Tablet

23/01/2015 13h36 - Atualizado em 23/01/2015 13h36

Conheça o Opera Mini e aprenda a usar as ferramentas do navegador

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Opera Mini é uma versão simplificada do navegador mobile principal da companhia. Ele é indicado para versões mais antigas do Android, ou para quem quer economizar a franquia de dados de Internet. Isso porque ele compacta os dados recebidos, resultando em um tempo de carregamento dos sites muito mais rápida que o convencional. Leia o tutorial a seguir e aprenda a usar o Opera Mini no Android.

Aprenda como instalar o WhatsApp em um tablet Android

Primeiros passos

Após baixar e abrir o app, a primeira tela apresentada é a de introdução. Ela descreve de forma resumida as principais funções do navegador e mostra o contrato de licença. Clique em “Aceitar” para entrar efetivamente no browser.

Você verá a barra de endereço no topo da página, à esquerda do campo de buscas do Google. Logo abaixo, há duas abas: a “Inicial” exibe as principais notícias do momento e é configurada pelo próprio Opera; a Speed Dial reúne as páginas favoritas do usuário (ensinaremos adiante como usar a ferramenta).

Telas iniciais do Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Telas iniciais do Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Na parte inferior da tela, localiza-se a barra de tarefas. Nela ficam os ícones para avançar e voltar páginas, atualizar, ver abas abertas e o menu principal do Opera, através do qual as várias funções do navegador são acessíveis. Basta dar um toque no “O” para abrir as opções, conforme apontado abaixo.

Grade com todas as ferramentas do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Grade com todas as ferramentas do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

O acesso às páginas ocorre como em qualquer navegador. É só digitar a URL na barra de endereço e tocar no botão correspondente ao “Ir” no teclado para entrar no site desejado.

Conhecendo as ferramentas

Marcadores

Vamos explorar os recursos do Opera um por um, usando como referência o menu apresentado na segunda imagem deste tutorial. O primeiro deles é o “Marcadores”, que permite salvar páginas favoritas para usar de diferentes formas. Clicando no ícone de estrela, você será direcionado à lista de marcadores, cuja aparência é a do screenshot número 1 da imagem a seguir.

Toque no botão “Nova pasta”, destacado pela seta, para criar um novo diretório. Digite o nome da nova pasta no campo de texto apresentado pelo Opera e confirme clicando na tecla destacada no screenshot número 2.

Telas do menu Marcadores do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Telas do menu "Marcadores" do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Aparecerá a opção de adicionar o site que você está visitando como marcador. Clique nela, defina o título do marcador e escolha a pasta onde a página será armazenada. Clique no botão “Salvar” para concluir a operação.

Tela Adicionar marcador do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Tela "Adicionar marcador" do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Também é possível adicionar uma página ao marcador diretamente da barra de endereço. Basta clicar no ícone de estrela e selecionar “Adicionar a Marcadores”, escolhendo em seguida em qual pasta você quer salvá-la.

Marcador sendo adicionado a partir da barra de endereço (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Marcador sendo adicionado a partir da barra de endereço (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Histórico

O histórico exibe todas as páginas visitadas com o Opera. Clique neste menu para ter acesso rápido a sites recentemente acessados, por exemplo. Contudo, as informações contidas ali podem ser sigilosas. Se você quiser apagar o histórico de navegação, clique no botão “Limpar tudo”, apontado pela seta vermelha no primeiro screenshot. Pressione o botão “Sim” (segundo screenshot) para confirmar a limpeza dos dados.

Telas do menu Histórico do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Telas do menu "Histórico" do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Página inicial

Clicar no botão “Página inicial” levará você à tela exibida no screenshot 2 da primeira imagem deste tutorial. Ele funciona como um atalho aos sites principais, que, conforme dito anteriormente, podem ser salvos em “Speed Dial”.

Clique nesta aba e toque o sinal de “+” para incluir a URL de sua preferência. Também é possível excluir itens que já estejam lá. Neste caso, clique em “Gerenciar” e aperte o “X” na miniatura que deseja remover. Ao terminar, clique em “Concluído”.

Aba Speed Dial e suas opções de gerenciamento (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Aba "Speed Dial" e suas opções de gerenciamento (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Páginas salvas e Downloads

As áreas “Páginas salvas” e “Downloads” exibem a lista de itens. Todas as URLs definidas como marcador aparecerão em “Páginas salvas” (1); todos os arquivos baixados no Opera Mini – sejam eles vídeos, fotos, músicas ou documentos de texto – serão mostrados em “Downloads” (2).

Telas de Páginas salvas e Downloads (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Telas de "Páginas salvas" e "Downloads" (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Configurações

O Opera Mini tem boa variedade de opções de configuração. Ao entrar no Menu, você verá itens que permitem mudar qualidade da imagem e tamanho da fonte, entre outros comportamentos do navegador (screenshot 1). É possível, por exemplo, fazer com que os sites sejam exibidos em sua versão original ou em uma coluna. A diferença é mostrada nos screenshots 2 e 3 da imagem abaixo.

Menu Configuração e exemplo de alteração aplicada a partir das configurações (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Menu "Configuração" e exemplo de alteração aplicada a partir das configurações (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Para ter acesso a mais opções, deslize o dedo até chegar em “Avançado” e toque o campo. As configurações avançadas incluem escolha do protocolo de Internet, ativação/desativação de notificações e um teste de rede, que verifica sua conexão. Este recurso é mostrado no segundo printscreen da imagem a seguir.

Configurações avançadas do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Configurações avançadas do Opera Mini (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)

Buscar na página, Compartilhar e Ajuda

O menu “Buscar na página” localiza uma palavra ou frase na aba aberta. Clique no ícone do recurso e digite o termo para que o navegador faça a busca automaticamente (1). Entrando em “Compartilhar”, você poderá postar o endereço que está visitando nas principais redes sociais, assim como serviços de e-mail e armazenamento na nuvem (2). Por fim, a “Ajuda” oferece informações sobre o uso de dados, atalhos, e funciona como canal de comunicação com a equipe de desenvolvimento (3).

Telas das ferramentas Buscar na página, Compartilhar e Ajuda do Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)Telas das ferramentas "Buscar na página", "Compartilhar" e "Ajuda" do Opera Mini para Android (Foto: Reprodução/ Raquel Freire)


Qual smartphone mais a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares