Celular

10/03/2015 10h41 - Atualizado em 10/03/2015 10h41

Touchwiz: entenda o que é e saiba como desinstalar

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

A interface TouchWiz dos smarts da Samsung divide opiniões. Há quem goste, quem odeie e quem é indiferente. Para os usuários que não aguentam mais o visual que foi utilizado pela empresa para customizar seu Android, há opções super simples de dar novas caras ao seu aparelho. O TechTudo explica neste tutorial.

Apps para Android: Google PDF, Cambly e outros destaques

Touchwiz é a interface usada nos aparelhos Samsung (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)Touchwiz é a interface usada nos aparelhos Samsung (Foto: Isadora Diaz/TechTudo)

O que é Touchwiz

O Android é um sistema operacional móvel do Google. A sua versão padrão, chamada de “Android Puro”, é liberada somente em alguns aparelhos, especialmente na linha Nexus e em versões especiais de tops de linha. Quando a empresa cede a plataforma para outras companhias, que vão fabricar os gadgets, estas, normalmente, tendem a customizá-lo.

 Ou seja, adicionam as suas próprias opções de personalização ao sistema. Desde visual até programas pré-instalados. A ideia é que cada empresa tenha “o seu Android”, fazendo com que isso seja um diferencial entre os sistemas. O nome desta interface, customizada nos aparelhos que são fabricados pela Samsung, é Touchwiz.

Galaxy A5 roda o Android KitKat com a personalização TouchWiz, da Samsung (Foto: Reprodução)TouchWiz da Samsung (Foto: Reprodução)

O problema é que boa parte dos usuários reclama da Touchwiz. O primeiro motivo tem a ver mais com os programas que vêm pré-instalados do que de fato com a interface. São muitos, e a maioria inúteis e difíceis de remover. E, o visual, para muitos, também não é daqueles que mais chamam a atenção.

Como consertar erro "o inicio touchwiz parou"? Saiba no Fórum TechTudo

Como desinstalar a Touchwiz

Há uma notícia boa e uma ruim para quem quer desinstalar a Touchwiz: a primeira é boa, você pode removê-la do computador. Mas a ruim é que isso não é um processo fácil. No geral, usuários iniciantes não estão acostumados a fazê-lo. É preciso utilizar um app que faça a personalização, como o Xposed, ou instalar uma ROM customizada no Android.

A Custom ROM (que nada mais é do que uma interface personalizada como a Touchwiz, porém feita por alguém que não um fabricante de gadgets) mais famosa do mundo é uma chamada CyanogenMod. Para instalá-la, porém, é preciso fazer o root no celular. Passos longos e complicados, mas que trocam definitivamente a ROM do seu aparelho.


Uma solução mais simples: launchers

A solução mais simples para “remover” a Touchwiz? Launchers. Na verdade, eles não vão apagar a interface da Samsung, mas vão instalar um tema customizador por cima, inserindo novas possibilidades de interação e de visual. Há uma enorme variedade de aplicativos deste tipo no Google Play, é só escolher.

Os launchers são mais ou menos como ROMs customizadas, mas não mexem em nenhuma propriedade do Android e não precisam de root. São apps normais, e que personalizam a interface do sistema como se fossem, por exemplo, os temas que o usuário do Windows pode aplicar ao seu desktop.

Dentre as melhores opções para isso estão Yahoo Aviate Launcher, Themer, Nova Launcher e Buzz Launcher. Todos modificam completamente o visual do celular, e, mesmo sem removê-la definitivamente do aparelho, fazem com que o usuário possa esquecer da TouchWiz.