21/03/2015 07h20 - Atualizado em 21/03/2015 07h20

Como excluir seu Facebook e encerrar de vez com a sua conta

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

Dar um tempo do Facebook já passou pela cabeça de muita gente. Para isso, é possível seguir dois caminhos: excluir e encerrar de uma vez o seu perfil ou desativar temporariamente sua conta. As duas opções são muito diferentes, por isso tome cuidado na hora de escolher. Veja as dicas do TechTudo.

Nudez, terrorismo e bullying: Facebook atualiza o que é proibido na rede

facebook-computador-3 (Foto: Facebook desvenda mitos (Foto: Divulgação))Saiba como excluir permanentemente sua conta no Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)


Excluir ou desativar?

Existe uma grande diferença entre desativar sua conta e excluí-la. No primeiro caso, o usuário pode voltar sempre que desejar: basta fazer o login novamente. Mas até que isto aconteça, informações de sua 'Linha do Tempo' e a pesquisa para seu perfil não estarão disponíveis. Fotos, amigos, conversas e interesses serão armazenados até que você volte e ficarão inacessíveis para os outros usuários.

Já no caso da exclusão permanente, não será possível recuperar a mesma conta. Ao fazer essa escolha, o conteúdo do seu perfil demorará 90 dias para ser excluído por completo, mas em um primeiro momento ele já ficará indisponível para buscas e acesso para amigos e contatos. Os únicos rastros da sua conta antiga que permanecerão, são as mensagens que você trocou no Facebook Messenger.

Vale conferir o vídeo com 30 coisas que o Facebook sabe sobre você; privacidade passa longe.


Ainda tem dúvidas? Entenda, em detalhes, qual a diferença entre desativar e excluir o Facebook.

Agora que você já está consciente sobre as consequências, confira abaixo como excluir sua conta.

Como excluir sua conta

Passo 1. Acesse esta página do Facebook (facebook.com/help/delete_account) e clique em “Excluir minha conta”;

Clique em Excluir minha conta para deletar informações permanentemente (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Clique em "Excluir minha conta" para deletar informações permanentemente (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 2. Insira sua senha no primeiro campo e o texto visualizado na 'Verificação de Segurança'. Depois, aperte “OK”;

Após digitar a senha e o código, confirme em OK (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Após digitar a senha e o código, confirme em "OK" (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 3. Sua conta foi excluída com sucesso!

Ficou com saudade? Você terá 14 dias para se arrepender e solicitar o cancelamento do pedido.

Com a exclusão confirmada, você receberá um e-mail e terá 14 dias para voltar atrás (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Com a exclusão confirmada, você receberá um e-mail e terá 14 dias para voltar atrás (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Como baixar uma cópia com suas informações

Antes de excluir sua conta é possível fazer um backup de suas informações e guardar essas memórias em seu computador. Veja como. 

Passo 1. Clique na seta no canto superior direito da tela e selecione 'Configurações'; 

Acesse as configurações de sua conta a partir da página inicial do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Acesse as configurações de sua conta a partir da página inicial do Facebook (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 2. Abaixo das Configurações gerais da conta, clique sobre o link em azul 'Baixe uma cópia' dos seus dados do Facebook;

Clique em Baixe uma cópia logo abaixo das opções de configurações gerais (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Clique em "Baixe uma cópia" logo abaixo das opções de configurações gerais (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 3. Clique no botão verde 'Abrir meu arquivo'. Na janela seguinte, clique novamente em 'Abrir meu arquivo';

Ao clicar em Abrir meu arquivo, o Facebook vasculha suas informações, fotos, vídeos, publicações e conversas para salvar e lhe mandar no seu e-mail pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Ao clicar em "Abrir meu arquivo", o Facebook vasculha o conteúdo do seu perfil para salvar e lhe mandar no seu e-mail pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 4. Uma cópia de suas informações será gerada e enviada ao seu e-mail em até algumas horas para que você possa fazer o download;

Ao clicar em Abrir meu arquivo, o Facebook vasculha suas informações, fotos, vídeos, publicações e conversas para salvar e lhe mandar no seu e-mail pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Ao clicar em "Abrir meu arquivo", o Facebook vasculha suas informações, fotos, vídeos, publicações e conversas para salvar e lhe mandar no seu e-mail pessoal (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 5. Acesse seu inbox do e-mail para ver se o backup já está pronto. O processo pode demorar até algumas horas, e muitas vezes é possível que você receba o e-mail, mas ainda não possa baixar as informações no site. Espere algumas horas até tentar de novo;

Clique no link enviado ao seu e-mail para baixar as informações pessoais de sua conta (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Clique no link enviado ao seu e-mail para baixar as informações pessoais de sua conta (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

Passo 6. Ao entrar no Facebook para baixar as informações, clique em “Baixar arquivo” e insira sua senha pessoal. O download será feito;

Clique em Baixar arquivo e insira sua senha para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)Clique em "Baixar arquivo" e insira sua senha para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Finotti)

E agora, acabou?

Vale lembrar que, após a exclusão de sua conta, você não poderá mais acessar as informações de seus amigos que são protegidas pelas opções de privacidade da rede social. Ou seja, caso a visualização de fotos e interesses deste amigo só esteja disponível para sua lista de contatos, você precisará criar um novo perfil e adicioná-lo novamente - você será tratado como público. 

Se esse for o caso e você resolver retornar à rede social, não se preocupe, ainda é possível utilizar o mesmo nome da conta antiga. Se o Facebook não aceitar o nome repetido, basta comprovar essa informação ao fazer scan e enviar um documento oficial com nome e foto através deste formulário (facebook.com/help/contact/logout).

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luzolo Jose
    2015-07-04T10:41:11

    obrigadoooo,affff....ja n via hora de me livrar do fb ,pensava q ao desactivar era o fim de tudo...ficava ff qdo acessava o meu emaile via o link derecuperacao de conta do fb.bgadooooo...

  • Ivan Campos
    2015-03-21T08:43:18  

    Dai o cara tem uma conta em uma "Rede Social" e depois me vem falar de privacidade !!! Hipócritas....

    recentes

    populares

    • Ivan Campos
      2015-03-21T08:43:18  

      e ainda por cima elesnao disponibilizam o link de exclusao de conta tao facilmente,muitos pensamq ao desactivar a conta estao a escluir.,mas n é tudo um "burla"pra manter o numero de usuarios inscritos no site,lutei tanto pra conseguir excluir a minha e soencontrei a solucao aqui.