21/02/2015 10h00 - Atualizado em 22/02/2015 09h32

Legend of Zelda Majora’s Mask: veja como jogar o remake no Nintendo 3DS

Rafael Monteiro
por
Para o TechTudo

The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D é um remake do clássico capítulo da série lançado originalmente para o Nintendo 64. Sequência direta de Ocarina of Time, a nova aventura toma um ritmo muito diferente, sendo fácil ter dúvidas e travar de vez em quando. Confira como jogar The Legend of Zelda: Majora’s Mask 3D no Nintendo 3DS.

The Legend of Zelda Majora’s Mask 3D: veja as mudanças no clássico

Veja como jogar The Legend of Zelda: Majoras Mask e evite encontrar destinos terríveis (Foto: Siliconera)Veja como jogar The Legend of Zelda: Majora's Mask e evite encontrar destinos terríveis (Foto: Reprodução/Siliconera)

Como jogar

O ponto principal da história de Majora’s Mask é a assustadora Lua que paira sobre Termina, em rota de colisão estimada para três dias. Durante esse tempo, você precisa aprender o máximo que puder a respeito desse novo mundo, ajudar pessoas a resolver seus problemas e eventualmente conquistar quatro dungeons para despertar espíritos guardiões.

Controles

Mover-se – Circle Pad
Atacar – B
Interagir – A
Defender – R
Travar câmera – L
Usar itens – X e Y
Usar itens I e II – Tocar nos quadros I e II
Usar Ocarina – Tocar no ícone da Ocarina
Abrir menus – Tocar em Items ou Masks

Transformações

Durante a aventura, você consegue máscaras que garantem a Link certas transformações. Cada uma delas irá alterar seu jeito de controlar o herói, diretamente na jogabilidade. Por exemplo, você pode receber novas formas de locomoção e principalmente novos tipos de ataque.

A primeira delas, a transformação em Deku Scrub, permite que Link ataque rodopiando, disparando bolhas e jogando Deku Nuts quando voa. Ele também se torna super leve, além de ganhar a habilidade de pular na superfície da água, ser lançado por plantas e voar por um tempo limitado. No total, há quatro transformações durante o jogo.

Em sua forma de Deku Scrub o herói Link perde algumas habilidades e ganha outras (Foto: Daily Motion)Em sua forma de Deku Scrub o herói Link perde algumas habilidades e ganha outras (Foto: Daily Motion)

Viagem no tempo

Logo no início de sua jornada, você irá recuperar a Ocarina of Time, uma ocarina que permite viajar no tempo em Majora’s Mask. Basta clicar no ícone da Ocarina no canto inferior esquerdo e tocar a Song of Time: Y L R Y L R. Ao fazer isso, você será enviado de volta ao primeiro dia, faltando 72 horas para o impacto.

Há ainda duas músicas extras relacionadas à viagem no tempo que são bastante úteis. A Inverted Song of Time: R L Y R L Y, que faz os minutos passarem mais devagar (pode ser desfeita tocando de novo) e a Song of Double Time: Y Y L L R R, a qual permite que você avance para qualquer horário à frente.

Guardar dinheiro e perder itens

Quando você resolve voltar no tempo para o primeiro dia, vários dos seus itens estocáveis serão perdidos, enquanto outros ficarão intactos. Por exemplo, você perde todas as suas flechas, mas não o seu arco ou a capacidade de disparar flechas de fogo. O jogador também perde bombas, gravetos e conteúdo de potes, mas sua coleção de máscaras continua lá.

A Song of Time permite voltar no tempo, mas alguns de seus itens são perdidos no processo (Foto: Siliconera)A Song of Time permite voltar no tempo, mas alguns de seus itens são perdidos no processo (Foto: Siliconera)

Ao voltar no tempo, você também perde suas Rupees, a moeda do game. No entanto, é possível evitar isso ao guardá-las no banco. Basta voltar à área central de Clock Town e depositar seu dinheiro antes de tocar a Song of Time. A localização do banco mudou no remake para se tornar mais prático.

Resolvendo problemas

Outro item que o jogador recebe no início de sua aventura é o caderno Bomber’s Notebook. Ele mantém um registro das missões que ele já completou e de missões que ainda estão em andamento. Além disso, o caderno registra rumores que indicam algum evento que seja merecedor de sua atenção.

Converse bastante com as pessoas da cidade para que elas fiquem marcadas no caderno, com direito a uma pequena descrição de quem são. O Bomber’s Notebook também mantém um registro da rotina dessas pessoas. Dessa forma, lá fica marcado o que elas fazem em cada momento dos três dias, para que você as encontre e entenda seus motivos.

Resolver problemas das pessoas é uma boa maneira de progredir em Majoras Mask 3D (Foto: Siliconera)Resolver problemas das pessoas é uma boa maneira de progredir em Majora's Mask 3D (Foto: Siliconera)

Máscaras

A sua recompensa por resolver muitos dos problemas dos habitantes de Termina serão máscaras especiais para usar no resto do jogo. São 24 máscaras no total, além de contar com algumas que são completamente obrigatórias. Você não precisa de todas para terminar a história, mas pode ganhar um extra se o fizer.

Além das máscaras de transformação que alteram drasticamente a forma de Link, há ainda uma série com poderes especiais. Algumas têm efeitos muito úteis para toda a aventura, como a máscara Bunny Hood que deixa você muito mais rápido, enquanto outras têm usos bem específicos, como resolver certas missões.

A máscara Bunny Hood aumenta bastante a velocidade de Link (Foto: Pocket Gamer)A máscara Bunny Hood aumenta bastante a velocidade de Link (Foto: Pocket Gamer)

Mapas

Para explorar bem as novas áreas que pretende conquistar, você irá precisar de mapas. Isso significa que será necessário interagir com um dos personagens mais estranhos do universo de The Legend of Zelda: o homem-fada Tingle. É fácil identificá-lo, vestido de verde e flutuando com um balão vermelho. Fure o balão com algum tipo de projétil e você pode, então, comprar um dos mapas dele. Os mapas não desaparecem quando o jogador volta no tempo.

Qual é o melhor jogo da Nintendo? Comente no Fórum do TechTudo.

Como salvar o jogo

Uma das maiores mudanças no remake de Majora’s Mask é que agora você pode salvar o jogo com mais facilidade. Para isso, basta se aproximar de estátuas em forma de coruja ou em formato de pena. Interaja com elas usando o botão A e escolha salvar seu progresso. Não é mais necessário voltar no tempo para salvar o game como no Nintendo 64.

Dicas

Caso em algum momento você fique travado na aventura, há todo um sistema de dicas por vídeo integrado com o game. Basta ir na torre do relógio no centro de Clock Town, onde encontrou o vendedor de máscaras pela primeira vez, e interagir com a Sheikah Stone que está lá.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Felipe Lima
    2015-02-26T10:27:15

    O jogo está muito bom! Está ainda melhor que a versão do N64. Vale muito a pena comprar!

  • Club Gama
    2015-02-23T08:41:27

    Comprei este remake e vale muito a pena!!