23/01/2015 14h00 - Atualizado em 23/01/2015 14h00

MLB 14 The Show: como jogar o popular game de baseball

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

MLB 14: The Show é um excelente game de baseball da Sony. Foi lançado em 2014 para PlayStation 3, PS Vita e posteriormente para PlayStation 4, sendo eleito por diversas publicações um dos melhores jogos de esporte do ano passado. MLB 14 tem muitos modos de jogo

Confira o review completo de MLB 14: The Show

MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))

Regras básicas do baseball

O baseball é um esporte diferente do que a maioria dos brasileiros estão acostumados. Não existe tempo (como futebol ou basquete) ou pontuação a ser alcançada (como o vôlei), mas a cadência do jogo é medida pelo número de adversários eliminados. Uma partida é dividida em 9 innings (chamadas por aqui de “entradas). Em cada entrada cada um dos times ataca (rebatendo a bola) e defende (arremessando a bola e tentando eliminar os jogadores adversários).

Em cada entrada o time que defende precisa eliminar três jogadores. Para isso existem basicamente duas formas: o arremessador conseguir três pontos ou algum jogador pegar uma bola rebatida enquanto ela ainda estiver no ar, ou seja, antes que ela toque algum lugar (chão ou parede, por exemplo).

O arremessador pode conseguir pontos basicamente de três formas: executar um strike, que é quando a bola é arremessada entre a altura do joelho e dos ombros, e, horizontalmente, em cima da base que se encontra no chão. A segunda forma é o rebatedor tentar atingir a bola e errar, com seu taco ultrapassando as linhas do campo. A última forma é o arremessador rebater a bola mas ela sair pela parte de trás do campo. Nesse último caso o arremessador pode ganhar no máximo 2 pontos, exigindo que seja realizado um strike ou uma tentativa de rebatida que erre a bola para eliminar o rebatedor.

MLB 14 The Show: Imagem compara uma partida real e outra do game. Qual é qual? (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14 The Show: Imagem compara uma partida real e outra do game. Qual é qual? (Foto: Divulgação))MLB 14 The Show: Imagem compara uma partida real e outra do game. Qual é qual? (Foto: Divulgação)

Cada bola arremessada fora da zona descrita acima concede um ponto para o rebatedor. Ao somar quatro pontos desse tipo ele passa automaticamente para a primeira base. O time marca um ponto quando o jogador dá a volta completa no campo, passando pelas quatro bases. No fim das 9 entradas o time que tiver mais pontos vence. O baseball não aceita empates, ou seja, se a partida estiver empatada ao fim da nona entrada são realizadas novas entradas até que ocorra o desempate. Algumas partidas oficiais ultrapassam a marca de 5 horas de jogo.

Iniciando

Logo que você inicia MLB 14: The Show deve escolher se é um jogador novato (Beginner) ou avançado (Experienced). Em Beginner você inicia no modo mais fácil do game, com adversários arremessando e rebatendo bolas de forma menos inteligente. A medida que você vence acumula pontos, incrementando o nível de dificuldade. Já em Experienced, além de maior dificuldade você terá o controle de todo o time, inclusive no momento de buscar as bolas após uma rebatida adversária. Essa dificuldade pode ser alterada posteriormente nas opções do jogo.

MLB 14: The Show (Foto: Divulgação)MLB 14: The Show (Foto: Divulgação)

Menu Principal

O Menu Principal do game conta com quatro telas diferentes: uma voltada para os modos de jogo, outra para a comunidade e partidas online, o terceiro para configurações e o último o utilitário para gerenciar os dados do game. Para navegar entre cada tela o jogador deve usar os botões L1 (para ir para a esquerda) e R1 (para ir para a direita) – no PS Vita use L ou R.

Controles básicos

MLB 14: The Show, como todos os simuladores de algum esporte, possui uma imensa quantidade de controles. Dependendo da posição em que se está jogando (rebatedor ou arremessador) a jogabilidade é completamente diferente.

Arremessador

Cada arremessador tem seus estilo de jogo. Antes de lançar a bola o usuário pode escolher uma entre cinco diferentes ataques, variando conforme o atleta. O tipo de lançamento deve ser escolhido usando triângulo, quadrado, X, círculo ou R1. Após escolher qual o tipo de arremesso é possível apontar, com o direcional analógico esquerdo, onde se deseja lançar a bola, apertando X para realizar o lançamento.

Durante o arremesso um círculo ficará abrindo e fechando, indicando a área para onde a bola poderá acabar indo, ou seja, pressione X quando o círculo estiver do menor tamanho possível para garantir que a bola chegue perto de onde se apontou inicialmente.

MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))MLB 14: The Show (Foto: Divulgação)

Rebatedor

O rebatedor possui rebatidas padronizadas. Para um movimento (swing) normal pressione X. Se estiver quase sendo eliminado – com dois strikes para o arremessador -, use o botão círculo, que o jogador tentará ao menos tocar na bola. Para uma rebatida com força use quadrado. Se quiser fazer uma rebatida de sacrifício, tentando colocar algum jogador uma base a frente mesmo que você seja eliminado, pressione triângulo. Nesse caso o atleta apenas tocará na bola, tentando jogá-la no meio dos adversários, dando tempo para a corrida de um colega de equipe.

Durante a rebatida é preciso movimentar, com o analógico esquerdo, um marcador que indica a região em que espera que a bola seja arremessada. Essa marca pode ser movimentada após o arremesso, exigindo, obviamente, algum reflexo. Também é possível tentar prever onde a bola será lançada. Para isso pressione R2 e escolha uma das oito direções do quadrilátero. Se acertar a região escolhida ficará vermelha, facilitando a decisão sobre onde posicionar o marcador.

MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))

Modos de Jogo

MLB 14: The Show possui diversos modos de jogos. Confira abaixo cada um deles, separados pelas opções do menu.

1. Play Now

Como o nome sugere, nesse menu você pode optar por partidas mais rápidas. São quatro opções: Exhibition, onde uma partida simples é disputada localmente; The Show Live, onde é possível jogar partidas reais que aconteceram no MLB, inclusive com escalações e estatísticas em tempo real; Online Rated, partida online onde o resultado conta pontos para seu ranking; e Online Exhibition, uma disputa simples mas com o adversário online.

2. Franchise

É o modo “Ultimate Team” de MLB 14. Nele você pode gerenciar um ou mais times, sendo obrigado a ir atrás de jogadores, selecioná-los, gerenciar os contratos, enfim, toda a responsabilidade para montar um elenco vencedor. É possível gerenciar e um time e disputar apenas localmente (Franchise), ou contra jogadores ao redor do mundo (Online Franchise). Os modos franquia você gerencia um time por vários anos seguidos. Se quiser cuidar de times apenas por uma temporada há a opção Season.

MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))MLB 14: The Show (Foto: Divulgação) (Foto: MLB 14: The Show (Foto: Divulgação))

3. Diamond Dynasty

Um dos principais modos do jogo, já que o jogador assume as funções de gerente e técnico, podendo construir time do zero (inclusive uniformes e logo). O jogador também assume o papel de técnico, escolhendo as estratégias durante as partidas. Esse modo é disputado completamente online, e seu time pode jogar mesmo que você não esteja conectado, com partidas sendo realizadas automaticamente.

4. Road to the Show

Nesse modo você cria um jogador, inicialmente com poucas habilidade e buscando um time para começar sua carreira. É possível escolher qual posição deseja jogar (arremessador, rebatedor ou qualquer outra posição, inclusive como catcher, o pegador que fica atrás do rebatedor) e atributos. Durante as partidas você controla apenas o seu atleta, devendo impressionar os olheiros para conseguir um teste em algum time.

5. Mini Modes

É o lugar para evoluir suas habilidades, com espaço para praticar home runs (rebater uma bola para fora do campo), rebatidas e arremessos. Outras habilidades podem ser praticadas em Postseason. Também nos Mini Modes pode-se jogar o desafio semanal (Challenge of the Week).

6. Community Challenges

Mais um modo online, aqui é possível criar desafios para toda a comunidade de jogadores de MLB 14 – e, claro, tentar realizar os criados por outros jogadores. É possível escolher diversas características, como time, estádio, atmosfera do jogo e detalhes de como está a partida.

Qual seu game de esporte preferido? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares