Redes sociais

09/02/2015 15h11 - Atualizado em 11/08/2016 13h28

Como criar um filtro geográfico no Snapchat

Helito Bijora
por
Para o TechTudo

O Snapchat possui uma função chamada de geofiltro - geofilter, do inglês. É um filtro geográfico baseado na localização do usuário. Quando você tira uma foto em um local que têm o geofiltro, basta arrastar o dedo para o lado e adicionar uma arte na foto que representa a cidade ou o ponto turístico que você está.

Como saber se alguém te bloqueou no Snapchat

Não são todas as cidades ou locais que possuem filtros geográficos. Mas, para facilitar a propagação, os desenvolvedores do Snapchat criaram uma forma dos usuários criarem seus próprios geofiltros e enviarem para o app.


Mas esses os filtros geográficos criados pelos próprios usuários são submetidos a aprovação. Sendo assim, podem ou não serem aprovados pela equipe de desenvolvimento do Snapchat.

Geofiltros: Comunidade e On-Demand

Há dois tipos de geofiltros no Snapchat: “Comunidade” e “On-Demand”. O primeiro é criado pelos próprios usuários, geralmente artistas e designers. Recebem esse nome porque visam identificar uma comunidade - cidade, universidade, ponto turístico ou qualquer local público.

Neste tipo de filtro geográfico é proibido o uso de logotipos ou marcas. A criação dos geofiltros comunitários é gratuita, ou seja, os designers e artistas não pagam nada para enviarem suas criações.

Qual é o seu aplicativo favorito? Comente no Fórum do TechTudo.

Já os filtros geográficos On-demand são voltados para empresas e não são gratuitos. Geofiltros On-demand podem ser criados para eventos, empresas, negócios e um local específico. O uso de marcas e logotipos é permitido e o processo de criação desse geofiltro é o mesmo do citado acima. Porém, este segundo tipo ainda não está disponível no Brasil.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como fazer um Geofiltro

Passo 1. Acesse a página dos Geofiltros do Snapchat (snapchat.com/l/pt-br/geofilters) e clique no botão “Create now” no tipo “Comunidade”;

Começando a criar um geofiltro do tipo comunidade (Foto: Geofiltros (Foto: Divulgação/Snapchat) Snapchat permite que usuários criem geofiltros para qualquer lugar do mundo (Foto: Divulgação/Snapchat))Começando a criar um Geofiltro do tipo comunidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Leia as instruções que indicam as características da imagem que você deseja subir. Deve ser do tipo PNG adaptada para a web, com o tamanho de 1920 x 1080 pixels e não pesar mais do que 300 KB. Depois que estiver com a foto pronta, clique no botão “Next”;

Leia as instruções para a criação de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Leia as instruções para a criação de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Leia as instruções para a criação de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Nesta tela, clique no botão “Upload Geofilter Asset”, localizado no lado esquerdo da tela e com o símbolo de “+”;

Fazendo o upload de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Fazendo o upload de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Fazendo o upload de sua imagem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Depois de subir a imagem, preencha os demais campos corretamente, com o seu nome, e-mail, descrição, captcha, etc…;

Preencha os campos corretamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Preencha os campos corretamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Preencha os campos corretamente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Agora clique no botão “Click for event Geofilters”;

Configurando definições de eventos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Configurando definições de eventos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Configurando definições de eventos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Defina o fuso horário e se o geofilter tiver um tempo de início e término, indique-os em “Start Time” e “End Time”;

Definindo hora de início e hora de término (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Definindo hora de início e hora de término (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Definindo hora de início e hora de término (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Agora, através do mapa à esquerda, delimite o território onde esse geofiltro será válido. Faça isso com o mouse, ligando os pontos até fechar completamente o território;

Delimitando o território do geofiltro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Delimitando o território do geofiltro (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Delimitando o território do geofiltro (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Por fim, clique no botão “Submit” para enviar o novo geofiltro para análise.

Enviando o geofiltro para análise (Foto: Reprodução/Helito Bijora)  (Foto: Enviando o geofiltro para análise (Foto: Reprodução/Helito Bijora) )Enviando o geofiltro para análise (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Agora é só aguardar a análise da equipe do Snapchat e torcer para que o seu geofiltro seja aprovado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ana Dias
    2016-12-11T22:15:20

    o que eu faço?

  • Ana Dias
    2016-12-11T22:14:06

    não consigo upar a foto do filtro