Internet

21/02/2015 09h01 - Atualizado em 21/02/2015 09h01

Como checar se seu Lenovo tem o adware Superfish instalado

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Checar se o seu notebook está infectado pelo adware Superfish é uma tarefa simples. Basta acessar o site Superfish CA test (https://filippo.io/Badfish/) e verificar a imagem que aparece no meio da tela. Caso esteja escrito “YES”, o seu sistema está infectado.

Como remover o malware Dounty.com do Google Chrome e do Firefox

Teste verifica se seu notebook Lenovo está infectado (Reprodução)Teste verifica se seu notebook Lenovo está infectado (Reprodução)

Quais as melhores marcas de notebook? Comente no Fórum do TechTudo

Diante disso, a melhor solução até o momento é atualizar o antivírus Microsoft Defender, que vem instalado em qualquer Windows atual. O novo update remove este malware, renova o certificado SSL corrompido e promete restaurar o sistema a um ponto seguro.

Um bom indicativo de que o seu sistema está limpo é se o navegador pedir a sua permissão para abrir um pop-up. Uma das melhores maneiras para se ter uma navegação segura é não permitir que pop-ups sejam abertos automaticamente, pois esta é uma forma tradicional de se veicular adwares e spywares em geral. Portanto, assim que o sistema estiver limpo, verifique se o seu browser está com essa opção configurada.

De acordo com a própria Lenovo, em comunicado enviado ao TechTudo, o Superfish só foi instalado nos notebooks fabricados entre setembro e dezembro de 2014. Os dispositivos de janeiro já não vinham com o referido adware e a comunicação dele com os servidores foi desativada desde então.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Gomes
    2015-02-21T20:19:30

    Desinstalando o Superfish fica faltando somente desinstalarmos o spyware pré-instalados nos HDs pela NSA;