Internet

02/12/2014 09h00 - Atualizado em 02/12/2014 18h34

Conheça 5 ferramentas administrativas do Windows para gerenciar o seu PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Windows tem várias ferramentas administrativas embutidas que podem ser usadas para gerenciar e executar tarefas complexas. Se você ainda não conhece, mostraremos para você as cinco principais ferramentas administrativas do sistema que você pode usar para gerenciar melhor seu PC.

Saiba como fazer backup automático do PC com Windows para um HD externo

Conheça algumas da principais ferramentas administrativas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Conheça algumas da principais ferramentas administrativas do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para acessar as ferramentas listadas abaixo, você deve acessar o painel de controle do Windows e procurar o item “Ferramentas Administrativas”, ou você procurá-la na busca do sistema. E lembre-se: A maioria das ferramentas que ficam nesta opção, exigem privilégios administrativos para usá-los.exigem privilégios administrativos para usá-los. Além disso, dependendo da versão do Windows que você estiver usando (Basic, Pro ou Enterprise), você verá um conjunto diferente de ferramentas na pasta Ferramentas Administrativas. Ciente disso, vamos a listagem:

1. Serviços

Ferramenta Serviços permite gerenciar os serviços do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ferramenta "Serviços" permite gerenciar os serviços do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Windows executa muitos serviços em segundo plano. Alguns deles são importantes para o seu sistema, enquanto outros são inúteis e ficam monopolizando os recursos do sistema. A medida que mais e mais serviços vão sendo ativados, o sistema ficará cada vez mais lento.

Para deixar seu sistema mais leve e executando apenas aquilo que você realmente precisa, você deve usar a ferramenta “Serviços” que permite monitorar os serviços e desativar ou suspendê-las, através do menu de contexto. Além de desabilitar, você também pode definir que um serviço sem tanta importância tenha sua execução atrasada, para que ela não fique competindo com outros serviços na inicialização do Windows.

Contudo, embora seja fácil usar a ferramenta (tudo se resume a clicar como o botão direito no item), não é aconselhável ir ativando ou desativando serviços, a menos, é claro, que você saiba o que realmente está fazendo. É necessário ter muito cuidado com o uso dessa ferramenta, pois se você fizer algo errado, poderá comprometer o funcionamento do sistema.

2. Política de Segurança Local

Administre a s regras do Windows com o Política de Segurança Local (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Administre a s regras do Windows com o Política de Segurança Local (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Além de configurações de segurança de base regulares do Windows, você pode ajustar algumas configurações avançadas de segurança e permissões, usando a ferramenta “Política de Segurança Local”, que também possui um atalho na pasta Ferramentas Administrativas. Com ela, você pode gerenciar todas as configurações avançadas de segurança relacionadas com as políticas de software, políticas do Windows, regras de firewall e etc, no computador atual ou em um domínio.

Para ter uma ideia de do que essa ferramenta pode fazer e até como usá-la, dê uma olhada no tutorial: Como se proteger de vírus que usam o método ‘autorun’ para infectar o PC.

3. Visualizador de Eventos

Descubra o que acontece no sistema com as informações do Visualizador de Eventos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descubra o que acontece no sistema com as informações do Visualizador de Eventos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Visualizador de Eventos é uma das ferramentas mais utilizadas e úteis do Windows. Basicamente, ele não é nada além de uma ferramenta que registra muitas coisas, como logins de usuários e atividades de programas e sistemas de mensagens.

Mesmo que as mensagens e avisos que aparecem no Visualizador de Eventos nem sempre sejam tão importantes, ele pode ajudar muito quando você está depurando seu sistema para encontrar um problema específico com os registros no Visualizador de Eventos.

4. Agendador de Tarefas

Agendador de Tarefas permite automatizar algumas atividades no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Agendador de Tarefas permite automatizar algumas atividades no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

O Agendador de Tarefas do Windows é um programa útil para programar e automatizar tarefas diferentes, como executar um programa, mostrar uma mensagem e etc, em um momento ou evento específico. Ele é tão importante, que atualmente o próprio Windows usa ele extensivamente para executar tarefas do sistema, como a verificação de atualizações, limpeza do sistema, iniciar e parar serviços em segundo plano, entre outras atividades.

Usando o Agendador de Tarefas, você pode gerenciar as tarefas existentes do sistema e também pode criar qualquer tarefa automática no Windows. É claro que a interface do programa ainda é um pouco desajeitada, mas uma vez que você se acostumar com isso, será possível configurar facilmente as suas próprias tarefas automatizadas.

Um bom exemplo de uso dessa ferramenta, pode ser encontrado no tutorial: Veja como iniciar o Windows 8 no desktop clássico.

5. Gerenciamento do computador

Gerenciamento do Computador permite administrar diversos aspectos do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciamento do Computador permite administrar diversos aspectos do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A ferramenta de Gerenciamento do Computador do Windows fornece um conjunto de ferramentas administrativas mais usadas, além de uma interface fácil de usar e poderosa para o gerenciamento de diferentes partes do computador. Por exemplo, a opção “Usuários e Grupos Locais” entrega uma ampla gama de informações e configurações para gerenciar todas as contas de usuários, grupos de usuários e suas associações. A principal força da ferramenta Gerenciamento do computador é que ela provê uma interface unificada, e por conta disso, você não tem que executar aplicativos separados para diferentes tarefas administrativas.

Como faço para trocar ou tirar a senha de administrador no Windows? Veja no Fórum do TechTudo

Essas foram apenas “algumas” das ferramentas administrativas do Windows, ele tem mais de vinte, mas basicamente estas são as mais importantes. Embora seja tentador usá-la indiscriminadamente, lembre-se que uma configuração errada pode levar a consequências difíceis de serem contornadas. Portanto, não deixe de dar uma olhada nos tutoriais do TechTudo e até na ajuda e nos manuais online do Windows, e claro, sempre tenha cuidado quando for utilizar qualquer uma dessas ferramentas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares