15/01/2015 06h40 - Atualizado em 15/01/2015 06h40

Veja como passar pastas e arquivos para pendrive no Windows ou Mac

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Pendrive é um dispositivo de armazenamento móvel, capaz de transportar muita informação de um computador para outro. Entre as vantagens do software, permitir regravações infinitas e não depender de conexão à Internet pode ser a maior delas. Se você quer saber como usar um pendrive, confira o tutorial abaixo.

Confira lista de pen drives de diversos tamanhos e bom custo-benefício

Veja dicas sobre como escolher um bom pendrive (Foto: Reprodução/Creative Commons) (Foto: Veja dicas sobre como escolher um bom pendrive (Foto: Reprodução/Creative Commons))Passar arquivos para um pendrive é muito simples e leva apenas segundos (Foto: Reprodução/Creative Commons)


Windows

Passo 1. No sistema operacional da Microsoft, o acesso ao pendrive está disponível por meio do Windows Explorer. Clique no ícone em forma de pasta, na barra inferior, e depois dê um duplo-clique no pendrive para visualizar seu conteúdo na janela;

Abra o Explorer e clique no ícone do pendrive para acessá-lo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra o Explorer e clique no ícone do pendrive para acessá-lo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Em seguida, minimize essa janela e encontre os arquivos e pastas que você quer transferir para o pendrive. Disponha as duas janelas de modo que fiquem lado a lado na área de trabalho;

Passo 3. Clique com o botão esquerdo do mouse em qualquer local da janela e arraste na diagonal para selecionar todos os itens. Mova o cursor de modo a escolher quantos arquivos você desejar;

Selecione os arquivos que você quer mover (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione os arquivos que você quer mover para o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Após selecionar os arquivos, mantenha o mouse clicado e os arraste de uma janela (do computador) à outra (do pendrive). Dependendo do tamanho dos itens, será necessário aguardar alguns segundos ou minutos para que eles sejam copiados;

Arraste para a janela do pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Arraste para a janela do pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Depois, clique no ícone do pendrive, no menu do lado esquerdo, e escolha “Ejetar” antes de retirá-lo fisicamente do computador. Lembre-se que é muito importante fazer este procedimento antes de desconectar o dispositivo do PC. 

Ejete o pendrive com segurança antes de retirá-lo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ejete o pendrive com segurança antes de retirá-lo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mac

O procedimento no Mac é quase o mesmo. Aqui, a única diferença fica por conta do acesso ao pendrive, que pode ser feito por meio de um ícone disposto na área de trabalho - também nomeada como "mesa".

Pendrive protegido contra gravação? Veja o que fazer no Fórum do TechTudo. 

Passo 1. Localize o pendrive dentro do Finder e clique para abrir;

No Mac, o pendrive fica na Mesa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Mac, o pendrive fica na "Mesa" (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Depois de selecionar os arquivos em uma pasta, coloque-os lado a lado e mova os itens de um para o outro, sempre mantendo o botão esquerdo do mouse pressionado;

Mova do Mac para o pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mova do Mac para a pasta do pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao final, toque no ícone de “Ejetar” ao lado do nome do pendrive no Finder para que ele possa ser removido fisicamente do seu Mac.

Ejete o pendrive antes de remover fisicamente do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves) (Foto: Ejete o pendrive antes de remover fisicamente do Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves))Nunca retire o pendrive antes de ejetá-lo corretamente do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


Pronto. Agora você já sabe como copiar arquivos do computador para um pendrive. Lembre-se que a capacidade de armazenamento do dispositivo pode variar conforme o modelo, portanto nem sempre ele poderá guardar tudo o que você precisar. Em caso negativo, um aviso será exibido e você terá duas opções: apagar arquivos inúteis no pendrive ou adquirir outro. Veja as dicas para escolher o melhor pendrive para você

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Paty Paixão
    2016-03-09T11:07:02

    Bom dia! Ufa!! Agora com mais calma,agradeço de coração a ajuda de vocês!