Roteador

29/03/2015 07h00 - Atualizado em 19/10/2016 17h45

Confira dicas e tutoriais que irão ajudar a ter o melhor sinal de Wi-Fi

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Problemas com a conexão Wi-Fi podem interferir na a velocidade de download de arquivos. Para que você não passe por isso, selecionamos algumas dicas podem ajudar a otimizar esse sinal e obter um melhor resultado do seu roteador Wi-Fi de forma simples e prática. Confira nossa lista de tutoriais: 

Conheça os aparelhos que irão te ajudar a economizar energia

Escolhendo a marca do roteador Wi-Fi (Foto: Divulgação/Link One)Escolhendo a marca do roteador Wi-Fi (Foto: Divulgação/Link One)

1) Escolhendo a marca do roteador Wi-Fi

Será que comprar um bom roteador para conectar a rede Wi-Fi da sua casa faz diferença no final das contas? Um dispositivo de determinada marca pode oferecer recursos mais avançados para melhorar o sinal, aumentar o alcance da Internet entre seus computadores e dispositivos móveis, além de poder oferecer mais segurança. Segundo o gerente de produto da Link One, Fernando Valery, as paredes, portas, colunas ou outras barreiras também reduzem a performance da rede Wi-Fi, e isso deve ser levado em consideração na hora de planejar a instalação do seu roteador.

2) Precisa de um roteador novo?

Os roteadores de Internet, assim como qualquer outro dispositivo, também de desgastam com o tempo de uso e podem deixar o Wi-Fi ruim. E um dos problemas gerados é oferecer uma taxa de internet mais baixa do que a contratada pelo plano, por exemplo, por falhas no funcionamento. Se você começar a notar sua Internet muito lenta, ou o Wi-Fi se desconectar sozinho na máquina várias vezes durante o dia, vale verificar os cabos que conectam no roteador e ainda cogitar comprar um aparelho mais recente, talvez com duas antenas se precisar de uma ampliação na cobertura do Wi-Fi.

Veja se precisa de um roteador novo (Foto: Pond5)Veja se precisa de um roteador novo (Foto: Pond5)

3) Melhorando o sinal com lata de alumínio

Caso esteja precisando otimizar o sinal do seu roteador Wi-Fi, saiba que existe uma solução caseira prática e barata para ajudar nessa missão. E você só vai precisar de uma lata de alumínio, fita, tesoura, caneta e estilete. Para acompanhar todos os passos, confira o tutorial do TechTudo para entender como fazer o procedimento e melhorar o sinal do seu Wi-Fi. Pode parecer simples, mas, pelo jeito, a ampliação funciona mesmo.

Melhorando o sinal com lata de alumínio  (Foto: Raquel Feire/TechTudo)Melhorando o sinal com lata de alumínio (Foto: Raquel Feire/TechTudo)

4) Escolhendo roteadores

Está em dúvida entre os modelos de roteadores Wi-Fi? Então, o TechTudo fez uma lista com os aparelhos com melhor custo-benefício para você. Dessa forma, você pode selecionar um dos modelos bons e baratos para montar sua rede sem fio em casa. Estão incluídas marcas como D-Link, Cisco, TP Link e mais, com preços a partir de R$ 100. Veja qual é a melhor opção para o ambiente de instalação, com capacidade de envio de sinal e mais. Fique atento para optar por um roteador mais potente caso o apartamento seja maior.

Aparelho com melhor custo-benefício para o usuário (Foto: Divulgação/Dlink)Aparelho com melhor custo-benefício para o usuário (Foto: Divulgação/Dlink)

5) Segurança para sua rede Wi-Fi

Além de melhorar o sinal é importante lembrar que a segurança da sua rede Wi-Fi é fundamental para ter um funcionamento pleno. Dessa forma, você impede que terceiros roubem seu sinal e deixam sua Internet lenta. Por isso, este tutorial mostra como proteger seu roteador de ameaças virtuais com dicas simples. Veja também como impedir que alguém descubra sua senha do Wi-Fi com sete funções selecionadas pela empresa de segurança online Kaspersky Lab.

Segurança na rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Multilaser)Segurança na rede Wi-Fi (Foto: Divulgação/Multilaser)

6) Configurando o roteador

Para que a Internet Wi-Fi funcione da maneira correta na sua casa é necessário configurar seu roteador logo após a instalação. Para ajudar, o TechTudo tem alguns tutoriais para a marca D-Link, configurar um roteador Linksys, fazer a instalação necessária nos aparelhos da marca Multilaser. Além disso, veja também como fazer a instalação do seu roteador TP Link, bem popular no mercado, com opções baratas.

Configurando roteador Wi-Fi para melhor uso (Foto: Divulgação)Configurando roteador Wi-Fi para melhor uso (Foto: Divulgação/TP-Link)

7) Modem com roteador ou aparelho separados?

Alguns modelos no mercado oferecem opções no estilo combo: com recurso de modem e roteador no mesmo aparelho. Para ajudar o usuário, a análise do TechTudo mostra se essa escolha pode limitar sua velocidade de Internet Wi-Fi ou se não há diferença no resultado final. Também é possível saber se um roteador com alta capacidade, que oferece apenas essa função dedicada, vale mais a pena, dependendo do tipo de uso diário. Vale conferir para saber qual é a melhor escolha antes de comprar os aparelhos.

Escolha modem e roteador juntos ou aparelhos diferentes (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Escolha modem e roteador juntos ou aparelhos diferentes (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

8) Entenda mais sobre o assunto

Antes de comprar um roteador e caso esteja precisando melhorar o sinal Wi-Fi da sua casa, vale a pena conhecer mais detalhes sobre os aparelhos disponíveis no mercado. Assim, você entende dos requisitos necessários para fazer a instalação, quais são as vantagens e além de escolher qual é a melhor opção para sua casa. Com isso, fica mais fácil selecionar um modelo com a capacidade correta, conforme o tamanho do ambiente, funcionamento e mais detalhes. Também vale a pena entender como funciona a conexão Wi-Fi, que fornece Internet sem fio para os seus dispositivos via instalação de um roteador.

Entenda mais sobre roteadores e Wi-Fi (Foto: Divulgação/Dlink)Entenda mais sobre roteadores e Wi-Fi (Foto: Divulgação/Dlink)

9) Escolhendo o tipo de roteador ideal

Na hora da compra é necessário estar atento para algumas configurações e informações do roteador escolhido para sua casa. Dessa forma, você garante uma velocidade de Internet otimizada, conexão em todos os ambientes que desejar e ainda consegue saber o melhor preço que pode pagar pelo equipamento. Para ajudar, selecionamos algumas dicas do que levar em conta na hora de comprar um roteador wireless. Fique atento para os detalhes e opte pela melhor opção.

Escolhendo roteador ideal (Foto: Divulgação/)Escolhendo roteador ideal (Foto: Divulgação/D-Link)

10) Melhorando o sinal Wi-Fi

Está com o Wi-Fi lento? Então, conheça algumas dicas especialmente pensadas para melhorar o sinal wireless do roteador na sua casa. Entenda quais aparelhos externos podem ser adicionados para aumentar a taxa de transferência de dados e a extensão no ambiente, como os repetidores de sinal. Além disso, veja qual é o melhor posicionamento para seu aparelho, reinicie em caso de problemas, troque antenas e mais opções.

Dicas para melhorar o sinal Wi-Fi (Foto: Divulgação/TPlink)Dicas para melhorar o sinal Wi-Fi (Foto: Divulgação/TPlink)

Agora é só seguir uma das dez dicas dos tutoriais para melhorar a qualidade da sua rede  Wi-Fi disponibilizada pelo roteador. Lembre sempre de fazer um teste de velocidade, para conferir a taxa de entrega de dados para download e upload de arquivos nos seus dispositivos e computadores.

Por que a Internet está lenta? Descubra no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Amir Rogério
    2015-07-01T00:40:57

    SEMPRE A MESMA COISA compre um roteador novo, compre amplificador. Cadê o truque, um método?

  • Vinicius Nanini
    2015-06-30T23:21:14

    Ou seja...compre um roteador novo

  • Robson Santiago
    2015-04-05T21:49:19  

    preguiça de ler

    recentes

    populares

    • Robson Santiago
      2015-04-05T21:49:19  

      rsrsrsrsrsrsrsrrsrssrrsrsrsrsrs

  • João Hernesto
    2015-04-05T16:19:05

    Alguém sabe como não perder velocidade no 2o. roteador de prolongamento de sinal?

  • Paula Rego
    2015-04-05T11:17:39

    dlink só perde pra roteador technicolor

  • Humberto Affonso
    2015-03-31T07:51:13

    Desculpa Adson, mas Cisco para home users é péssimo! queima fácil.

  • Adson Rezende
    2015-03-30T14:02:56

    Propaganda da Dlink. Sr. reporte tenha ao menos o bom senso de colocar em sua matéria as melhores marcas do mercado. Além da cisco o Sr. passou longe de marcas de qualidade superior.

  • Adson Rezende
    2015-03-30T14:00:03

    Por experiencia digo... Nessa reportagem foram citadas as piores marcas do mercado. Procurem se informar melhor. Um roteador com preço inferior a R$120,00. geralmente não vale nada. E muitos sobem os preços por causa de antenas a mais no aparelho. Boa parte dessas antenas não mudam em nada, se seu equipamento não tiver compatibilidade com a tecnologia. Minha dica é... Consulte um técnico ou engenheiro em Telecom. Lembre-se vendedor ganha comissão e na maioria das vezes não e técnico.

  • Junior Fonseca
    2015-03-30T11:12:23

    Meu Deus , e eu pensando que já tinha visto de tudo huehuehuehuehue

  • Antonio Almeida
    2015-03-30T10:37:58

    Jeito prático para reciclarmos as latinhas de alumínio usadas. A natureza agradece.

  • Raposão Marrento
    2015-03-30T10:04:41

    KKKKK as dicas são ótimas: Tenha uma conexão potente, um roteador top, um computador ultima geração, não compartilhe o sinal com o vizinho e use uma lata de refrigerante KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK LIXO LIXO LIXO

  • Yoda Sincero
    2015-03-30T09:58:44

    Não sei o que é pior,essas matérias que não somam em nada,a qualidade da internet no Brasil ou os produtos D-Link.

  • Pedro Bó
    2015-03-30T09:47:46

    Gambiarra com latinha de alumínio e fita durex. Viva a internet brasileira!!!

  • Robson Fernandes
    2015-03-30T09:32:42

    Nossa internet é um lixo.

  • Eduardo Mendes
    2015-03-30T08:36:59

    Isso que são dicas? Latinha de aluminio vei

  • Slaf Sales
    2015-03-30T08:24:15

    TÁ EXPLICADO PQ, NÃO É NENHUMA NOVIDADE.... por BARBARA MANNARA, vai lavar uma louça..

  • Slaf Sales
    2015-03-30T08:22:37

    por BARBARA MANNARA: JURAVA QUE SERIA UMA DICA DE RECEITA NOVA...

  • Rafael Lima
    2015-03-30T08:06:11

    Adianta fazer isso tudo se a internet no pais do carnaval é a mais lenta do mundo ???

  • Flanque Brito
    2015-03-30T07:53:26

    Sinceramente eu esperava mais comprometimento do Techtudo,uma lista com os melhores roteadores,os melhores preços, posicionamento do equipamento para melhorar o sinal. Mas latinha de alumínio, por favor!!!!!!!

  • Theodoro
    2015-03-30T07:41:08

    Não somou nada

  • Claudio Chosa
    2015-03-29T21:28:38  

    Que "dicas" são essas, perdi meu tempo lendo, achei que fossem dicas novas, não essas obvias que estão na matéria.

    recentes

    populares

    • Claudio Chosa
      2015-03-29T21:28:38  

      Vc. e milhões sabem,,,mas outros milhões que estão comprando o seu primeiro pc por exemplo podem não saber....

  • Marco Medeiros
    2015-03-29T22:03:42

    me avisem quando inventarem a roda.

  • Jorge Rocha
    2015-03-29T14:44:49

    Papel higiênico usado tb é muito

  • Renato
    2015-03-29T18:32:07

    Na verdade as dicas realmente boas ficaram de fora. Tirando a dica do bombril do amigo Sebastiao (rsrsrsrsrs) vc também pode colocar uma antena de maior alcance. Outra dica é medir a interferência de canais. Existem aplicativos para smartphones que te ajudam a verificar quais canais estão sobrecaregados. Também é fundamental instalar o roteador em um local central no ambiente e, em casos de ambientes com mais de um andar, instalar sempre no andar superior.

  • Gilberto
    2015-03-29T18:02:59

    Trocando de 1mega para 20