23/01/2015 06h20 - Atualizado em 27/04/2016 12h00

Como usar o WhatsApp Web no computador com o Google Chrome

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O WhatsApp Web para computador funciona com os navegadores Chrome, Firefox, Opera, Safari ou Microsoft Edge no PC e é compatível com as versões do aplicativo para smartphones Android, Windows Phone e BlackBerry - antes haviam restrições técnicas do próprio iOS, mas o WhatsApp Web já funciona com iPhone

WhatsApp: conheça os principais mitos e verdades sobre o mensageiro

É possível enviar e receber mensagens mesmo quando você estiver distante do seu celular. Entretanto, é preciso permanecer conectado no seu smartphone, para "parear" o conteúdo das mensagens. Confira no vídeo e no passo a passo abaixo como ativar e usar o WhatsApp no Google Chrome. 



Passo 1. Certifique-se de que o seu telefone e o computador estão conectados à rede Wi-Fi ou mesmo 3G e que você possui a última versão do WhatsApp Messenger instalada no telefone (certifique-se, aqui).

Feito isso abra o Google Chrome em seu computador e acesse o site web.whatsapp.com;

Acesse a página do WhatsApp Web usando o Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse a página do WhatsApp Web usando o Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o WhatsApp Web no Android

Passo 2. No celular, abra o WhatsApp e selecione o menu no canto superior direito da tela. Em seguida, escolha “WhatsApp Web” e faça a leitura do código QR que é exibido na tela do computador;

Ativando o WhatsApp Web no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o WhatsApp Web no Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o WhatsApp Web no Windows Phone

Passo 3. Abra o WhatsApp e selecione o botão “…”, no canto inferior direito da tela. Em seguida, escolha “whatsapp web” e faça a leitura do código QR que aparece na tela do seu computador;

Ativando o WhatsApp Web no Windows Phone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o WhatsApp Web no Windows Phone (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o WhatsApp Web no iPhone

Passo 4. No iPhone, o processo é muito similar. Acesse o botão "Ajustes" e lá estará a opção WhatsApp Web. Depois, basta ler o QR Code na tela do computador, como nos passos acima;

Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações do WhatsApp (Foto: Reprodução/Helito Bijora)



Como usar o WhatsApp Web no PC

Agora, os seus contatos e conversas serão espelhados no computador e você poderá usá-lo para enviar e receber mensagens, incluindo fotos, vídeos e também áudios (como se fosse no smartphone).

Para isso, use o botão em formato de clipe (anexo) no canto superior direito da tela para escolher uma imagem no computador ou tirar uma foto usando a webcam. Você também pode gravar mensagens de voz clicando sobre o ícone do microfone, à direita do campo de texto, como se faz no smart;

Enviando fotos, vídeos ou mensagens de voz pelo computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Enviando fotos, vídeos ou mensagens de voz pelo computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para visualizar informações sobre o contato com o qual está conversado, basta clicar sobre o nome ou a foto, logo acima da conversa. Dessa forma, você terá acesso à foto ampliada, status e número de telefone do contato;

Informações sobre o contato (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Informações sobre o contato (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Caso queira visualizar as informações do seu perfil, clique sobre a sua foto, no canto superior esquerdo da página. A foto do seu perfil e mensagem de status, no entanto, não podem ser alteradas através do navegador;

Visualizando informações do seu perfil (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Visualizando informações do seu perfil (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Você pode iniciar uma nova conversa digitando o nome do contato no campo de busca logo acima das conversas atuais. Outra forma de fazer isso é clicando sobre o ícone à direita da sua foto de perfil para acessar a lista de contatos;

Iniciando nova conversa através do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando nova conversa através do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Para configurar as notificações do WhatsApp no computador, clique sobre o segundo botão à direita da sua foto de perfil e, no menu que aparece, clique em “Notificações”. Em seguida, faça os ajustes desejados e clique em “OK”;

Configurando notificações do WhatsApp no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando notificações do WhatsApp no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Por fim, caso você queira sair do WhatsApp no computador, volte ao menu do passo anterior e clique em “Sair”. Feito isso, o computador não estará mais autorizado a usar o seu WhatsApp para enviar e receber mensagens. Para voltar a usá-lo, repita o procedimento descrito no início.

Finalizando sessão do WhatsApp no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando sessão do WhatsApp no navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá conversar com seus contatos e grupos do WhatsApp usando todo o conforto e praticidade que uma tela maior e um teclado físico que os computadores oferecem.

Ficou com alguma dúvida? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cicero
    2016-06-06T15:16:35

    Sensacional, muito fácil, simples e descomplicado. Obrigado!

  • Sabrina Ferreira
    2015-01-24T08:23:47  

    Show de bola! Agora sim o Whatsapp me surpreendeu!

    recentes

    populares

    • Sabrina Ferreira
      2015-01-24T08:23:47  

      OI sabrina

  • Marcone Perillo
    2015-04-20T14:32:18  

    Nossa , que porcaria. Tem que ficar com o Celular ligado na mesma rede do wi fi. Pensei que isso era pra poupar a bateria do celular.

    recentes

    populares

    • Marcone Perillo
      2015-04-20T14:32:18  

      OI

  • Marcos Andre
    2016-04-30T12:44:13

    WhatsUp? Mispronunciation, indeed.

  • Nilza Maria
    2016-04-14T14:53:31

    Não gostei. .

  • Sheroso
    2015-02-25T17:19:53

    noob

  • Raul Filho
    2015-12-29T22:13:04

    é possivel usar em um tablet?

  • Mariana Costa
    2015-11-24T18:27:31  

    O site fica dando erro pra abrir, não está carregando. Alguém sabe porque? A

    recentes

    populares

    • Mariana Costa
      2015-11-24T18:27:31  

      ta usando chrome?

  • Luana Guimarães
    2015-12-03T13:49:50  

    Bom dia! Busquei sanar minha dúvida em em diversos tutoriais e fóruns, mas nada fora mencionado. Quando nos conectamos com o whatsapp web, estamos utilizando a internet no computador ou do PC para a navegação? Até hoje acreditava que bastasse internet no celular apenas para realizar a conexão entre os aparelhos, mas devido a lentidão da navegação utilizando-se de whatsapp web, desconfio estar usando no computador minha própria conexão. Quem puder me esclarecer essa dúvida. Agradeceria.

    recentes

    populares

    • Luana Guimarães
      2015-12-03T13:49:50  

      Não. Basta estar na internet. Porém a performance vai ser determinada pela internet de menor velocidade. Por ex.: se seu celular estiver no 3G, não importa a velocidade da conexão do seu PC... vai ser lento.O melhor é que ambos (celular e PC) estejam na mesma rede WiFi.

  • Karen Cerqueira
    2015-10-19T12:27:58

    Uso muito o whats na web, mas se eu desligar o computador, quando ligar ele novamente, tenho que refazer o procedimento do inicio. Mas nos primeiros dias que usei, não precisava, eu ligava o computador e entrava direto, agora se quiser usar, tem que fazer passo a passo desde o inicio... Porque será?

  • Gustavo Ferreira
    2015-05-28T10:20:38  

    Quando eu conecto o whatsapp no pc eu fico online o tempo todo no status de "visto por último"? Alguem sabe me informar?

    recentes

    populares

    • Gustavo Ferreira
      2015-05-28T10:20:38  

      sim! testei isso e infelizmente, aparece online o tempo todo :(

  • Renato Mallmann
    2015-07-01T20:51:24  

    Meu celu, não tem WhatsApp Web ! ???

    recentes

    populares

    • Renato Mallmann
      2015-07-01T20:51:24  

      Pobre!

  • Brenno Costa
    2015-06-27T01:08:41

    Funciona muito bem!

  • Maria Leão
    2015-03-30T21:59:25  

    Eu acho que isso é muito inútil, porque eu estou sem celular e preciso usar o whatsapp, então não adianta nada precisar do PC e do celularao mesmo tempo... não adianta nada, muito inútil

    recentes

    populares

    • Maria Leão
      2015-03-30T21:59:25  

      não, inútil não, aqui na empresa precisamos enviar fotos e videos jogar no computador por cabo, e tudo será muito útil sim, e outra, a opção de conseguir tudo pelo pc é opcional faz quem quer pra uns é útil pra outros inútil, assim como cerveja, cigarro, drogas pra mim é inútil e pra outros infelizmente (no meu ponto de vista) não!

  • Ricardo Saito
    2015-05-19T17:23:21  

    Nem percam tempo, fiquei meia hora segurando o meu celular na frente di computador e não fez scanner.

    recentes

    populares

    • Ricardo Saito
      2015-05-19T17:23:21  

      Então seu cell ta bugado '-'

    recentes

    populares

    • Ricardo Saito
      2015-05-19T17:23:21  

      Então teu cell tá bugado '--'

  • Caio
    2015-02-13T11:44:32  

    Nossa que legal hein, se eu já to com whatsapp no celular pra que eu vou querer usar ele no PC? Se fosse em casos de estar sem o contato com o celular tudo bem, mas pra usar o whatsapp no PC eu preciso do celular ao mesmo tempo. Simplesmente Inútil.

    recentes

    populares

    • Caio
      2015-02-13T11:44:32  

      Esses são os típicos usuários e consumidores passivos deixam o mercado ditar e moldar suas ações de uso e consumo e não o contrário. Eu quero sempre mais com menos, não custaria nada nada mesmo, criar o aplicativo para PC independente de sincronização com o celular. O tal do Orkut foi extinto por isso, já a tendência do Facebook é se perpetuar, por justamente estar sempre criando e viabilizando soluções inteligentes, de grande usabilidade e facilidade.

    recentes

    populares

    • Caio
      2015-02-13T11:44:32  

      Pra mim é útil demais fera! Além de ser mais fácil de mexer e visualizar, vejo as mídias (fotos, vídeos, áudios) sem ter que baixá-lo no celular, deixando assim a memória mais livre não prejudicando o desempenho do celular. Após visualizar no computador, só baixo o que realmente achei interessante para compartilhar com meus amigos. É uma mão na roda ;)

  • Cícero Bento
    2015-05-15T06:30:41

    Decepção total com os desenvolvedores do WhatsApp, qual é a vantagem de ter o aplicativo no PC se não for para poupar bateria do celular? Messenger no PC tem Skype e Fabebook, o ideal seria poder interagir do PC com o celular independente de sincronizar os dispositivos. Coisa inútil!

  • Fábio Lima
    2015-05-11T09:24:39

    Uma porcaria. Hoje esqueci o celular em casa e não consigo usar a versão Web porque precisa scanear o QR code. Não adianta de nada!

  • Marcelo Lago
    2015-05-01T01:12:35

    Grande porcaria, o celular tem que estar conectado do mesmo jeito, só melhora pra digitar, de resto não é útil

  • Roberto Valente
    2015-04-24T12:08:42

    blz ficou jóia

  • Adriana Oliveira
    2015-04-23T13:32:14

    ola nao consigo escanear no meu celular que pena

  • Leonardo Neves
    2015-03-01T23:05:25  

    no meu lumia 900 não aparece watsapp web... pq?

    recentes

    populares

    • Leonardo Neves
      2015-03-01T23:05:25  

      star com o whatsapp desatualizado tenta atualiza-lo para a ultima versão

  • Andrelli Santos
    2015-03-27T09:47:30

    Não aparece o código QR no meu pc, para que eu possa fazer a leitura com o celular? Mais alguém passou por isso?

  • Anderson Pirituba
    2015-03-17T00:53:00

    NÃO APARECE O ICONE OU PARA QUEM ATUALIZOU FICA SÓ CARREGANDO PQ? PQ ESSA FUNÇÃO É SÓ PARA QUEM COMPROU O WHATSAPP, TIPO QUEM EXTENDEU O PLANO PARA MAIS 1 ANO, 3 ANOS OU 5 ANOS, NO MEU CASO EXTENDI PARA 3 ANOS, E APARECEU O ICONE. TENTE COMPRAR A EXTENÇÃO DE PELO MENOS 1 ANO É BARATINHO R$ 2,55.. VÁ EM CONFIGURAÇÕES > INFORMAÇÕES DA CONTA > PAGAMENTO CLIQUE EM GOOGLE WALLET, E COMPRE O SERVIÇO POR 1 ANO COM CARTÃO DE CRÉDITO, PARA TER ACESSO AO WEB.WHATSAPP. ESPERO TER AJUDADO AOS USUÁRIOS QUE NÃO ENTENDERAM A EXPLICAÇÃO DO TÓPICO.. Att: Anderson.

  • Paulo
    2015-01-24T17:09:20  

    Atualizei meu wpp, mas quando eu tentei entrar no site, fica carregando sem parar. Estou conectado na mesma rede. Faz alguma diferença o PC estar conectado a cabo ou também tem que estar conectado pelo WI-FI ??? Se alguém conseguiu resolver me fala o que fez. kk

    recentes

    populares

    • Paulo
      2015-01-24T17:09:20  

      Provavelmente seu Whatsapp deve estar contaminado de mídias e conversas. Dependendo sua velocidade de conexão de internet isso pode demorar muito.