote ZIP com os cinco apps;

Baixe o ZIP com os cinco apps para ativar os comandos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Baixe o ZIP com os cinco apps para ativar os comandos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Descompacte o arquivo e renomeie cada um do jeito que quiser. Lembre que esses nomes serão os “comandos” do Spotlight e, como vêm originalmente  em inglês, podem ser trocados para facilitar o uso;

O Spotilight parou de funcionar. O que fazer? Opine no Fórum do TechTudo. 

Em nosso exemplo, “Lock” vira “Travar”, “Logout” vira “Log off”, “Restart” fica “Reiniciar”, “Shutdown” é “Desligar” e “Sleep” é traduzido para “Repousar”;

Troque os nomes dos apps para português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Troque os nomes dos apps para português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Mova os apps para a pasta Aplicativos do seu Mac;

Mova os apps para a pasta de aplicativos do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova os apps para a pasta de aplicativos do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Tecle Command+Espaço para acessar o Spotlight e digite o comando que desejar, seguido de Enter para utilizá-lo.

Digite os comandos criados para acionar a tarefa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Digite os comandos criados para acionar a tarefa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora seu Mac poderá ter as opções de energia controladas por comandos do Spotlight, o que facilita a vida de quem prefere usar o teclado para trabalhar. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares