Sistemas Operacionais

10/03/2015 13h44 - Atualizado em 10/03/2015 13h44

Como usar 1Password para gerenciar contas com autenticação de dois passos

Pedro Cardoso
por
Para o TechTudo

Existem duas formas básicas de realizar uma autenticação em dois passos: recebendo um código por SMS no seu celular ou usando um aplicativo para gerar uma senha de uso único. Este tutorial vai demonstrar como utilizar o 1Password para realizar a segunda opção.

Saiba desativar o bloqueio da tela do Android e tirar a senha de proteção

Veja como recuperar senhas perdidas no próprio navegador (Foto: pond5)Veja como recuperar senhas perdidas no próprio navegador (Foto: pond5)

Infelizmente, esta ferramenta só está presente na versão para iOS, porém, segundo os desenvolvedores da AgileBits, os sistemas operacionais Android, OS X e Windows também estão nos planos para breve.

O que são senhas de uso único?

Senhas de uso único são aqueles códigos gerados por tokens. Elas ficam ativas por alguns segundos e são válidas apenas quando digitadas dentro deste período de tempo. O token virtual que será gerenciado pelo 1Password funciona de forma similar a aquele chaveiro do banco que fica ininterruptamente elaborando uma sequência de números.

Por que usar a verificação em dois passos?

Usar a verificação em dois passos é uma forma reconhecidamente mais seguras de proteger uma conta de internet, e este recurso já é usado largamente pelos principais serviços web, como Gmail, Facebook, PayPal, entre outros. Aqui, utilizaremos o Dropbox para a demonstração dos passos, mas será similar em diversos outros serviços.

Passo 1. Antes de tudo, é preciso configurar a sua conta no serviço para que ele passe a executar a autenticação em dois passos. No caso do Dropbox, acesse o site, vá em “Configurações” no menu, escolha a guia “Segurança”. Em seguida, clique em “Habilitar” na opção “Verificação em dois passos”;

Antes de tudo, é preciso habilitar a verificação em dois passos na conta que quer proteger (Foto: Reprodução/Dropbox)Antes de tudo, é preciso habilitar a verificação em dois passos na conta que quer proteger (Foto: Reprodução/Dropbox)

Passo 2. O serviço irá perguntar se quer receber o código por SMS ou utilizar um programa para gerar essa senha de uso único. Escolha a segunda opção. Na sequência, aparecerá um QR Code para ser lido, e é aí que entra o 1Password;

Escolher a segunda opção permitirá o 1Password gerenciar as senhas de uso único (Foto: Reprodução/Dropbox)Escolher a segunda opção permitirá o 1Password gerenciar as senhas de uso único (Foto: Reprodução/Dropbox)

Passo 3. Abra o 1Password, escolha a conta de sua preferência, neste caso o Dropbox, e toque em “Editar”. Depois, toque em “Adicionar nova senha de uso único”;

Habilite a opção adicionar nova senha de uso único no 1Password (Foto: Reprodução/1Password)Habilite a opção "adicionar nova senha de uso único" no 1Password (Foto: Reprodução/1Password)

Passo 4. Em seguida, toque no símbolo do QR Code que vai aparecer no canto direito do 1Password (veja imagem acima) e aponte a câmera do smartphone para o QR Code que está na tela do computador (veja imagem abaixo). No iPhone ou iPad, toque em OK para finalizar. No computador, digite o código gerado no 1Password no campo que vai aparecer;

Com o smartphone em mãos, aponte o 1Password para este QR Code que estará na tela do seu PC (Reprodução/Dropbox)Com o smartphone em mãos, aponte o 1Password para este QR Code que estará na tela do seu PC (Reprodução/Dropbox)

Passo 5. Ainda no computador, o serviço pedirá para digitar o seu número de celular, incluindo o código de área, caso seja preciso para resgatar uma senha ou receber um código via SMS. Toque no botão “Seguinte” e depois em “Habilitar a verificação em dois passos”.

Pronto, agora o 1Password possui um token do Dropbox para gerar uma senha de uso único para verificação em dois passos. Essa senha será pedida sempre que você conectar a sua conta, via web, em um computador diferente, ou inserir seu login em um smartphone ou tablet alternativo.

Como resolver problema com sincronização do iPhone com iTunes? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares